Temores sobre impactos econômicos e geopolíticos da crise no Oriente Médio colocam certa cautela nos mercados e juntam-se à preocupações sobre juros elevados nas economias desenvolvidas. A busca por ativos seguros penaliza bolsas e fortalece o dólar e o quadro só não é pior porque o mercado de Treasuries (títulos de renda fixa de dívida pública do governo norte-americano) hoje está fechado em razão do Dia de Colombo nos Estados Unidos.
Leia também
Além disso, as tensões levam o petróleo Brent à uma alta de quase 4%, enquanto o gás europeu chegou a subir 12%. Nas bolsas, os índices da Europa encerraram o dia em queda e os de Nova York oscilavam entre altas e baixas no início da tarde.
No Brasil, a alta do petróleo impulsiona as ações da Petrobras e limita a queda do Ibovespa, que chegou novamente a romper os 114 mil pontos nas máximas pela manhã. Às 13h40, o índice caia 0,39% aos 113.729 pontos, com avanço do dólar frente ao real de 0,17%, cotado a R$ 5,17. Nos juros, o movimento era de queda em todos os vértices da curva a termo, após terem mostrado volatilidade ao longo da manhã.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Confira todos os vídeos e podcasts diários produzidos pela Ágora Investimentos.