O mercado pós divulgação dos dados de empregos na economia dos Estados Unidos (payroll) é de queda, com Bolsas europeias encerrando a sessão desta sexta-feira (10) com perdas superiores a 1%, enquanto os índices acionários de Nova York também seguem no campo negativo, porém em movimento mais contido. Nos EUA, foram criados 311 mil postos de trabalho em fevereiro, acima do esperado por analistas, mas o crescimento abaixo da expectativa no salário médio por hora trouxe um certo alento, uma vez que as apostas para uma alta de 0,25 ponto porcentual (pp) na próxima reunião do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) voltaram a subir.
Leia também
O monitoramento do CME Group, no início desta tarde, mostrava 59% de chance de uma alta de 0,25 pp pelo Fed no dia 22 e de 41% de uma elevação maior, de 0,5 pp.
A forte queda das Bolsas da Europa foi puxada principalmente pelo setor bancário, que seguiram o tombo do Silicon Valley Bank em Wall Street – a empresa controladora do banco enfrenta dificuldades para levantar capital e estuda uma possível venda, segundo a imprensa dos EUA. Os temores de que os problemas se disseminem por todo o sistema bancário deflagrou uma liquidação dos papeis do setor nos principais mercados. Em Frankfurt, o Deutsche Bank caiu 5,5% e o Commerzbank recuou mais de 1%.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Entre as commodities, o petróleo Brent avançava 1,01%, a US$ 82,40 o barril, reagindo a dúvidas sobre a demanda futura e com apoio do recuo do dólar perante às principais divisas globais.
No Brasil, os investidores reagem também à divulgação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de fevereiro, de 0,84% e pouco acima das estimativas. A leitura é marginalmente negativa pois reduz a possibilidade de queda da taxa Selic no curto prazo e penaliza os setores com maior exposição à curvas de juros, além de colocar mais peso na expectativa pelo novo arcabouço fiscal.
Próximo às 14h15 o Ibovespa apresentava queda de 0,83%, aos 104.143 pontos, e o dólar avançava 0,98% ,cotado a R$ 5,19.
Publicidade