Após fecharem em baixa na véspera, os índices acionários da Europa mostraram reação, mas os índices de Nova York não mostram direção única. Os índices S&P e Nasdaq aceleraram a alta há pouco, enquanto os investidores avaliam a fala do presidente do FED, Jerome Powell.
Em sabatina no Senado americano, a autoridade monetária indicou que a recuperação da força de trabalho tem ocorrido em ritmo mais lento que o esperado. Powell também indicou que o avanço salarial nos EUA não causa alta atual da inflação. Neste sentido, o mercado tenta avaliar quais serão os próximos passos na condução de política monetária do país. Por lá, as expectativas apontam que o início da trajetória da elevação dos juros deve ocorrer em março, mas o tom adotado por Powell ajudou na melhora do humor dos mercados, com a percepção que a alta dos juros pode ser gradual.
No Brasil, o destaque da agenda pela manhã foi o anúncio do IPCA, que registrou avanço de 0,73% em dezembro, desacelerando da alta de 0,95% em novembro, mas acima da mediana, de 0,65%. Com o resultado, a inflação encerrou 2021 com alta de 10,06%. Neste ambiente de inflação ainda pressionada, a curva de juros mostra comportamento altista neste início de tarde. Na bolsa, o Ibovespa mostra recuperação e, próximo de 13h20, tinha alta de 1,2%, aos 103.180 pontos. No câmbio, o dólar cede 1,3%, aos R$ 5,60.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos