Mercado

Mercado Intraday: Tensões entre EUA e China entram no radar do investidor

Mercado Intraday: Tensões entre EUA e China entram no radar do investidor
Presidente norte-americano, Donald Trump (Chris Kleponis/EFE)
  • As bolsas asiáticas fecharam em queda após a China anunciar que vai impor novas leis de segurança nacional a Hong Kong
  • Trump disse que haverá uma reação forte dos EUA se a China seguir adiante com seu plano para HK
  • No Brasil, os investidores devem seguir monitorando o cenário político

As bolsas asiáticas fecharam em queda generalizada nesta sexta-feira, após a China anunciar que vai impor novas leis de segurança nacional a Hong Kong, num gesto que deteriora as relações com os EUA.

Ontem, o presidente americano disse que haverá uma reação forte dos EUA se a China seguir adiante com seu plano para HK. Na reunião legislativa do partido comunista, a China decidiu não fixar uma meta para seu PIB em 2020 – pela primeira vez desde 1994 – reforçando preocupações sobre o impacto econômico da pandemia do Coronavírus.

Na Europa, repercutiu bem a ata do BCE. O documento ressaltou a necessidade de ajustes nos programas de compras de ativos na reunião de política monetária de junho.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Próximo às 13h, as bolsas europeias mostravam sentido divergentes, mas operavam próximas a estabilidade e os índices das bolsas americanas operam em baixa, diante de crescentes tensões entre EUA e China em meio a pandemia de Coronavírus, que ameaça o acordo comercial bilateral fase 1, assinado em janeiro.

No mercado de commodities, os contratos futuros de petróleo operam em baixa, apagando ganhos da sessão anterior, também impactados por este ambiente de maior aversão ao risco no exterior.

No Brasil, em mais um dia de agenda econômica esvaziada, além do exterior mais negativo, os investidores devem seguir monitorando o cenário político bem como os desdobramentos da pandemia de Coronavírus no país.

O mercado de câmbio está volátil e com um volume de negócios mais fraco que no período anterior. Após subir desde a abertura, o dólar futuro de junho, tem se mantido com leve queda. O Ibovespa, por sua vez, registrava a pouco queda de 0,5%, aos 82.620 pontos. Entre as maiores quedas temos as empresas do setor de varejo e Usiminas, que divulgou nesta manhã os resultados do 1T20. No campo positivo, destaque para as ações da Equatorial e Rumo.

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos