A sessão em Nova York é de volatilidade com as bolsas americanas oscilando entre altas e baixas em meio à divulgação de indicadores econômicos mistos. Logo na abertura, os mercados acionários reagiram em queda. Apesar do índice de preços de gastos com consumo (PCE) divulgado hoje estar alinhado às expectativas de mercado, a renda dos norte-americanos ficou acima do esperado, alimentando o temor de aumento nas taxas de juros pelo Federal Reserve, o banco central norte-americano.
Leia também
Mas às 12h (horário de Brasília), foi divulgado o índice de sentimento do consumidor no país, que veio melhor que o previsto em dezembro, na pesquisa da Universidade de Michigan, com queda nas expectativas para a inflação. Com isso, as bolsas em NY passaram a subir.
Aqui no Brasil, os ativos domésticos registram desempenho positivo, em meio à alta do petróleo e à divulgação do IPCA-15. O preço do petróleo do tipo Brent tem valorização superior à 2%, beneficiando as empresas do setor. Próximo às 13h, o Ibovespa tinha alta de 1,79% aos 109.479 pontos.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Os juros futuros caminham para a quinta sessão de baixa após o IPCA-15 mostrar alta de 0,52% em dezembro, de 0,53% em novembro, abaixo da mediana estimada de 0,55%. No mercado de câmbio, o dólar recua -1,16% cotado aos R$ 5,13, em linha com o comportamento da moeda americana ante outras moedas emergentes.