Mercado

Mercado Intraday: Ibovespa aos 104.461 pontos, alta de 0,78%

Mercado Intraday: Ibovespa aos 104.461 pontos, alta de 0,78%
(Foto: Rahel Patrasso/Reuters)

No exterior, a possibilidade de antecipação de alta dos juros nos Estados Unidos e avanço de Covid-19 na Europa pesaram sobre os negócios. Além disso, a manhã foi marcada pela divulgação de dados econômicos nos EUA. A 2ª leitura do PIB referente ao 3T21 mostrou avanço de 2,1% na variação trimestral e o indicador de inflação PCE subiu 5,3% enquanto o núcleo mostrou avanço de 4,5%, sendo a maior alta desde 1991. A pressão inflacionária refletida no PCE deve colocar em xeque o Fed, podendo provocar uma aceleração no ritmo do Tapering e até mesmo uma antecipação no início da alta de juros nos EUA.

Assim, em véspera de feriado de dia de ação de graças, os principais índices americanos recuam e os juros das treasuries oscilam sem uma direção definida. Na Europa, o sentimento de cautela preponderou diante do avanço da Covid-19, deixando as bolsas por lá pressionadas. O dólar se fortaleceu globalmente enquanto que o petróleo opera volátil, de olho em esforços de alguns dos principais países consumidores para segurar a alta dos preços globais de energia.

No Brasil, o pregão está sendo de volatilidade. Logo pela manhã, o Ibovespa chegou a operar com queda superior a 1% em função da cautela no exterior e novos impasses com relação à PEC dos precatórios. Entretanto, as ações ligadas a commodities deram impulso ao índice no final da manhã. O movimento veio na esteira do novo aumento nas cotações do minério de ferro na China na madrugada.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Assim, às 14h15, o Ibovespa era negociado aos 104.461 pontos, uma alta de 0,78%. O dólar, por sua vez, opera em queda de 0,34%, cotado a 5,59.