Enquanto as bolsas asiáticas seguem fechadas em função do feriado do Ano Novo Chinês, os mercados da Europa encerraram a sessão desta sexta-feira próximas à estabilidade, e os índices norte-americanos trabalham em leve alta mesmo após a divulgação de dados fracos relacionados ao consumo, possivelmente indicando que a recessão no país pode já ter começado.
Leia também
Por aqui, os investidores adotam postura defensiva no último dia da semana, em meio às negociações em Brasília, entre presidente e governadores, sobre possíveis compensações das perdas de ICMS geradas aos Estados por conta da desoneração do imposto sobre os combustíveis. Próximo às 14h o índice Ibovespa recuava 1,67% aos 112.272 pontos, e por enquanto confirma a perda de um importante suporte técnico na região dos 113.000.
O movimento de aversão a risco também podia ser percebido no câmbio, onde o dólar apresentava alta de 0,30% ante o real, cotado a R$ 5,09. O índice DXY, que mede a performance do dólar frente à uma cesta de moedas fortes, subia 0,10% num movimento amplo de fortalecimento da moeda americana frente às demais divisas globais.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Por fim, já em compasso de espera pela reunião do Copom, a curva à termo de juros apresentava alta em todos os vértices indicando preocupações com o cenário inflacionário de médio e longo prazo.