• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Direto da Faria Lima
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Direto da Faria Lima
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
  • Newsletter
  • Guias Gratuitos
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Mercado

O mercado está mais otimista com a economia em 2023?

A projeção de PIB para 2023, segundo o Boletim Focus, foi revisada para cima pela 5ª semana seguida

Por Luíza Lanza

26/09/2023 | 10:24 Atualização: 26/09/2023 | 10:24

. (Foto:Envato)
. (Foto:Envato)

O mercado financeiro está mais otimista com o desempenho da economia do País. O Boletim Focus desta segunda-feira (25) trouxe pela quinta semana consecutiva um aumento da projeção do Produto Interno Bruto (PIB) para 2023. A expectativa agora é de um crescimento de 2,92% em relação a 2022; há quatro semanas, a projeção era de 2,31%.

Leia mais:
  • Selic a 12,75%: Estes são os melhores investimentos
  • AZ Quest: “Percepções equivocadas do arcabouço atrapalham a alta da Bolsa”
  • "Alta da Bolsa não foi baseada em fundamento", diz Trígono
Newsletter

Não perca as nossas newsletters!

Selecione a(s) news(s) que deseja receber:

Estou de acordo com a Política de Privacidade do Estadão, com a Política de Privacidade da Ágora e com os Termos de Uso.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

A visão atual com o desempenho do PIB em 2023 é bem mais positiva do que aquela com que o mercado iniciou o ano. No Focus do dia 06 de janeiro, o primeiro do ano, a projeção era de um crescimento de apenas 0,78% em relação ao ano anterior.

Economistas começaram a refazer as contas depois da divulgação de resultados fortes e acima do esperado no primeiro e no segundo trimestre do ano. Nos três primeiros meses de 2023, impulsionado por um desempenho histórico da agropecuária, o PIB cresceu 1,9%, chegando a R$ 2,6 trilhões em valores correntes. Essa foi a primeira surpresa positiva, um dado acima das projeções do mercado que apontavam para um resultado perto de 1,3%.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

No início de setembro, outra notícia positiva: entre abril e junho, a economia do País cresceu 0,9% em relação ao trimestre anterior; mais uma vez acima da estimativa do mercado, que era por um número perto de 0,3%.

A revisão das projeções para o PIB anual vista no Focus nas últimas semanas ilustra esse movimento. As projeções estão sendo atualizadas para incorporar não só os primeiros resultados trimestrais, mas também para incluir um cenário mais benigno para a economia do que aquele previsto no início de 2023.

“Os dados oficiais têm surpreendido para cima e, com isso, é normal o mercado revisar as projeções. De certa forma, dá para dizer que o mercado está otimista com a economia do País, ainda mais com números de inflação vindo melhores e perspectiva de mais quedas de juros”, destaca Ricardo Jorge, especialista em renda fixa e sócio da Quantzed.

De onde vem o otimismo

Boa parte desse otimismo tem a ver com uma série de reformas e medidas que vêm sendo colocadas em prática há algum tempo e ajudam a dar respaldo a um maior crescimento da atividade econômica. O antigo teto de gastos, a reforma da previdência, a autonomia do Banco Central, o novo arcabouço fiscal, o andamento da reforma tributária.

Leia também: “Percepções equivocadas do arcabouço atrapalham a alta da Bolsa”, diz AZ Quest

Publicidade

“Essas reformas têm o condão de alterar o crescimento potencial do PIB que é algo muito difícil de medir. Mas uma das formas que pode se perceber que tal crescimento potencial aumentou é ver recorrentemente as estimativas de mercado dos economistas serem frustradas para mais”, explica Rodrigo Correa, estrategista-chefe e sócio da Nomos.

O especialista destaca que as revisões para cima na projeção do PIB não são uma novidade ou algo que esteja acontecendo apenas em 2023. “Pesquisas Focus ao redor dos últimos 3 anos foram sistematicamente sendo surpreendidas para cima, denotando o modelo de crescimento dos economistas que não atualizaram suas expectativas em função do impacto das diversas reformas realizadas.”

O panorama é bom, mas é cedo para dizer se não será apenas uma euforia de curto prazo, ressalta Dalton Gardiman, economista-chefe da Ágora Investimentos. O especialista explica que boa parte dos resultados de 2023 estão ligados a fatores que não podem ser controlados e, portanto, garantidos para os anos seguintes – o desempenho recorde do agronegócio, por exemplo. “O resultado para 2023 é incontroversamente muito significativo, mas extrapolar isso para os próximos anos já é uma questão bem mais difícil e complicada”, diz.

Na visão do economista, ainda há no radar uma série de fatores que podem tornar difícil a missão de manter um crescimento elevado em 2024. A possibilidade da safra do agro não se repetir; o novo arcabouço fiscal, que impede um perfil mais expansionista do governo; além do impacto do aperto monetário conduzido pelo Banco Central, que demora a se refletir na economia e ainda deve impactar o ritmo da atividade no País. Tudo isso em um cenário externo de menor crescimento na China e a possibilidade de recessão nos Estados Unidos.

Publicidade

“Olhando para frente, é bem possível que estejamos falando de uma queda pela metade da taxa de crescimento. A discussão de 24 é mais controversa e mais negativa”, destaca Gardimam. Para 2024, a projeção do Focus é de um crescimento de 1,5% no PIB.

É bom para a Bolsa?

O PIB funciona como um termômetro da economia de um País. Se cresce, mostra que o nível de atividade econômica está aquecido. Mas isso não necessariamente se traduz em uma alta no mercado de investimentos.

Dalton, da Ágora, explica que essa é uma conta complexa. “A regra de ouro é: um crescimento da economia visto por todo mundo como sustentável é talvez o mais importante fator para impulsionar a Bolsa”, explica.

Na visão do economista, ainda que o PIB de 2023 termine na casa de 3%, não dá para cravar que isso vai levar a uma alta na Bolsa de Valores justamente por conta das incertezas em relação à atividade em 2024. “Para o futuro, que é o que o investidor precisa saber, ainda restam dúvidas se o crescimento visto em 2023 vai ser sustentável. Eu creio que não”, diz Gardimam.

Mas há outros indicadores do cenário macroeconômico que ainda podem jogar a favor dos investimentos de renda variável. O principal deles ainda é o ciclo de queda na taxa básica de juros, a Selic, iniciado pelo Banco Central no início de agosto. Até o final de 2024, é esperado que a taxa seja reduzida dos atuais 12,75% ao ano para 9% ao ano.

Publicidade

“O mercado está gostando do início da queda dos juros, com a atividade surpreendendo, inflação melhorando”, diz Ricardo Jorge, da Quantzed. “Se a projeção de PIB se concretizar, isso pode gerar algum impacto positivo para investimentos sim, com mais pessoas migrando para a bolsa, por exemplo, ainda mais com a taxa de juros caindo.”

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
O que este conteúdo fez por você?

Informe seu e-mail

Tudo Sobre
  • Boletim Focus
  • Bolsa de valores
  • Conteúdo E-Investidor
  • Economia
  • Mercado financeiro
  • Produto Interno Bruto (PIB)
Cotações
04/11/2025 23h44 (delay 15min)
Câmbio
04/11/2025 23h44 (delay 15min)

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    Crises de Braskem (BRKM5) e Ambipar (AMBP3) fazem bonds brasileiros derreterem até 70%; entenda o risco e quem é afetado

  • 2

    Trabalho remoto funciona, diz pesquisa: 83% das empresas relatam alta produtividade e a maioria sem monitorar funcionários

  • 3

    Carteiras de dividendos de novembro mantêm foco em bancos e energia

  • 4

    Documento contradiz Ambipar sobre culpa de ex-CFO no processo de recuperação judicial

  • 5

    O fundo imobiliário que o mercado subestima, mas já rendeu 26% no ano

Publicidade

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o FGTS: saiba como simular um empréstimo com o saldo
Logo E-Investidor
FGTS: saiba como simular um empréstimo com o saldo
Imagem principal sobre o Quais são os feriados nacionais de novembro de 2025?
Logo E-Investidor
Quais são os feriados nacionais de novembro de 2025?
Imagem principal sobre o INSS: além do idoso titular, quem mais pode sacar benefício dos aposentados?
Logo E-Investidor
INSS: além do idoso titular, quem mais pode sacar benefício dos aposentados?
Imagem principal sobre o Quando começa a Black Friday de 2025? Veja data
Logo E-Investidor
Quando começa a Black Friday de 2025? Veja data
Imagem principal sobre o Pix: veja como se proteger do golpe do Phishing
Logo E-Investidor
Pix: veja como se proteger do golpe do Phishing
Imagem principal sobre o Loteria Federal: quais são as chances de ganhar no Especial de Natal?
Logo E-Investidor
Loteria Federal: quais são as chances de ganhar no Especial de Natal?
Imagem principal sobre o Qual o retorno de investir o FGTS na renda fixa?
Logo E-Investidor
Qual o retorno de investir o FGTS na renda fixa?
Imagem principal sobre o Bolsa Família: aumento de renda faz família deixarem o programa
Logo E-Investidor
Bolsa Família: aumento de renda faz família deixarem o programa
Últimas: Mercado
Ibovespa hoje: GPA (PCAR3) salta 6%; Embraer (EMBJ3) tomba 3,6% após balanço
Mercado
Ibovespa hoje: GPA (PCAR3) salta 6%; Embraer (EMBJ3) tomba 3,6% após balanço

Índice fechou em alta pela décima sessão consecutiva, maior sequência de ganhos desde julho de 2024

04/11/2025 | 19h16 | Por Beatriz Rocha
Embraer: ações caem após lucro menor e comentários de executivos sobre tarifas de Trump; veja o que fazer
Mercado
Embraer: ações caem após lucro menor e comentários de executivos sobre tarifas de Trump; veja o que fazer

Analistas apontam desafios para a empresa, mas recomendam compra para o papel; veja os motivos

04/11/2025 | 13h54 | Por Bruno Andrade
Embraer (EMBJ3): tarifas de Trump podem trazer impactos maiores no 4T25
Mercado
Embraer (EMBJ3): tarifas de Trump podem trazer impactos maiores no 4T25

Companhia pode ter um impacto até 123% maior no próximo trimestre, mas os executivos prometem números inferiores à projeção inicial

04/11/2025 | 11h25 | Por Bruno Andrade
Embraer (EMBJ3) vai aumentar pagamento de dividendos? Veja o que diz o CEO após balanço do 3T25
Mercado
Embraer (EMBJ3) vai aumentar pagamento de dividendos? Veja o que diz o CEO após balanço do 3T25

No terceiro trimestre de 2025, a Embraer viu seu lucro cair 76,4%; veja as perspectivas para os dividendos da empresa

04/11/2025 | 10h16 | Por Bruno Andrade

X

Publicidade

Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2025 Grupo Estado

notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador