No campo das commodities, o petróleo perde força diante de sinais de maior oferta russa e de estoques elevados. Já o minério de ferro subiu 0,51% na madrugada, na bolsa de Dalian. No câmbio, o dólar recua frente às principais moedas, enquanto os rendimentos dos Treasuries mostram leve alta nos vencimentos médios e longos.
No Brasil, o humor mais cauteloso no exterior se soma às preocupações fiscais domésticas. A atenção se concentra na audiência do presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, no Senado, e na votação de um projeto classificado como “pauta-bomba”, que regulamenta a aposentadoria especial para agentes comunitários de saúde e de combate a endemias. Técnicos estimam que o impacto potencial nas contas públicas pode variar de R$ 24,7 bilhões a até R$ 200 bilhões no longo prazo – um risco adicional para o quadro fiscal, com potencial de pressionar a curva de juros.
No pré-mercado, as ADRs brasileiras registram leve alta, refletindo um otimismo moderado antes da divulgação de dados econômicos e dos eventos domésticos previstos para o dia.