Bolsas internacionais começam a semana sem direção única, em meio à espera por dados econômicos e pelo balanço da Nvidia. (Foto: Adobe Stock)
A semana começa com desempenhos mistos entre os principais mercados acionários globais. Em Nova York, os índices futuros avançam, enquanto os investidores aguardam os resultados da Nvidia e a divulgação dos dados econômicos que estavam atrasados. Na Europa, porém, o clima é mais cauteloso, com a maioria das bolsas operando em leve baixa.
Nos demais mercados, o dólar sobe frente às principais moedas, os rendimentos dos Treasuries recuam de forma moderada e os contratos futuros de petróleo operam no campo negativo, após a alta registrada na sexta-feira (14). Já o minério de ferro avançou 1,81% na madrugada em Dalian, alcançando US$ 111,05 por tonelada.
Mesmo com Donald Trump anunciando a retirada da tarifa básica de 10% sobre importações de produtos agropecuários – como carne bovina, banana, café e tomate -, a sobretaxa adicional de 40% continua em vigor para itens brasileiros. O gesto, portanto, não deve animar os investidores. Prova disso é que o EWZ, principal ETF brasileiro negociado no exterior, operava em leve queda no pré-mercado.