• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Direto da Faria Lima
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Direto da Faria Lima
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
  • Newsletter
  • Guias Gratuitos
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Mercado

Novo boom das commodities: tudo que o investidor precisa saber

Especialistas afirmam que matérias-primas devem viver ciclo de valorização

Por Jenne Andrade

31/03/2021 | 3:00 Atualização: 07/04/2021 | 15:20

Um pedaço de minério de ferro nas mãos de um mineiro. Foto: David Gray/ Reuters
Um pedaço de minério de ferro nas mãos de um mineiro. Foto: David Gray/ Reuters

Entre os anos de 2000 a 2010, as commodities (minério de ferro, petróleo, grãos e assim por diante) utilizadas nas indústrias para fabricação dos mais diversos produtos, de alimentos à infraestrutura, tiveram uma alta de preços histórica. Houve aumento da demanda em países emergentes, como a China, que passavam por um processo de urbanização e crescimento acelerado.

Leia mais:
  • Metal precioso custa 15 vezes mais que ouro e está causando aumento de furtos de carros
  • O que esperar dos investimentos após tombo no PIB
  • Banco Central autoriza pagamentos por Whatsapp
Newsletter

Não perca as nossas newsletters!

Selecione a(s) news(s) que deseja receber:

Estou de acordo com a Política de Privacidade do Estadão, com a Política de Privacidade da Ágora e com os Termos de Uso.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Uma década depois, analistas avaliam que o mundo pode estar passando por um novo ciclo de alta nas commodities – também bastante impulsionado pela demanda vinda da China e dos EUA, dois países que devem liderar a recuperação global pós-crise do coronavírus e, consequentemente, encabeçar o crescimento da procura por matérias-primas.

O preço do minério refinado com  teor de 62% Fe, por exemplo, subiu cerca de 90% desde março do ano passado, início da pandemia. “Houve uma redução da oferta desde o início da pandemia. Agora, há a expectativa de uma retomada global consistente, comandada pelos EUA e pela China, países que acabam absorvendo grande parte dessas matérias-primas e aquecendo a demanda por esses produtos”, afirma Ricardo França, analista da Ágora Investimentos. “Vemos um cenário muito promissor em termos de preço.”

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Contudo, o novo período de alta tem características diferentes do último boom das commodities dos anos 2000. Para Paschoal Paione, especialista da Garín Investimentos, o novo ciclo deverá ser mais fraco e intersetorial, isto é, insumos diferentes se beneficiando por períodos diferentes.

“Viemos de quase 10 anos de ciclos de baixa [2010-2019], em que houve uma interrupção de todos os investimentos, justamente porque aconteceu uma queda de receita das empresas do setor e essas companhias não tinham como investir em novos projetos para aumentar a capacidade”, afirma Paione.

Além do escasso investimento em novos projetos, também não haveria um aumento tão substancial da demanda por commodities, mas uma recuperação do que foi perdido durante a pandemia. “Esse é o processo de hoje: uma oferta que não tem tanta capacidade de volta e uma demanda que está voltando, mas não será um super ciclo, como o visto da última vez”, afirma Paione. “Neste momento, estamos passando por um período de certa sincronização de crescimento, mas depois cada região tem sua dinâmica.”

Já para Erminio Lucci, CEO da BGC Liquidez, a mudança de matriz energética para fontes renováveis será o motor para um novo super ciclo. “São dois movimentos em paralelo. Uma parte das commodities está subindo em um ciclo mais de curto e médio prazo, como o petróleo e o próprio minério de ferro”, afirma. “Já algumas outras, como cobre e os metais que são a base de tecnologias novas, como a de carros elétricos, por exemplo, devem continuar subindo por um período maior, em um ciclo mais estrutural.”

Oportunidades na B3

No Brasil, existem algumas companhias listadas que devem se beneficiar dessa alta, como as que fazem parte dos setores de siderurgia e mineração, petroquímica e celulose. “Além do elevado preço das commodities, o dólar mais alto por aqui faz com que as exportadoras tenham resultados muito sólidos em 2021”, ressalta França.

Publicidade

O especialista da Ágora vê uma dinâmica mundial favorável para o preço do minério de ferro, com aumento da demanda da China pelo material. “Isso deve favorecer os resultados da Vale (VALE3) este ano”, diz. “O petróleo já viu uma forte recuperação nos preços desde o pior momento da pandemia, isso traz um cenário promissor para as produtoras. No segmento, a nossa principal recomendação é a PetroRio (PRIO3)”.

A Petrobras também capturaria essa alta. No entanto, os riscos envolvendo interferências políticas fizeram os papéis PETR se descolarem um pouco do novo ciclo. “Até o evento da troca do presidente a empresa vinha nessa valorização, na esteira do rali das commodities”, explica Lucci.

Já no setor de celulose e de proteína, a Suzano e JBS estariam entre as principais recomendações. “Entendemos que a companhia de celulose possui muita capacidade de reajuste, de aumento de preços nos países consumidores. Em relação à frigorífica, a empresa deve ter mais um ano de margens saudáveis”, conclui França.

Fundos para exposição global

Fora do cenário doméstico, existe também uma gama de opções para quem quer surfar no novo ciclo de alta das commodities. Para acessar essas oportunidades no exterior de forma facilitada, uma das opções é aplicar em fundos de investimento especializados em commodities.

Publicidade

É o caso do fundo multimercado Garín Cíclico Long Biased, que faz arbitragens no mercado global de commodities. “Posso fazer equity de empresas do segmento, investir nas commodities físicas ou bonds de companhias do setor. Isso me abre espaço para realizar uma série de estratégias e de hedge (proteção)”, afirma Paione, gestor da aplicação.

O especialista explica a importância da exposição global para quem realmente quer diversificar em commodities. “Na Bolsa brasileira, não temos uma ampla gama. Em mineração, por exemplo, temos só o minério de ferro praticamente. Então, se você quer montar essa carteira, necessariamente você deve entrar em outras regiões”.

Atualmente, o Garín Cíclico possui aplicação inicial de R$ 1 mil e está subindo 4,66% no ano. Só em 2020, o fundo valorizou 19,24%. ”Temos minério de ferro, aço, a parte de metais básicos e metais preciosos, a parte de energia, papel e celulose, além de proteínas”, afirma Paione. “Procuramos empresas no mundo em que consigamos aplicar nessas commodities todas.”

Outra opção é o fundo Kapitalo K10, cujo investimento inicial é de R$ 50 mil. “Ele compra tanto papéis de empresas, quanto índices e derivativos do segmento. Eles mantiveram posições compradas em platinoides, os minérios mais raros, em petróleo e grãos da Bolsa de Chicago. Eles também mantiveram posições em cobre, considerado um ‘metal ESG’”, explica Rodrigo Beresca, analista da Ativa Investimentos.

Publicidade

Beresca ainda ressalta mais um indicativo de que as commodities vivem um bom momento e devem continuar em alta. “Temos o indicador ICP, benchmark para o segmento, que está subindo 11,2% somente nesse primeiro trimestre de 2021, o que representa mais de 3000% do CDI. Em 12 meses, a valorização é de 53%”, afirma.

De olho na inflação

Todo esse novo ciclo de alta representa, além de valorização dos papéis e fundos relacionados ao setor, uma maior inflação para a população. “Existe um nível de inflação saudável, que reflete uma retomada econômica, sem nenhum choque de oferta ou de demanda ou risco para o preço dos ativos”, afirma Lucci.

Por outro ponto, também existe a possibilidade de que todos os incentivos monetários e fiscais feitos pelos países para contornar a crise provocada pela pandemia, unido à reabertura rápida da economia, reflitam em um choque de demanda. “Muito consumo e muitos gastos feitos rapidamente, devido ao consumo reprimido, famílias há muito tempo em casa”, explica Lucci. “Se você soma isso ao boom das commodities. você pode ter a inflação subindo acima da normalidade.”.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
Tudo Sobre
  • Ágora Investimentos | E-Investidor
Cotações
22/04/2026 12h45 (delay 15min)
Câmbio
22/04/2026 12h45 (delay 15min)

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    Inflação projetada para 2026 sobe e influencia Tesouro Direto; entenda o impacto dos juros mais altos sobre os títulos públicos

  • 2

    Ibovespa hoje fecha em leve alta com tensão no Oriente Médio e disparada do petróleo; dólar cai ao menor valor em 2 anos

  • 3

    Cresce a compra e a venda de ativos problemáticos no País: maioria busca retorno mínimo de 20%, diz EY

  • 4

    Bolsa cara ou barata? Onde encontrar dividendos de até 13%

  • 5

    Ganhar dinheiro ou construir patrimônio? Entenda a diferença e por onde começar

Publicidade

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o Gás do Povo: o vale expirou? Entenda se você pode perder o benefício
Logo E-Investidor
Gás do Povo: o vale expirou? Entenda se você pode perder o benefício
Imagem principal sobre o 13º salário antecipado do INSS: idosos que recebem BPC têm direito ao dinheiro?
Logo E-Investidor
13º salário antecipado do INSS: idosos que recebem BPC têm direito ao dinheiro?
Imagem principal sobre o 13º salário do INSS antecipado: veja os períodos de pagamento de 2026
Logo E-Investidor
13º salário do INSS antecipado: veja os períodos de pagamento de 2026
Imagem principal sobre o Pé-de-Meia: quem pode realizar a autorização de uso pelo aluno pelo Caixa Tem?
Logo E-Investidor
Pé-de-Meia: quem pode realizar a autorização de uso pelo aluno pelo Caixa Tem?
Imagem principal sobre o Pé-de-Meia: responsáveis legais que não são os pais podem autorizar movimentação pelo Caixa Tem?
Logo E-Investidor
Pé-de-Meia: responsáveis legais que não são os pais podem autorizar movimentação pelo Caixa Tem?
Imagem principal sobre o Pé-de-Meia: alunos podem movimentar a Poupança Social Digital pelo Caixa Tem?
Logo E-Investidor
Pé-de-Meia: alunos podem movimentar a Poupança Social Digital pelo Caixa Tem?
Imagem principal sobre o Carteira do Idoso: 2 benefícios que pessoas com 60 anos ou mais conseguem com o documento
Logo E-Investidor
Carteira do Idoso: 2 benefícios que pessoas com 60 anos ou mais conseguem com o documento
Imagem principal sobre o Gás do Povo: é possível consultar se o vale de recarga está disponível pelo Caixa Tem?
Logo E-Investidor
Gás do Povo: é possível consultar se o vale de recarga está disponível pelo Caixa Tem?
Últimas: Mercado
XP rebaixa CPFL (CPFE3) para venda, mas mantém visão positiva para o setor elétrico em 2026
Mercado
XP rebaixa CPFL (CPFE3) para venda, mas mantém visão positiva para o setor elétrico em 2026

Apesar dessa alteração, a XP acredita que 2026 está "preparando o terreno" para um cenário positivo para o setor energético

22/04/2026 | 12h24 | Por Cecília Mayrink
Boeing reduz prejuízo no 1T26 para US$ 7 milhões e supera estimativas de receita
Mercado
Boeing reduz prejuízo no 1T26 para US$ 7 milhões e supera estimativas de receita

Ação da fabricante de aeronaves reage na bolsa de valores em NY e sobe

22/04/2026 | 10h50 | Por E-Investidor
Abertura de mercado: prorrogação de cessar-fogo anima investidores americanos
CONTEÚDO PATROCINADO

Abertura de mercado: prorrogação de cessar-fogo anima investidores americanos

Patrocinado por
Ágora Investimentos
Inadimplência preocupa e JPMorgan acende alerta para bancos no 1T26
Mercado
Inadimplência preocupa e JPMorgan acende alerta para bancos no 1T26

Qualidade dos ativos vira principal preocupação para a primeira temporada de balanços do ano, com aumento de provisões, pressão sobre margens e sinais de desaceleração

22/04/2026 | 10h10 | Por Isabela Ortiz

X

Publicidade

Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2026 Grupo Estado

notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador