Mercado

5 ações para investir se Jair Bolsonaro for reeleito

Para especialistas, as maiores beneficiadas pela reeleição de Bolsonaro são as estatais

5 ações para investir se Jair Bolsonaro for reeleito
Bolsonaro é candidato à presidência pelo PL. (Foto: Isac Nóbrega/PR)
  • A disputa pelo cargo de presidente da República em 2022 caminha há algum tempo entre dois candidatos: o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente Jair Bolsonaro (PL)
  • Ambos possuem propostas bem diferentes no campo econômico, por isso, algumas casas de investimento têm divulgado carteiras de ações direcionadas para o caso de vitória de um ou de outro
  • Ações de estatais e empresas que se beneficiam de uma possível redução da taxa de juros aparecem entre as recomendações

O primeiro debate do segundo turno para presidente aconteceu na noite deste domingo (16). Lula (PT) e Jair Bolsonaro (PL) se enfrentaram frente a frente nos estúdios da Band, em São Paulo.

Apesar da polarização, as eleições deste ano surpreenderam por não causar tanta volatilidade na bolsa de valores como pensava o mercado no início do ano. Como os líderes nas pesquisas já ocuparam a cadeira do Executivo e a gestão já é conhecida, a corrida foi precificada sem grandes surpresas. Isso não significa, porém, que o investidor não precise adequar as estratégias de investimento a depender do resultado.

Lula e Bolsonaro possuem propostas bem diferentes no campo econômico, como mostramos nesta reportagem. Por isso, algumas casas de investimento têm divulgado carteiras de ações direcionadas para que o investidor capture as melhores oportunidades no caso de uma vitória de um ou de outro. Veja 7 ações para investir no caso de vitória do Lula. 

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Com base na trajetória dos últimos três anos e meio de governo Bolsonaro, a Genial Investimentos montou uma carteira com papéis de empresas que podem se beneficiar dos planos do atual presidente. Aparecem ações de empresas estatais, que ganham com uma gestão mais independente e focada nos interesses dos acionistas; além de ações que podem se ser favorecidas pela redução na taxa de juros.

“A ideia é dar uma continuação do que tem sido feito até aqui. Continuar com o processo de privatização e concessões que foi o carro chefe da política econômica do governo Bolsonaro, diminuindo o tamanho do Estado e o déficit público”, disse José Márcio Camargo, economista-chefe da Genial Investimentos em uma live realizada para apresentar as carteiras eleitorais.

A Órama Investimentos também montou uma estratégia voltada para o caso de uma vitória de Bolsonaro. A recomendação conta com duas ações, ambas de empresas estatais.

“Tivemos melhoras nos números da maioria das estatais, melhor geridas e resultando em lucros cada vez maiores para os acionistas”, destaca Phil Soares, chefe de análise de ações da Órama. “Executivos renomados de mercado vêm sendo indicados para o alto comando, ao invés de nomeações políticas, o que resulta em estratégias mais alinhadas com o que é praticado na iniciativa privada”.

Nesta reportagem, discutimos se as estatais Petrobras e Banco do Brasil vão continuar pagando bons dividendos.

Publicidade

Veja 5 ações para investir se o Bolsonaro for reeleito:

Americanas (AMER3)

  • Recomendação: Genial

Para grande parte do mercado, o governo Bolsonaro promete maior austeridade fiscal em relação a um possível mandato do ex-presidente Lula. No caso de uma vitória do atual presidente, é provável que se comece a precificar quedas na curva de juros de médio e longo prazo, o que beneficiaria as empresas do setor de varejo. Por isso, a Genial incluiu as ações da Americanas (AMER3) entre as opções para se investir no caso de uma reeleição.

Entre as maiores varejistas brasileiras – Via, Magazine Luiza e Americanas –, a AMER3 é a preferida porque opera com o menor endividamento em relação ao EBTIDA.

Banco do Brasil (BBAS3)

  • Recomendação: Genial e Órama

O Banco do Brasil (BBAS3) aparece nas recomendações da Órama e da Genial. Segundo as corretoras, a gestão do presidente deu continuidade ao trabalho iniciado desde 2016, na gestão de Michel Temer, com reforço na governança e no corpo executivo da estatal, que ao longo dos últimos anos vem entregando lucratividade recorde.

Para a Órama, um novo mandato do candidato do PL representaria a continuidade da gestão no BB, que ainda tem espaço para subir de preço pois ainda está descontado frente aos outros “bancões”. A Genial tem uma visão parecida, entendendo que a reeleição de Bolsonaro pode ser um catalisador nos papéis, pois garante a continuidade do time atual que comanda a estatal.

Multiplan (MULT3)

  • Recomendação: Genial

O cenário que o mercado precifica no caso de uma vitória de Bolsonaro, de redução na taxa de juros, também favorece as empresas do setor de shoppings. Segundo a Genial, esses modelos de negócio têm uma correlação direta com os juros e podem se beneficiar de uma possível queda da taxa. A empresa preferida pela corretora é a Multiplan (MULT3), que entre os pares possui maior penetração em shoppings de altíssima qualidade, além de maior liquidez dos papéis.

Petrobras (PETR4)

  • Recomendação: Genial e Órama

A Petrobras (PETR4) é um dos grandes receios do mercado financeiro quando o assunto é eleições. Desde o governo Temer, a empresa foi remodelada com mecanismos de governança e proteção do interesse de acionistas para que deixasse de ser uma das petrolíferas mais endividadas do mundo. Na gestão de Bolsonaro, o trabalho foi mantido – e é a expectativa de manutenção dessa gestão mais pró-mercado que faz essas ações serem boas opções no caso de uma reeleição do presidente.

“O mercado vê em Bolsonaro a continuidade deste cenário. Sem a ameaça da reversão destes avanços, a nossa perspectiva é de forte alta para o papel”, diz Phil Soares, da Órama. A PETR4 também integra as recomendações da Genial, que espera de um segundo mandato de Bolsonaro a manutenção do Preço de Paridade Internacional (PPI) e da estratégia de venda de ativos não estratégicos, como refinarias, o que pode reduzir os atuais descontos no papel da estatal.

SLC Agrícola (SLCE3)

  • Recomendação: Genial

Os últimos anos do governo Bolsonaro ampliou o espaço do agronegócio dentro do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, com crescimento relevante no setor de grãos. Em uma reeleição, a Genial acredita que o apoio do presidente ao agro continuaria, por isso pode ser uma boa ideia prestar atenção nas empresas do setor.

A escolha da casa é a SLC Agrícola (SLCE3), que possui como seus principais produtos algodão, soja e milho, cuja demanda costuma ser resiliente, e está com valuation atrativo. Para a Genial, essas ações podem ser uma alternativa para capturar o crescimento não só da companhia, mas do agro.

Publicidade

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos