• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Direto da Faria Lima
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Direto da Faria Lima
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
  • Newsletter
  • Guias Gratuitos
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Mercado

Paulo Guedes: “Subestimei a resistência do establishment”

Sobre a dificuldade em realizar reformas, o ministro justificou citando a pandemia e pouco tempo de governo

Por Isabela Moya

22/02/2022 | 12:27 Atualização: 22/02/2022 | 15:56

Guedes disse que é patético ouvir críticas ao modelo liberal em meio ao combate da pandemia | Foto: Antônio Cruz/Agência Brasil
Guedes disse que é patético ouvir críticas ao modelo liberal em meio ao combate da pandemia | Foto: Antônio Cruz/Agência Brasil

O Ministro da Economia Paulo Guedes afirmou ter subestimado a “resistência do establishment” na implementação da agenda liberal ao longo dos três anos em que está no comando da pasta. “Eu imaginava que depois de 40 anos de estatismo, a situação seria outra”, disse o economista na segunda-feira (21), se referindo a força de um pensamento intervencionista no cenário brasileiro.

Leia mais:
  • Credit Suisse: Lula deverá ser eleito presidente em 2022
  • Top Picks: confira as ações recomendadas da semana
  • Até o conservador deveria investir em ações com juros a 12% ao ano
Newsletter

Não perca as nossas newsletters!

Selecione a(s) news(s) que deseja receber:

Estou de acordo com a Política de Privacidade do Estadão, com a Política de Privacidade da Ágora e com os Termos de Uso.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Guedes participou do programa Direto ao Ponto, do grupo Jovem Pan, que contou com a participação da editora-chefe do E-Investidor, Valéria Bretas, além de Branca Nunes, diretora de redação da Revista Oeste, Luis Artur Nogueira, jornalista da Jovem Pan, e Tomé Abduch, comentarista político.

Sobre a dificuldade em realizar reformas durante a gestão, o ministro justificou citando a pandemia causada pelo coronavírus e o pouco tempo de governo. “A coisa ia relativamente bem, mas fomos atingidos pela pandemia”, alegou Guedes. “Reformas começaram a surgir, fiquei otimista, mas aí o Senado trava”, disse.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

“É patético ver as pessoas depois de um ano e meio de governo, em meio ao combate da pandemia, dizer que o modelo dos liberais não funcionou”, afirmou.

Sobre a privatização da Eletrobras, Guedes disse não acreditar que a estatal seja privatizada já no primeiro semestre, ao contrário do que tem dito membros da equipe econômica. Questionado pela jornalista do E-Investidor, ele disse acreditar que a empresa responsável pela geração de energia será privatizada, e espera que isso aconteça rápido.

Na última semana, o Tribunal de Contas da União (TCU) aprovou a primeira etapa da modelagem da estatal e tende a julgar a segunda etapa entre março e abril. “Agora é só a mecânica de privatização girar. Acreditamos que vá girar e vá acontecer. Gostaríamos que acontecesse o mais rápido possível. Não acreditamos que seja tão rápido, ainda no primeiro semestre”, respondeu o ministro.

O chefe da pasta econômica falou que espera ainda para este ano a privatização dos Correios, que aguarda parecer do Senado, além dos aeroportos de Gongonhas e o Santos Dumont e do Porto de Vitória e Porto de Santos.

Publicidade

Ele afirmou ainda que a privatização da Petrobras poderia ser tema para o programa de candidatura eleitoral do atual governo. “Sabe aquilo que nós prometemos privatizar e foi muito difícil, vocês não deixaram? Se nós ganharmos essa eleição, nós não só vamos privatizar, como vamos dar ao povo o que é do povo”, disse. “Se nós vendermos, uma parte será para a erradicação da pobreza no Brasil.”

Questionado sobre a continuidade no ministério em uma eventual reeleição do presidente Jair Bolsonaro, o ministro disse que “enquanto tiver a confiança dele [Bolsonaro], estaremos juntos.”

*Com Estadão Conteúdo

Publicidade

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
O que este conteúdo fez por você?

Informe seu e-mail

Tudo Sobre
  • Conteúdo E-Investidor
  • Economia
  • Paulo Guedes
  • privatização
  • reforma
Cotações
27/11/2025 10h39 (delay 15min)
Câmbio
27/11/2025 10h39 (delay 15min)

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    Banco do Brasil: relembre o pesadelo vivido pelo maior banco do País em 2025; o que esperar para o próximo ano?

  • 2

    Tem CDBs do Master para receber? Esses são os cuidados para reinvestir o dinheiro na renda fixa

  • 3

    Ibovespa hoje avança acima de 158 mil pontos e fecha no maior nível da história

  • 4

    Ibovespa hoje segue Nova York e fecha em alta, mesmo com queda do petróleo

  • 5

    Ibovespa hoje tem ligeria alta com baixa liquidez em dia de Ação de Graças nos EUA; foco local recai em Caged e Petrobras (PETR4)

Publicidade

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o INSS inicia pagamento de 13º salário para aposentados que não receberam antecipação
Logo E-Investidor
INSS inicia pagamento de 13º salário para aposentados que não receberam antecipação
Imagem principal sobre o FGTS: saiba até quanto o imóvel pode custar para usar saldo no financiamento
Logo E-Investidor
FGTS: saiba até quanto o imóvel pode custar para usar saldo no financiamento
Imagem principal sobre o Resultado da Lotofácil: SORTEIO EM NOVO HORÁRIO! Veja quando saem números hoje (26)
Logo E-Investidor
Resultado da Lotofácil: SORTEIO EM NOVO HORÁRIO! Veja quando saem números hoje (26)
Imagem principal sobre o Mega da Virada 2025: 4 meios oficiais para você apostar
Logo E-Investidor
Mega da Virada 2025: 4 meios oficiais para você apostar
Imagem principal sobre o Gás do Povo: veja cidades onde botijões serão entregues
Logo E-Investidor
Gás do Povo: veja cidades onde botijões serão entregues
Imagem principal sobre o Gás do Povo: botijões começaram a ser entregues
Logo E-Investidor
Gás do Povo: botijões começaram a ser entregues
Imagem principal sobre o Idosos podem pagar menos na conta de luz; saiba como
Logo E-Investidor
Idosos podem pagar menos na conta de luz; saiba como
Imagem principal sobre o Resultado da Mega-Sena: HORÁRIO DIFERENTE! Veja quando saem números dos R$ 18 milhões
Logo E-Investidor
Resultado da Mega-Sena: HORÁRIO DIFERENTE! Veja quando saem números dos R$ 18 milhões
Últimas: Mercado
Mercados globais operam sem direção em dia de liquidez reduzida pelo feriado nos EUA
CONTEÚDO PATROCINADO

Mercados globais operam sem direção em dia de liquidez reduzida pelo feriado nos EUA

Patrocinado por
Ágora Investimentos
Banco Master chocou o mercado em 2025: veja linha do tempo do acordo com o BRB e seus impactos
Mercado
Banco Master chocou o mercado em 2025: veja linha do tempo do acordo com o BRB e seus impactos

A queda do Banco Master em 2025 expôs fraudes, abalou o FGC e redefiniu risco dos CDBs

27/11/2025 | 09h39 | Por Leo Guimarães
A corda bamba da Petrobras no novo plano de negócios; veja o que fazer com a ação da estatal
Mercado
A corda bamba da Petrobras no novo plano de negócios; veja o que fazer com a ação da estatal

Petroleira deve divulgar nesta quinta-feira (27) as estratégias e perspectivas para os próximos cinco anos

27/11/2025 | 05h30 | Por Jenne Andrade
Ibovespa hoje tem ligeria alta com baixa liquidez em dia de Ação de Graças nos EUA; foco local recai em Caged e Petrobras (PETR4)
Mercado
Ibovespa hoje tem ligeria alta com baixa liquidez em dia de Ação de Graças nos EUA; foco local recai em Caged e Petrobras (PETR4)

Sem NY, a Bolsa brasileira busca direção em falas de Galípolo e Guillen, além dos dados de trabalho. Veja como está o pregão hoje (27)

27/11/2025 | 04h00 | Por Camilly Rosaboni

X

Publicidade

Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2025 Grupo Estado

notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador