Publicidade

Mercado

PETR4: como ficam as ações com o aumento dos combustíveis?

Entenda os impactos da alta do combustível para as ações PETR4 e confira a variação do ativo no último mês

PETR4: como ficam as ações com o aumento dos combustíveis?
Entenda os impactos da alta do combustível para as ações PETR4 e confira a variação do ativo no último mês.
  • O preço da gasolina subiu nove vezes entre janeiro e setembro de 2021
  • As ações da Petrobras acompanharam o Ibovespa, sem grandes impactos das alterações nas bombas
  • A tendência é PETR3 e PETR4 se valorizarem no terceiro trimestre de 2021

(Por Mellanie Novais, especial para o E-Investidor) – Desde janeiro de 2021, a Petrobras já aumentou o preço da gasolina diversas vezes.

Até a primeira metade deste ano, as variações já colocavam o preço do combustível 33% maior do que o visto no ano passado, de acordo com um estudo da ValeCard.

O problema fica maior quando chega ao consumidor, uma vez que são acrescidos tributos federais e estaduais ao valor do combustível, além de custos para aquisição, da taxa referente ao teor obrigatório da mistura de etanol anidro, mais os custos e as margens de lucro das distribuidoras e dos revendedores.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Ao total, o acréscimo por litro fica em torno de 66% a mais do que o preço definido nas refinarias da Petrobras.

O que ocasiona esse aumento no preço?

O principal impulsionador dessa alta é a desvalorização do real frente ao dólar, motivada pelo rumo político e econômico que o Brasil tem tomado.

Os investidores apresentam várias incertezas frente às políticas do governo, especialmente diante da crise por conta da covid-19, das possíveis reformas no Congresso, das ameaças ao sistema eleitoral e aos poderes do Supremo Tribunal Federal.

Dessa forma, afugentam-se as aplicações em dólar no país, bem como a valorização do real fica impossibilitada e, como consequência, a queda dos preços dos combustíveis também.

Desde o início de 2021, as altas dos combustíveis já somam mais de 33%.

Atributo alt: A imagem mostra duas bombas da refinaria da Petrobras, e ilustra a matéria que fala sobre as ações PETR4.

Impacto nas ações PETR4 com a alta dos combustíveis

A precificação do combustível não vem agradando muito os especialistas, que apontavam um cenário de desconto em relação ao mercado internacional. Isso, na visão deles, poderia gerar um aumento da percepção de risco para as ações PETR3 e PETR4.

Em setembro deste ano, os papéis sofreram a maior queda do IbovespaO recuo foi de 6,61% para PETR3 e 5,70% para PETR4. Porém, no 2T2022, o impacto foi positivo, considerando os resultados da petroleira.

Publicidade

Para o período, a Petrobras registrou lucro de R$ 54,33 bilhões, o que representa uma alta de 26,8% superior ao registrado no segundo trimestre do ano passado.

Já para o próximo trimestre, a tendência também é positiva, considerando o otimismo de recuperação econômica, e a uma maior confiança do mercado e investidores.

Os papéis PETR4 devem, portanto, ser beneficiados com a capitalização. A tendência é que a companhia lucre com o aumento dos preços e mantenha estabilidade ou alta.

Web Stories

Ver tudo
<
>

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos