• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Direto da Faria Lima
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Direto da Faria Lima
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
  • Newsletter
  • Guias Gratuitos
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Mercado

Por que a Bolsa segue em queda mesmo após nova projeção de alta do PIB

Cenário incerto da economia gera aversão ao risco na bolsa, mesmo com atividade econômica aquecida

Por Luíza Lanza

05/07/2022 | 10:04 Atualização: 06/07/2022 | 13:38

Foto: Envato
Foto: Envato

Na última semana de junho, o Banco Central elevou sua estimativa para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) de 2022 de 1% para 1,7%. Dias depois, a bolsa de valores brasileira encerrou o mês com uma queda de 11,5%, aos 98.541,95 pontos, o pior resultado mensal desde o início da pandemia em março de 2020.

Leia mais:
  • Como o investidor pode se preparar para o 2º semestre de 2022
  • As 10 ações que mais valorizaram no 1º semestre de 2022
  • Pior semestre do S&P 500 em 60 anos não revela o que está por vir
Newsletter

Não perca as nossas newsletters!

Selecione a(s) news(s) que deseja receber:

Estou de acordo com a Política de Privacidade do Estadão, com a Política de Privacidade da Ágora e com os Termos de Uso.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

O cenário é o inverso daquele visto no início do ano, quando as estimativas do BC previam um crescimento no PIB perto de zero, de apenas 0,3%, enquanto o Ibovespa gerava otimismo no mercado com alta de 6,98% em janeiro, aos 112 mil pontos.

O PIB é o principal indicador usado para medir a evolução dos bens e serviços produzidos no País, e, quando revisado para cima, indica que o nível de atividade econômica está aquecido. Com o avanço da vacinação contra a covid-19 e a reabertura pós-pandemia, alguns indicadores como varejo e serviços, voltaram a crescer no Brasil nos primeiros meses do ano.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

E foi por isso que o BC se viu obrigado a alterar os números da projeção para o final de 2022, explica Victor Cândido, economista-chefe da RPS Capital. “Essa revisão das expectativas, não só do Banco Central, mas do mercado como um todo, se deve ao fato de que os dados surpreenderam. Estamos em um cenário de atividade econômica melhor”, afirma o economista.

A notícia da melhora na projeção do Banco Central pode ter levantado alguns questionamentos, principalmente olhando o momento negativo na B3. Se a projeção de PIB subiu, por que a bolsa não acompanhou?

Esse descasamento no cenário, explica Cândido, se deve ao fato de que, no Brasil, a projeção do BC é divulgada trimestralmente, refletindo o nível de atividade econômica dos meses anteriores à divulgação com um certo “atraso”.

“Também está acontecendo uma antecipação de crescimento, ou seja, os analistas acreditam que 2023 vai ser um ano mais fraco do que achavam anteriormente, então estão trazendo o crescimento para esse ano, dado todo esse contexto da reabertura”, ressalta Cândido. O próprio Banco Central espera que, já no segundo semestre de 2022, aconteça um “arrefecimento da atividade” em decorrência dos “efeitos cumulativos do aperto monetário; da persistência de choques de oferta; e das antecipações governamentais às famílias para o primeiro semestre”, afirmou a instituição em nota logo após divulgar a nova projeção do PIB.

Publicidade

Além disso, o aquecimento da economia brasileira não é necessariamente visto como uma notícia positiva, visto que o Banco Central vem, desde o ano passado, elevando os juros em uma trajetória de aperto monetário para tentar conter a inflação no País.

“A revisão do PIB não reflete um otimismo com a economia brasileira, pelo contrário. O BC revisou o PIB alertando que o segundo semestre vai ser de uma economia mais frágil, deixando muito claro que essa revisão é por dados que já saíram e que mostram que a economia demorou mais do que o esperado para responder ao aperto monetário”, diz Helena Veronese, economista-chefe da B.Side Investimentos.

E é essa percepção que está mais próxima da aversão ao risco penalizando o Ibovespa atualmente. “Tivemos um primeiro semestre de economia mais forte do que o imaginado, mas daqui para a frente não tem cenário de otimismo. É de desaceleração econômica; e é isso que a bolsa está refletindo”, reforça Veronese.

Apesar de não serem indicadores correlatos, a Bolsa costuma ter desempenhos melhores em períodos de bom nível de atividade econômica, com investidores mais propensos aos riscos dos ativos de renda variável. Com a perspectiva de uma desaceleração econômica no radar, o cenário fica mais difícil.

Impactos na Bolsa

Mesmo que a revisão do BC indique que nos primeiros meses de 2022 a economia surpreendeu, esse é apenas um dos fatores que atingiu o Ibovespa nos últimos meses, especialmente em junho. Por causa disso, a estimativa de PIB maior não ajudou em nada os ativos de bolsa.

Publicidade

“Em um momento como este, fundamentos não fazem preço. O que está pegando é uma crise de confiança global, um problema geral de inflação e alta dos juros no mundo inteiro. E aí fica muito difícil, mesmo com o PIB crescendo, convencer alguém a investir no mercado de capitais e tomar risco com um juro neste patamar”, salienta Marcelo Oliveira, CFA e fundador da Quantzed, empresa de tecnologia e educação financeira para investidores.

E a incerteza não vem só do Brasil. O aperto monetário nos Estados Unidos e a possibilidade de que o país entre em uma recessão geram uma onda de aversão ao risco. Nessa toada de instabilidades, a revisão do PIB nacional parece pouco satisfatória e, por isso, foi “amplamente ignorada pelo mercado”, diz Rodrigo Knudsen, gestor da Vitreo.

Para além dos problemas externos, o cenário macroeconômico do Brasil e a bolsa tem outra preocupação em comum, que pode afetar não somente as projeções futuras do PIB, mas também o Ibovespa: a aproximação das eleições presidenciais. “Se antes o momento externo impedia a bolsa de subir fortemente, agora o ambiente interno é a pá de cal que a fez voltar para baixo dos 100 mil pontos. Não podemos ser levianos com a nossa análise, é um momento muito populista do atual governo preocupado com a reeleição, gastando demais, com sérios problemas fiscais”, alerta Knudsen.

O gestor destaca que a recente aprovação da “PEC Kamikaze”, que determina um aumento no valor do Auxílio Brasil, além de uma ajuda de custos aos caminheiros, colocou em cheque o teto de gastos. Com o governo gastando mais, pode ser que os juros tenham que ficar em alta por mais tempo do que o mercado está imaginando – penalizando a bolsa e o nível de atividade econômica.

Publicidade

“É um movimento muito populista que, olhando para frente, você chega a conclusão que talvez os juros não baixem tão rápido quanto poderiam baixar se não tivesse esse problema fiscal. Juro alto é ruim para economia, gera recessão, gera problemas. Por causa disso, o target para o Ibovespa até o fim do ano é de pessimismo, 110 ou 120 mil pontos, não mais que isso”, projeta o gestor da Vitreo.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
Tudo Sobre
  • Atividade econômica
  • Bolsa de valores
  • Conteúdo E-Investidor
  • Ibovespa
  • Juros
  • Produto Interno Bruto (PIB)
Cotações
08/01/2026 18h28 (delay 15min)
Câmbio
08/01/2026 18h28 (delay 15min)

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    Aposta de US$ 30 mil vira mais de US$ 400 mil após captura de Maduro e levanta suspeitas de insider trading

  • 2

    Carteiras recomendadas para janeiro de 2026

  • 3

    Garantia de CDB do Master está em risco? Veja perguntas e respostas para investidores

  • 4

    Nem Venezuela, nem eleições: Ibovespa deve ignorar incertezas e chegar a 192 mil pontos em 2026, diz Ágora

  • 5

    Veja quais ações você deve comprar (ou evitar) em 2026, um ano eleitoral e com Selic menor

Publicidade

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o Estas dicas podem ajudar a refrescar a casa no calor, sem gastar com ar-condicionado
Logo E-Investidor
Estas dicas podem ajudar a refrescar a casa no calor, sem gastar com ar-condicionado
Imagem principal sobre o FGTS: como consultar o saldo retido presencialmente?
Logo E-Investidor
FGTS: como consultar o saldo retido presencialmente?
Imagem principal sobre o Este foi o maior prêmio da história da loteria americana
Logo E-Investidor
Este foi o maior prêmio da história da loteria americana
Imagem principal sobre o Tem direito ao saldo retido do FGTS e não recebeu? Veja o que fazer
Logo E-Investidor
Tem direito ao saldo retido do FGTS e não recebeu? Veja o que fazer
Imagem principal sobre o Aumento da passagem em SP: como ficam os créditos comprados antes?
Logo E-Investidor
Aumento da passagem em SP: como ficam os créditos comprados antes?
Imagem principal sobre o Quando o pagamento do Bolsa Família será antecipado em 2026?
Logo E-Investidor
Quando o pagamento do Bolsa Família será antecipado em 2026?
Imagem principal sobre o Como usar o ventilador estrategicamente para gastar menos na conta de luz?
Logo E-Investidor
Como usar o ventilador estrategicamente para gastar menos na conta de luz?
Imagem principal sobre o CadÚnico: como funciona o sistema de alerta por cores do app
Logo E-Investidor
CadÚnico: como funciona o sistema de alerta por cores do app
Últimas: Mercado
Com pior desempenho em oito anos, o dólar pode cair ainda mais?
Mercado
Com pior desempenho em oito anos, o dólar pode cair ainda mais?

Com apostas em cortes de juros e na sucessão de Jerome Powell, investidores ampliam posições contra a moeda americana

08/01/2026 | 17h43 | Por Anya Andrianova, Bloomberg
Cotas da China derrubam ações de frigoríficos, mas reação do mercado foi exagerada; entenda por quê
Mercado
Cotas da China derrubam ações de frigoríficos, mas reação do mercado foi exagerada; entenda por quê

Imposição de tarifa adicional de 55% de Pequim para carne bovina importada atingiu em cheio JBS, Minerva e Marfrig; veja recomendações e preços-alvo

08/01/2026 | 10h30 | Por Leo Guimarães
Bolsas globais caem com ajuste de risco, dados de emprego nos EUA e tensão envolvendo Venezuela
CONTEÚDO PATROCINADO

Bolsas globais caem com ajuste de risco, dados de emprego nos EUA e tensão envolvendo Venezuela

Patrocinado por
Ágora Investimentos
CDBs do Banco Master: a peça que está impedindo o FGC de pagar os investidores
Mercado
CDBs do Banco Master: a peça que está impedindo o FGC de pagar os investidores

Fundo Garantidor de Crédito irá ressarcir até R$ 250 mil investidos em CDBs do Master, incluindo os juros devidos até a data da liquidação

08/01/2026 | 05h30 | Por Jenne Andrade

X

Publicidade

Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2026 Grupo Estado

notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador