Entenda a visão do BRG para as ações da Vale (Foto: Adobe Stock)
O BTG Pactual segue com recomendação neutra para as ações da Vale (VALE3), mesmo após uma alta de quase 10% dos papéis nos últimos 30 dias. Para o banco, essa recuperação acontece na esteira de um fluxo de notícias positivo para a companhia, mas que tende a ser mais especulativo do que baseado em fundamentos. Por exemplo, um dos gatilhos para a valorização recente foi o anúncio da construção da “maior hidrelétrica do mundo” pelo governo chinês – o que aumentaria a demanda pelo minério de ferro.
Contudo, a visão de longo prazo é de que a China, maior importadora da commodity, ainda está fragilizada. “A situação macroeconômica da China permanece vulnerável (apesar das notícias), exercendo pressão em todo o complexo do aço e criando uma sobrecarga para os preços do minério de ferro“, afirma o BTG, em relatório publicada na quinta-feira (24). O banco ainda alerta para outras possíveis revisões negativas para a mineradora no 2º semestre, em meio a um ambiente de preços mais fracos.
Essa conjuntura faz com que seja necessário uma maior cautela com as ações da Vale. “Optamos por aguardar maior clareza sobre o cenário macroeconômico antes de fazer mudanças significativas”, diz o BTG. “Ainda achamos desafiador identificar um potencial substancial de valorização.”