• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Direto da Faria Lima
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Direto da Faria Lima
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
  • Newsletter
  • Guias Gratuitos
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Mercado

Na mira da reforma tributária, taxação de FIDCs surpreende e preocupa setor

Os FIDCs foram equiparados a serviços de pagamentos e suas atividades podem ficar sujeitas ao CBS e IBS

Por Janize Colaço

09/07/2024 | 19:04 Atualização: 09/07/2024 | 19:09

Fundos de Investimentos em Direitos Creditórios (FIDCs) garantem crédito para micro e pequenas empresas. (Foto: Envato)
Fundos de Investimentos em Direitos Creditórios (FIDCs) garantem crédito para micro e pequenas empresas. (Foto: Envato)

Os Fundos de Investimentos em Direitos Creditórios (FIDCs) estão na mira da reforma tributária. O segundo texto do projeto de lei complementar (PLP 68/2024) incluiu a modalidade de investimento entre as atividades sujeitas à cobrança da nova Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS) e do Imposto sobre Bens e Serviços (IBS).

Leia mais:
  • Entenda sobre o novo imposto de herança na previdência
  • Reforma Tributária: Imposto sobre compra e venda de imóveis pode chegar a 25%
  • Reforma tributária: como o imposto na compra e venda de imóvel pode afetar o seu bolso
Newsletter

Não perca as nossas newsletters!

Selecione a(s) news(s) que deseja receber:

Estou de acordo com a Política de Privacidade do Estadão, com a Política de Privacidade da Ágora e com os Termos de Uso.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

  • Reforma Tributária: Imposto sobre compra e venda de imóveis pode chegar a 25%; entenda

A decisão gerou discussões e até cartas de associações setoriais aos parlamentares que fazem parte do Grupo de Trabalho (GT) da reforma tributária. Isso porque outros fundos ou não foram considerados contribuintes ou poderão escolher a adesão, ao contrário do que ocorreu com os FIDCs. Confira abaixo:

  • Fundos de Investimento Imobiliário (FIIs) de “tijolo”: adesão opcional – o fundo pode escolher recolher os tributos e ter a compensação em créditos;
  • Fundos de Investimento Imobiliário (FIIs) de “papel”: não foram incluídos no novo sistema;
  • Fundos de Investimentos em Cadeias Agroindustriais (Fiagros): não foram incluídos no novo sistema.

No caso dos FDICs, o entendimento é de que eles precisam se enquadrar ao novo sistema, conforme aponta o artigo 190 do relatório, que o incluiu entre os “demais fundos de investimentos que liquidarem antecipadamente recebíveis de arranjos de pagamento”. O artigo 200 completa o entendimento, dizendo que “a liquidação antecipada de recebíveis de arranjos de pagamento será tributada pelo IBS e pela CBS.”

  • Reforma tributária: como o imposto na compra e venda de imóvel pode afetar o seu bolso

Por que os FIDCs são mira de taxação na Reforma Tributária?

A inclusão dos FIDCs no texto da reforma tributária acontece como uma forma de o governo dificultar o uso do fundo como instrumento de diferimento tributário. Isso porque muitas companhias usam desse veículo para antecipar seus recebíveis, caso das fintechs, empresas de pagamentos e credenciadoras de cartões.

Com o relatório, os FIDCs foram equiparados a estes serviços de arranjos de pagamento, inseridos na regra geral de serviços financeiros. Essa categorização implica em operações como credenciamento, captura, processamento e liquidação das transações de pagamento, bem como a liquidação antecipada de recebíveis. Por isso, eles estarão sujeitos ao IBS e à CBS.

A expectativa é de que a votação dos textos seja concluída antes do recesso parlamentar, que começa no próximo 18 de julho.

Preocupações do setor

A Associação Brasileira de Factoring, Securitização e Empresas Simples de Crédito (Abrafesc) anunciou que está preparando emendas de plenário a serem apresentadas ao Congresso. Segundo o presidente da entidade, Hamilton de Brito Junior, não há argumentação técnica que justifique a taxação dos FIDCs em impostos relacionados ao consumo e prestação de serviços.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

“Sem contar o enorme prejuízo para a economia, com o consequente encarecimento do crédito para micro e pequenas empresas. Principalmente as negativadas, que são atendidas pelos Fundos e ignoradas pelos bancos”, diz. Brito ainda aponta que no texto anterior da reforma já havia consenso de que as operações dos FIDCs não seriam tributadas, pois eles não têm personalidade jurídica e nem prestam serviços.

Além da Abrafesc, entre as entidades que expressaram suas preocupações estão a Associação Brasileira de Crédito Digital (ABCD), a Associação Brasileira de Instituições de Pagamentos (Abipag) e a Associação Brasileira de Fintechs (ABFintechs). Eles argumentam que a inclusão dos FIDCs como contribuintes pode desincentivar o seu uso como veículo financeiro de antecipação de recebíveis.

Por que a reforma tributária está falando sobre os FIDCs?

  • Os Fundos de Investimentos em Direitos Creditórios (FIDCs) foram incluídos no segundo texto da reforma tributária;
  • Os FIDCs foram equiparados a fintechs, empresas de pagamentos e credenciadoras de cartões, que liquidam antecipadamente recebíveis de arranjos de pagamento;
  • Com isso, as atividades dos FIDCs estão sujeitas à cobrança da nova Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS) e do Imposto sobre Bens e Serviços (IBS);
  • Outros fundos, como FIIs e Fiagros, ou não foram considerados contribuintes ou poderão escolher a adesão como contribuinte;
  • Entidades do setor expressaram preocupações já que a taxação dos FIDCs poderá encarecer o crédito para micro e pequenas empresas.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
Tudo Sobre
  • Conteúdo E-Investidor
  • Fundo de Investimento em Direitos Creditórios (FIDCs)
  • Fundos
  • Reforma tributária
Cotações
12/01/2026 10h21 (delay 15min)
Câmbio
12/01/2026 10h21 (delay 15min)

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    Quanto economizar para juntar R$ 30 mil em 2026 com o Tesouro Selic?

  • 2

    CDBs do Banco Master: o que fazer agora para receber mais rápido o pagamento do FGC

  • 3

    Por que o seguro de vida virou peça-chave na estratégia da alta renda — e faz sentido também para o pequeno investidor

  • 4

    Reforma tributária: mudança no ITCMD pode elevar custo da sucessão na alta renda

  • 5

    Vale lidera ranking de dividendos em 2025

Publicidade

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o Onde realizar o jogo da Dupla Sena?
Logo E-Investidor
Onde realizar o jogo da Dupla Sena?
Imagem principal sobre o Foi demitido após 23 de dezembro de 2025? Veja se você pode sacar saldo retido do FGTS
Logo E-Investidor
Foi demitido após 23 de dezembro de 2025? Veja se você pode sacar saldo retido do FGTS
Imagem principal sobre o Tele Sena de Ano Novo: veja o calendário de sorteios
Logo E-Investidor
Tele Sena de Ano Novo: veja o calendário de sorteios
Imagem principal sobre o Como apostar na Dupla Sena?
Logo E-Investidor
Como apostar na Dupla Sena?
Imagem principal sobre o Lotomania: como são distribuídos os prêmios?
Logo E-Investidor
Lotomania: como são distribuídos os prêmios?
Imagem principal sobre o Prova de vida 2026: como fazer procedimento pelo órgão pagador?
Logo E-Investidor
Prova de vida 2026: como fazer procedimento pelo órgão pagador?
Imagem principal sobre o Como apostar na Lotomania?
Logo E-Investidor
Como apostar na Lotomania?
Imagem principal sobre o FGTS: 12 cidades que têm saque calamidade liberado até janeiro de 2026
Logo E-Investidor
FGTS: 12 cidades que têm saque calamidade liberado até janeiro de 2026
Últimas: Mercado
“Venezuela é inviável”: ExxonMobil alerta Trump e fecha a porta para bilhões no petróleo
Mercado
“Venezuela é inviável”: ExxonMobil alerta Trump e fecha a porta para bilhões no petróleo

Em reunião na Casa Branca, CEO da maior petroleira dos EUA afirma que expropriações, insegurança jurídica e regras atuais inviabilizam novos investimentos no país

12/01/2026 | 10h02 | Por Isabela Ortiz
Mercados globais recuam com temores sobre autonomia do Fed e aumentam aversão ao risco
CONTEÚDO PATROCINADO

Mercados globais recuam com temores sobre autonomia do Fed e aumentam aversão ao risco

Patrocinado por
Ágora Investimentos
Ibovespa hoje: Focus e dados de atividade pautam os negócios; autonomia do Fed em xeque adiciona cautela à sessão
Mercado
Ibovespa hoje: Focus e dados de atividade pautam os negócios; autonomia do Fed em xeque adiciona cautela à sessão

Cautela no exterior pode limitar o fôlego da B3, embora a alta do minério traga ânimo e ajuda a sustentar o índice

12/01/2026 | 04h30 | Por Camilly Rosaboni
Agenda de segunda-feira (12): Boletim Focus no Brasil e discursos do Fed movimentam os mercados
Mercado
Agenda de segunda-feira (12): Boletim Focus no Brasil e discursos do Fed movimentam os mercados

Semana começa com projeções do mercado no Brasil, leilões de títulos na Europa e nos EUA e falas de dirigentes do Federal Reserve no radar dos investidores

12/01/2026 | 04h30 | Por Isabela Ortiz

X

Publicidade

Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2026 Grupo Estado

notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador