• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Direto da Faria Lima
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Direto da Faria Lima
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
  • Newsletter
  • Guias Gratuitos
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Mercado

Especialistas em mercado comentam a saída de André Brandão do Banco do Brasil

Indicado pelo Ministério da Economia, Fausto de Andrade será o 3º presidente do banco no governo Bolsonaro

Por Luiz Felipe Simões

19/03/2021 | 15:45 Atualização: 19/03/2021 | 16:08

André Brandão sai após crise com Bolsonaro por programa de reestruturação. Foto: Dida Sampaio/Estadão
André Brandão sai após crise com Bolsonaro por programa de reestruturação. Foto: Dida Sampaio/Estadão

André Brandão, CEO do Banco do Brasil (BBAS3) renunciou ao cargo, colocando um fim à novela que se iniciou em janeiro. Ao contrário do que se esperava, as ações do BB começaram o dia com tendência de alta nos primeiros 30 minutos de pregão, depois seguiram em trajetória de queda até às 11h35, quando começaram a subir novamente. Atualmente, às 14h24, os papéis da companhia estão com leve alta de 0,79%, cotados a R$ 30,68.

Leia mais:
  • MP da Eletrobras é ‘enrolação’? Veja a opinião de analistas
  • Gestora do Banco do Brasil tem a maior captação líquida de 2020
  • O risco político está de volta às estatais?
Newsletter

Não perca as nossas newsletters!

Selecione a(s) news(s) que deseja receber:

Estou de acordo com a Política de Privacidade do Estadão, com a Política de Privacidade da Ágora e com os Termos de Uso.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Tudo começou com o plano de reorganização estrutural do Banco do Brasil, que planejava economizar até R$ 2,7 bilhões até 2025.  O presidente Jair Bolsonaro não gostou, pois o projeto previa demitir 5 mil colaboradores e fechar 361 unidades do banco.

Para o lugar de Brandão, o governo indicou Fausto de Andrade, atual diretor da BB Administradora de Consórcios. Ele pode ser o terceiro executivo a comandar o banco no governo Bolsonaro. De acordo com o Ministério da Economia, Andrade ainda precisará ser aprovado pelo Comitê de Pessoas, Remuneração e Elegibilidade do BB.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Com isso, o que podemos esperar das ações do BB? O E-Investidor conversou com especialistas para saber.

Ações

No acumulado de 2021, as ações do BB estão em baixa de 19,59%. Para José Francisco Cataldo, head de research da Ágora Investimentos, ontem mesmo o mercado já antecipou um pouco esta queda. “Na verdade, o que acontece é que a saída de Brandão já estava sendo esperada há um mês e, ontem, o executivo acabou formalizando o pedido de demissão”, diz.

Na visão de Cataldo, essas decisões de mudança sendo tomadas de maneira rápida tendem a ser melhores para as ações. ”O que é melhor do que deixar o cargo sem um nome por muito tempo”, diz.

Sob o comando de Brandão, o Banco do Brasil vinha realizando um trabalho de reduzir custos no BB, assim como os seus pares privados, que estão sendo atacados pelas fintechs. O objetivo dos bancões é oferecer os mesmos produtos, só que mais baratos, aumentando assim suas rentabilidades.

Segundo Bruce Barbosa, sócio da Nord Research, a saída do presidente do Banco do Brasil é bastante negativa para quem olha os resultados do banco. “Isso é negativo para o investidor porque o poder que o BB tinha de economizar e, assim, aumentar a sua rentabilidade lá na frente, além de aumentar a sua competitividade”, diz.

Publicidade

O BB, assim como as demais estatais, vinha sofrendo após o episódio da demissão de Roberto Castello Branco da presidência da Petrobrás.

Na visão de Barbosa, outra pessoa será colocada no lugar de Brandão, mas os atritos devem continuar. “Antes de cortar funcionários e reduzir agências, ele vai ter que checar com o Presidente da República, que vai, obviamente, ser contra isso porque está mais preocupado com a popularidade deles do que com os lucros do BB”,diz.

Já para Victor Carvalho, analista de equities da Investmind, a indicação de Fausto de Andrade parece ter sido alinhada com os setores mais de centro do governo. “Isso nos traz uma esperança de redução nos conflitos com Jair Bolsonaro. Se Fausto Ribeiro conseguir continuar tocando o plano de reestruturação, seguimos com o mesmo viés otimista para as ações”, conclui.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
O que este conteúdo fez por você?

Informe seu e-mail

Tudo Sobre
  • bbas3
Cotações
01/12/2025 4h54 (delay 15min)
Câmbio
01/12/2025 4h54 (delay 15min)
Banco do Brasil (BBAS3)

Banco do Brasil (BBAS3)

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    Conheça o investimento sustentável que lidera o ranking de rentabilidade em 2025; só 425 cotistas investem nele

  • 2

    Black Friday 2025 da Bolsa: 10 ações baratas para turbinar seus dividendos com retorno acima de 8%

  • 3

    Black Friday 2025: comprou e se arrependeu? Veja como recuperar o dinheiro

  • 4

    Ibovespa hoje: Natura (NATU3) salta 4,5%; Hapvida (HAPV3) tomba 6% e cai 19% na semana

  • 5

    Dividendos extraordinários no teto levam ação VALE3 ao maior nível desde março de 2023; veja recomendações e preços-alvo

Publicidade

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o Este é um dos conselhos de Warren Buffett para a Geração Z
Logo E-Investidor
Este é um dos conselhos de Warren Buffett para a Geração Z
Imagem principal sobre o S&P 500: o que é o índice?
Logo E-Investidor
S&P 500: o que é o índice?
Imagem principal sobre o Resultado da Mega-Sena 2945: HORÁRIO ALTERADO; veja quando saem números
Logo E-Investidor
Resultado da Mega-Sena 2945: HORÁRIO ALTERADO; veja quando saem números
Imagem principal sobre o 13º salário do INSS: veja calendário de novos pagamentos em 2025
Logo E-Investidor
13º salário do INSS: veja calendário de novos pagamentos em 2025
Imagem principal sobre o PAT: como vai funcionar a interoperabilidade entre cartões?
Logo E-Investidor
PAT: como vai funcionar a interoperabilidade entre cartões?
Imagem principal sobre o Próxima Tele Sena irá comemorar o Natal
Logo E-Investidor
Próxima Tele Sena irá comemorar o Natal
Imagem principal sobre o Loteria Federal: quais são os tipos de premiação?
Logo E-Investidor
Loteria Federal: quais são os tipos de premiação?
Imagem principal sobre o Bolsa Família: 3 meios para sacar o benefício
Logo E-Investidor
Bolsa Família: 3 meios para sacar o benefício
Últimas: Mercado
Ibovespa hoje abre semana atento a PMIs globais e discurso de Powell
Mercado
Ibovespa hoje abre semana atento a PMIs globais e discurso de Powell

Indicadores industriais nos EUA, Focus no Brasil e fala de Powell devem guiar um pregão de maior volatilidade após o recorde histórico do último pregão de sexta-feira (28)

01/12/2025 | 04h00 | Por Igor Markevich
Ibovespa hoje: Natura (NATU3) salta 4,5%; Hapvida (HAPV3) tomba 6% e cai 19% na semana
Mercado
Ibovespa hoje: Natura (NATU3) salta 4,5%; Hapvida (HAPV3) tomba 6% e cai 19% na semana

Índice da B3 fechou em alta com apoio do desempenho das ações da Vale (VALE3) e do Itaú (ITUB4)

28/11/2025 | 20h01 | Por Beatriz Rocha
Ibovespa na semana: Hapvida (HAPV3) desaba quase 20%; Vamos (VAMO3) é maior alta
Mercado
Ibovespa na semana: Hapvida (HAPV3) desaba quase 20%; Vamos (VAMO3) é maior alta

O Ibovespa subiu 2,78% na última semana de novembro, fechando no patamar recorde de 159.072,13 pontos

28/11/2025 | 19h36 | Por Jenne Andrade
Ibovespa fecha novembro nas alturas; veja as melhores ações e as perspectivas para dezembro
Mercado
Ibovespa fecha novembro nas alturas; veja as melhores ações e as perspectivas para dezembro

Ibovespa fecha novembro em alta pelo quarto mês consecutivo, o nono de valorização em 2025, quebrando um recorde atrás do outro

28/11/2025 | 18h51 | Por Leo Guimarães

X

Publicidade

Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2025 Grupo Estado

notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador