No varejo de moda, C&A teve o pior desempenho entre as small caps em maio. (Foto: Envato)
As ações da empresa do setor de varejo de moda C&A tiveram o pior desempenho no mês de maio entre as companhias que compõem o Índice Small Cap (SMLL) da B3. Um levantamento realizado pelo buscador de investimentos Yubb mostra que a CEAB3 desvalorizou 29,32% no período, seguida de Espaçolaser (ESPA3) e Oncoclinicas (ONCO3), que acumularam queda no mês de 27,10% e 22,73%, respectivamente.
As small caps são ações de empresas consideradas de baixa capitalização de mercado, segmento que vem sofrendo na bolsa desde o início do ciclo de alta na taxa de juros no ano passado.
Em abril, após a temporada de divulgação dos balanços do quarto trimestre de 2021 das empresas listadas na B3, a relação de preço e lucro (P/L) das small caps chegou a 7,1 vezes, o menor valor mensal desde setembro de 2015 de acordo com um levantamento feito pela TC/Economatica naquele mês.
Enquanto algumas empresas caíram mais de 20% em maio, na outra ponta, teve quem conseguiu engatar uma recuperação. O movimento de alta no mês entre as small caps foi liderado pelas ações do Traders Club (TRAD3), que subiram 33,40%. Este é o segundo mês consecutivo que a TRAD3 lidera as altas entre as empresas que compõem o SMLL.
Quem também apresentou alta foram os papéis de Log-In (LOGN3) e Getnet (GETT11), que valorizaram 32,71% e 31,47% no mês, respectivamente. Confira o ranking completo: