• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Direto da Faria Lima
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Direto da Faria Lima
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
  • Newsletter
  • Guias Gratuitos
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Mercado

Tudo que você precisa saber para encarar o mercado em novembro

Mês já começa em meio a uma agenda com potencial de fazer preço nos ativos: balanços e Super Quarta

Por Leo Guimarães

01/11/2023 | 9:00 Atualização: 22/11/2023 | 14:54

Haddad: fim o JCP é uma das medidas com o objetivo de elevar a arrecadação (Foto:  Reuters/ Adriano Machado)
Haddad: fim o JCP é uma das medidas com o objetivo de elevar a arrecadação (Foto: Reuters/ Adriano Machado)

Novembro começou sob o ruído das declarações do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, colocando sob (mais) desconfiança o compromisso do governo em cumprir sua própria meta fiscal e sua capacidade de pagar a dívida pública.

Leia mais:
  • Esta renda fixa bate todos os investimentos e fundos já correm para ela
  • O que muda com a taxação de Lula aos fundos exclusivos?
  • Famílias antecipam herança com medo de impostos da Reforma Tributária
Newsletter

Não perca as nossas newsletters!

Selecione a(s) news(s) que deseja receber:

Estou de acordo com a Política de Privacidade do Estadão, com a Política de Privacidade da Ágora e com os Termos de Uso.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Além disso, o mês já começa com uma agenda que tem grande potencial de fazer preço nos ativos, com temporada de balanços em curso no Brasil e nos Estados Unidos e uma Super-Quarta (1º), quando haverá as decisões sobre os juros nos dois países. “A gente terá um mês bastante agitado”, resume o sócio da Multinvest, Osvaldo Moraes.

  • Confira também: As carteiras recomendadas para novembro

Apesar de uma visão benigna em relação à inflação brasileira, o que deverá diminuir a pressão sobre o Banco Central (BC), o cenário macroeconômico e geopolítico segue pesando, principalmente no que diz respeito à escalada de preços na maior economia do mundo.

Com isso, os analistas que não se dizem preocupados, afirmam que estão “cautelosamente otimistas com o cenário de Bolsa local”, como avalia o chefe de inovação do TC Pandhora, Isaías Lopes.

Pró-cíclicos e bancos

Dada a maior desconfiança externa, e uma visão interna mais otimista, Lopes diz que os papéis que se beneficiam da melhora do mercado brasileiro tendem a mostrar melhor desempenho.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Por outro lado, é esperado que as empresas mais endividadas mostrem desempenhos ruins na Bolsa e nos resultados do trimestre. “As companhias mais alavancadas vão sofrer com as despesas financeiras devido ao ainda alto nível de juros no Brasil”, contextualiza o sócio da Oriz Partners, Luiz Azevedo.

“Temos uma visão mais cautelosa em relação ao setor de varejo, mas, por outro lado, isso já está no preço. Precisamos monitorar os balanços para ver se vêm melhores ou piores”, destaca o gestor.

Com os bancos, o mesmo nível de cautela. É esperado que as instituições mais sensíveis à inadimplência sejam penalizadas após a divulgação de resultados. “A dinâmica da Bolsa em novembro será fortemente influenciada pelos resultados do terceiro trimestre das grandes empresas”, avalia Sidney Lima, analista da Ouro Preto Investimentos.

Neste sentido, há quem espere resultados positivos. “No primeiro semestre a gente verificou balanços resilientes e a gente espera que se mantenham assim no terceiro trimestre”, diz o sócio da Finacap, Luiz Fernando Araújo. Apesar da desaceleração da economia e dos juros, diz o gestor, “a gente acredita que as empresas estão performando bem e podem trazer surpresas positivas”.

Reforma tributária no radar

No Congresso, a reforma tributária também pode acender uma luz amarela na questão do déficit público, ditando parte da volatilidade na Bolsa esperada para o mês.

Publicidade

Nas discussões sobre a taxação sobre renda sairão o novo formato tributário dos fundos fechados e offshores (exterior) que mexem com a decisão dos maiores investidores. O mês ainda será marcado por dois feriadões, de Finados (2) e da República (15) que têm o potencial de arrefecer as discussões no Congresso e arrastar os temas para dezembro, mês de recesso parlamentar. “Não sei dizer se o mercado vai ficar tranquilo diante dessas incertezas”, avalia Moraes da Multinvest.

A reformulação do juros sobre capital próprio (JCP) também poderá afetar a expectativa de lucro de um grande número de empresas listadas.

  • Saiba mais: É hora de sair de ações que distribuem JCP?

Ainda em relação à questão fiscal, o gestor da Hike Capital, Ângelo Belitardo, diz que não enxerga ganhos consistentes no Ibovespa para novembro devido à alta do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviço (ICMS) sobre combustíveis a partir de fevereiro. Ele lembra da decisão do Confaz que anunciou alta importante do tributo. “A visão otimista para a inflação doméstica está sendo ofuscada com isso”, diz o gestor.

Juros, juros e juros

Sobre os juros, as taxas norte-americanas pagando acima de 5% em títulos de 10 anos, porcentual mais alto desde a crise de 2008, ainda deverão drenar mais os recursos dos investidores internacionais, com o dinheiro na Bolsa minguando e menos gente disposta a apostar no risco.

No Brasil, as recentes declarações de Lula sobre a meta fiscal acende mais atenção sobre o comunicado do Comitê de Política Monetária (Copom) a respeito do anúncio da taxa. Nos EUA, a resiliência da economia também deixa os olhos do mercado abertos para a ata do Federal Reserve (Fed, o banco central americano).

As duas reuniões, tanto do Copom, no Brasil, quanto do Fomc (órgão americano equivalente ao Copom), nos Estados Unidos, terminam no dia 1º de novembro.

  • Veja também: Esta renda fixa bate todos os investimentos e fundos já correm para ela 

José Eduardo Daronco, analista da Suno Research, diz que a política monetária ditará os preços na Bolsa, que deverá continuar sofrendo em novembro. Na opinião dele, a renda variável vai se manter na baixa “até haver uma sinalização melhor da possibilidade dos juros caírem dos dois dígitos no Brasil”.

Commodities e os gráficos

Outro assunto que deixa os agentes financeiros com o radar ligado é a guerra no Oriente Médio, com o risco de o conflito se alastrar pela região. A instabilidade na grande região produtora seguirá fazendo preço no petróleo e beneficiando as empresas do setor.

Publicidade

A China também está no radar dos analistas, mas sob uma ótica otimista, que pode indicar ganhos para os papéis ligados ao minério de ferro. Ganhos da Vale (VALE3) e outras siderúrgicas podem reduzir a pressão negativa sobre o Ibovespa, reflexo das “recentes medidas de apoio econômico ao setor de construção civil por parte do governo chinês”, destaca Belitardo da Hike Capital.

Para quem acompanha o sobe e desce das ações sob o prisma da análise técnica, é esperado que novembro traga uma performance positiva. “A recuperação é provável. Estamos vindo de três meses de queda. A Bolsa sempre tem esse movimento alternado de alta e baixa”, avalia Luiz Fernando Araújo, sócio da Finacap.

Ele lembra que o movimento de baixa foi causado principalmente pelos juros nos EUA, que forçaram a saída de capital do Brasil.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
O que este conteúdo fez por você?

Informe seu e-mail

Tudo Sobre
  • bolsa
  • Copom
  • déficit
  • Federal Reserve
  • Juros
Cotações
02/10/2025 5h06 (delay 15min)
Câmbio
02/10/2025 5h06 (delay 15min)

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    Dólar tem queda em setembro e amplia perdas no ano para 13,8%; qual a projeção para outubro?

  • 2

    As melhores ações para investir em outubro, segundo 8 bancos e corretoras

  • 3

    Bitcoin encerra setembro com alta e shutdown nos EUA indica que outubro pode ser ainda melhor

  • 4

    Alta agressiva no radar: Tesouro IPCA+ pode chegar a 22% com ajuste nos juros

  • 5

    Risco de shutdown nos EUA: veja como a paralisação da máquina pública pode afetar o bitcoin

Publicidade

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o Bolsa família: veja o calendário de outubro e como receber o seu benefício
Logo E-Investidor
Bolsa família: veja o calendário de outubro e como receber o seu benefício
Imagem principal sobre o Qual é a loteria com maiores chances de ganhar no Brasil? Veja probabilidades
Logo E-Investidor
Qual é a loteria com maiores chances de ganhar no Brasil? Veja probabilidades
Imagem principal sobre o Quantas pessoas já ganharam na +Milionária? A resposta surpreende
Logo E-Investidor
Quantas pessoas já ganharam na +Milionária? A resposta surpreende
Imagem principal sobre o Bolsa Família: veja o que pode fazer você perder o benefício em 2025
Logo E-Investidor
Bolsa Família: veja o que pode fazer você perder o benefício em 2025
Imagem principal sobre o Se tivesse investido US$ 1.000 na Berkshire Hathaway, de Warren Buffett, há 10 anos, este seria o resultado
Logo E-Investidor
Se tivesse investido US$ 1.000 na Berkshire Hathaway, de Warren Buffett, há 10 anos, este seria o resultado
Imagem principal sobre o Tele Sena: como fazer o resgate do valor pago?
Logo E-Investidor
Tele Sena: como fazer o resgate do valor pago?
Imagem principal sobre o Quais as diferenças entre a Tele Sena física e a digital?
Logo E-Investidor
Quais as diferenças entre a Tele Sena física e a digital?
Imagem principal sobre o MEIs atingidos por enchentes tem direito a benefício do estado; conheça o programa
Logo E-Investidor
MEIs atingidos por enchentes tem direito a benefício do estado; conheça o programa
Últimas: Mercado
Ibovespa hoje: GPA (PCAR3) e Braskem (BRKM5) disparam; Vamos (VAMO3) tomba 4%
Mercado
Ibovespa hoje: GPA (PCAR3) e Braskem (BRKM5) disparam; Vamos (VAMO3) tomba 4%

Índice começou outubro no campo negativo, enquanto Bolsas de Nova York subiram com dados de emprego

01/10/2025 | 19h01 | Por Beatriz Rocha
“Não entraria neste momento no S&P 500”, diz Dalton Gardimam, da Ágora
Mercado
“Não entraria neste momento no S&P 500”, diz Dalton Gardimam, da Ágora

Para o economista-chefe da corretora, o mercado americano está muito dependente das Sete Magníficas

01/10/2025 | 18h01 | Por Beatriz Rocha
‘Shutdown’ nos EUA: paralisação da máquina pública afeta o investidor brasileiro?
Mercado
‘Shutdown’ nos EUA: paralisação da máquina pública afeta o investidor brasileiro?

Impasse orçamentário no Congresso dos Estados Unidos pode suspender divulgação de dados de emprego e deixar Banco Central americano no 'escuro'

01/10/2025 | 12h58 | Por Daniel Rocha
Inadimplência do agro piora e recuperação do Banco do Brasil (BBAS3) em 2026 está em xeque, diz Itaú BBA
Mercado
Inadimplência do agro piora e recuperação do Banco do Brasil (BBAS3) em 2026 está em xeque, diz Itaú BBA

Calote total para o agro piorou 0,7 ponto porcentual em agosto, na comparação anual, para 5,1%

01/10/2025 | 10h17 | Por Bruno Andrade

X

Publicidade

Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2025 Grupo Estado

Logo do 'News E-Investidor'

Ao fornecer meu dados, declaro estar de acordo com a Política de Privacidade do Estadão e com os Termos de Uso.

Obrigado por se inscrever! A partir de agora você receberáas melhores notícias em seu e-mail!
notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador