• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
  • Newsletter
  • Guias Gratuitos
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Investimentos

O que farão os super-ricos com a taxação de Lula aos fundos exclusivos?

No fim de agosto, o governo publicou uma Medida Provisória que tributa os rendimentos desta classe de ativos

Por Daniel Rocha

08/09/2023 | 3:00 Atualização: 08/09/2023 | 8:55

Os fundos exclusivos de investimentos fechados são conhecidos como os fundos dos “super-ricos”. Imagem de v.ivash no Freepik
Os fundos exclusivos de investimentos fechados são conhecidos como os fundos dos “super-ricos”. Imagem de v.ivash no Freepik

Os fundos exclusivos de investimentos fechados, também conhecidos como fundos dos “super-ricos”, perderam o benefício tributário com a publicação da Medida Provisória (MP) 1.184/2023, no dia 28 de agosto. O documento estabelece alíquotas de 15% a 20% sobre os rendimentos e a cobrança deve ser feita duas vezes ao ano, modalidade conhecida como regime come-cotas. Antes da MP, o imposto só era deduzido quando os investidores realizavam o resgate do valor aplicado.

Leia mais:
  • Governo muda regra de IR e 136 fundos são afetados. Veja quais são eles
  • O que rende mais na renda fixa com a Selic atual: CDB, LCI ou LCA?
  • Vai investir em FIIs? Veja as recomendações para setembro
Imagem de background da newsletter Imagem de background da newsletter no mobile
News E-Investidor

Assine a nossa newsletters e receba notícias sobre economia, negócios e finanças direto em seu e-mail

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Com a perda do benefício a partir da publicação da medida, gestores afirmam que, em um primeiro momento, a tendência é que os investidores continuem dando prioridade aos fundos exclusivos fechados para rentabilizar o próprio patrimônio, pois a estrutura deste instrumento financeiro facilita a sucessão dos recursos para os herdeiros.

“Muitos utilizam esses instrumentos para a sucessão patrimonial. Então, não necessariamente vão ficar ineficientes”, diz Mário Kepler, sócio e senior Portfolio Manager na Portofino Multi Family Office. A percepção do especialista está respaldada na movimentação financeira feita pelos investidores super-ricos que possuem um fundo exclusivo.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Os dados da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitai (Anbima) mostram que, de janeiro a agosto deste ano, tais fundos registraram captação líquida (diferença entre os aportes e os resgates) de R$ 44 bilhões. O período coincide com o início das discussões sobre a tributação dos fundos exclusivos fechados pelo Ministério da Fazenda. Relembre esses detalhes nesta reportagem.

Assim, ainda deve permanecer entre investidores que buscam os fundos por causa da isenção tributária dúvidas quanto à rentabilidade desse instrumento financeiro, segundo Kepler. “Esse investidor vai precisar fazer conta novamente para avaliar se ainda vale a pena”, diz o especialista.

Quais ativos podem ganhar competitividade?

A percepção de Kepler não é consenso no mercado. Há especialistas que acreditam que, caso a MP 1.184 seja aprovada no Congresso sem alterações e vire lei, a tendência é que o capital fuja em direção aos fundos de previdência. “Os fundos de previdência que não têm o regime come-cotas e ainda possuem o imposto regressivo que pode chegar até 10%”, cita Marco Bismarchi, sócio e gestor da TAG Investimentos.

As debêntures incentivadas, as Letras de Crédito Imobiliário (LCIs), as Letras de crédito do agronegócio (LCAs) e outros investimentos isentos de IR também podem entrar no radar dos super-ricos. “Pode ser que os investidores decidam mudar o seu domicílio fiscal para um país que haja benefícios tributários”, acrescenta Bismarchi.

  • Veja também: Governo muda regra de IR e 136 fundos são afetados. Veja quais são eles

Vale lembrar que a medida provisória tem efeito imediato, mesmo ainda em trâmite no Congresso. No entanto, o texto precisa ser aprovado em até 120 dias, tanto na Câmara dos Deputados quanto no Senado, para que possa virar lei. Caso isso não aconteça, a decisão do governo perde eficácia.

Devido a esse prazo, alguns gestores preferem aguardar os desdobramentos da pauta no Congresso para avaliar os efeitos da iniciativa a partir do seu texto final. “Pode ser que a MP não seja aprovada ou, se for aprovada, sofra várias modificações ao ponto de tornar a classe de ativos ainda atrativa”, avalia José Bechara, sócio e diretor de gestão da Órama Singular.

Publicidade

O que são os fundos exclusivos de investimento?

Os fundos exclusivos de investimentos fechados ganham o termo “exclusivo” porque são instrumentos com apenas um cotista. Em função dessa característica, os produtos possuem um portfólio personalizado, organizado por um gestor de fundos profissional, de acordo com os objetivos de investimento do único cotista.

Segundo a Genial Investimentos, como são produtos personalizados, esse instrumento financeiro costuma ter custos elevados. Taxa de administração (para remunerar a gestão), de performance e de custódia, além de gastos com auditoria, são algumas despesas comuns nos fundos exclusivos. Por isso, mesmo que a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) não exija um valor mínimo para a criação desses fundos, o investidor interessado neles para rentabilizar seus recursos precisa de um patrimônio bastante elevado.

Para que operem dentro da regulamentação, os fundos exclusivos devem ser registrados junto à CVM e à Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima) no momento de sua criação. Veja os detalhes nesta reportagem.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
O que este conteúdo fez por você?

Informe seu e-mail

Tudo Sobre
  • Anbima
  • Conteúdo E-Investidor
  • Fundos de investimento
  • Investimentos
Cotações
03/07/2025 23h54 (delay 15min)
Câmbio
03/07/2025 23h54 (delay 15min)

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    Imposto de Renda 2025: é possível saber em qual lote vou receber a restituição? Saiba como

  • 2

    Governo pode barrar o corte do IOF; vale antecipar a compra de dólar?

  • 3

    Dólar mais barato: veja as contas globais que cortaram o IOF e prometem reembolsos

  • 4

    Bolsa de Valores a 160 mil pontos? Veja as projeções dos bancos para o 2º semestre de 2025

  • 5

    O que é IOF e como funciona?

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o Os melhores fundos imobiliários para investir em julho de 2025, segundo 7 bancos e corretoras
Logo E-Investidor
Os melhores fundos imobiliários para investir em julho de 2025, segundo 7 bancos e corretoras
Imagem principal sobre o Golpe do boleto falso: veja como identificar e fuja da cilada
Logo E-Investidor
Golpe do boleto falso: veja como identificar e fuja da cilada
Imagem principal sobre o Quanto custa o whisky que só pode ser consumido após ser quebrado?
Logo E-Investidor
Quanto custa o whisky que só pode ser consumido após ser quebrado?
Imagem principal sobre o Como funciona a pontuação do Ibovespa? Entenda o que os pontos significam
Logo E-Investidor
Como funciona a pontuação do Ibovespa? Entenda o que os pontos significam
Imagem principal sobre o Quais são as 7 famílias mais ricas dos Estados Unidos? Veja ranking
Logo E-Investidor
Quais são as 7 famílias mais ricas dos Estados Unidos? Veja ranking
Imagem principal sobre o Warren Buffett ou Dave Ramsey? Veja como cada um lida com 4 tópicos financeiros importantes
Logo E-Investidor
Warren Buffett ou Dave Ramsey? Veja como cada um lida com 4 tópicos financeiros importantes
Imagem principal sobre o Bill Gates revela onde pretende investir grande parte de sua fortuna bilionária
Logo E-Investidor
Bill Gates revela onde pretende investir grande parte de sua fortuna bilionária
Imagem principal sobre o 4 conselhos de Warren Buffett que continuam funcionando depois de anos
Logo E-Investidor
4 conselhos de Warren Buffett que continuam funcionando depois de anos
Últimas: Investimentos
Gestora Legacy adota posição short em BB e diz que mercado subestima riscos para banco estatal
Direto da Faria Lima
Gestora Legacy adota posição short em BB e diz que mercado subestima riscos para banco estatal

Gestora com R$ 20 bilhões sob gestão faz alerta à deterioração da inadimplência da carteira do agro, que já bateu nos resultados do BB e deve piorar

03/07/2025 | 16h06 | Por Luíza Lanza
Os melhores fundos imobiliários para investir em julho, segundo 7 bancos e corretoras
Investimentos
Os melhores fundos imobiliários para investir em julho, segundo 7 bancos e corretoras

O último mês foi marcado por novas propostas de tributação do governo para a indústria de FIIs

03/07/2025 | 13h00 | Por Beatriz Rocha
Ifix desafia Selic de 15% e tem melhor semestre desde 2019; é hora de comprar FIIs?
Investimentos
Ifix desafia Selic de 15% e tem melhor semestre desde 2019; é hora de comprar FIIs?

O índice de referência para os fundos imobiliários subiu 11,79% nos primeiros seis meses do ano

03/07/2025 | 13h00 | Por Daniel Rocha
Wise lança aplicação com rendimento atrelado ao dólar, euro e libra
Investimentos
Wise lança aplicação com rendimento atrelado ao dólar, euro e libra

Nova ferramenta poderá ser acessada diretamente pelo aplicativo da Wise e estará disponível ainda nesta semana

03/07/2025 | 12h38 | Por Beatriz Rocha
Ver mais

Publicidade

Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2025 Grupo Estado

Logo do 'News E-Investidor'

Ao fornecer meu dados, declaro estar de acordo com a Política de Privacidade do Estadão e com os Termos de Uso.

Obrigado por se inscrever! A partir de agora você receberáas melhores notícias em seu e-mail!
notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador