Mercado

Tudo o que você precisa saber sobre o Pix

Serviço está disponível para todos os brasileiros a partir desta segunda (16)

Tudo o que você precisa saber sobre o Pix
Banco Central tem novas estratégias para o Pix, por isso é bom ficar de olho em como funciona o Pix parcelado. (Cris Faga/ Pagos)
  • Diferencial do produto é a gratuidade para pessoas físicas e a disponibilidade 24 horas por dia, sete dias da semana
  • Chaves Pix são o “endereço” da conta para onde o valor será transferido: podem ser CPF/CNPJ, e-mail, número do celular ou QR Code
  • Por se tratar de um serviço instantâneo, o Pix é irreversível, daí a necessidade de conferir com cuidado os dados do destinatário

Todos os brasileiros começam a ter acesso ao Pix, o novo serviço de pagamentos e transferências digitais do Banco Central (BC), a partir desta segunda-feira (16). O grande diferencial do produto é a sua gratuidade para pessoas físicas e a disponibilidade 24 horas por dia, durante os sete dias da semana (inclusive feriados), para transações instantâneas.

Concorrente de peso para o TED, DOC, dinheiro em espécie e cartão de débito, há mais de 600 instituições financeiras licenciadas para oferecer o produto. Até a última quinta-feira (12), foram cadastradas mais de 68 milhões de chaves Pix, segundo o BC.

Apesar da grande adesão, o serviço ainda gera dúvidas para muita gente. Por isso, o E-Investidor separou e explicou alguns dos principais questionamentos em relação ao Pix.

O que são as chaves Pix?

As chaves Pix são o “endereço” da conta para onde o valor será enviado. Elas são cadastradas e acessadas pelos aplicativos ou sites dos bancos, fintechs ou cooperativas de crédito.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Quatro tipos de chave podem ser cadastradas, todas com a mesma finalidade, a única diferença é o dado usado para a sua criação. Pode ser CPF/CNPJ, endereço de e-mail, número do telefone celular ou EVP (sequência alfanumérica de 32 dígitos, com a qual será possível criar um QR Code).

É possível criar mais do que quatro chaves, caso a pessoa tenha mais de um e-mail ou celular. Porém, cada chave funciona apenas para a conta para a qual foi criada. Por exemplo: se você cadastrar o seu CPF como chave da conta do banco X, o documento não poderá ser usado como chave do banco Y.

Se o cliente tem uma conta poupança e uma conta corrente na mesma instituição, é preciso cadastrar uma chave para cada uma delas. O mesmo raciocínio vale para quem é cliente pessoa física e pessoa jurídica – cada conta exige uma chave, ainda que elas estejam no mesmo banco.

As chaves podem ser excluídas a qualquer momento. É possível, ainda, a portabilidade da chave de uma instituição para outra.

Como realizar ou receber transferências/pagamentos com o Pix?

Com as chaves criadas, para fazer a transferência basta selecionar a opção Pix no site ou aplicativo da instituição financeira, inserir os dados da chave do destinatário e confirmar a operação, que será concluída em questão de segundos. Portanto, para receber um valor basta ceder a informação da chave da instituição para quem fará a transferência.

Já no caso dos QR Codes, é preciso ler o código com a câmera do celular para realizar a transferência. Para receber, é só permitir que leiam o seu código.

Publicidade

Cuidados com o Pix

Por se tratar de um serviço instantâneo, o Pix é irreversível. É muito importante ficar atento para não cair em fraudes na hora do cadastramento da chave ou na sua utilização.

Antes de tudo, é fundamental saber que as chaves só podem ser cadastradas diretamente no site ou aplicativo da instituição onde a pessoa tem conta. Não é preciso ceder qualquer informação além dos dados já citados para a criação da chave Pix.

Dessa forma, qualquer mensagem, e-mail ou ligação solicitando informações extras, e até mesmo direcionando o cliente para outro ambiente virtual a fim de realizar o processo, devem ser ignorados. Segundo a empresa de soluções em cibersegurança Kaspersky, mais de 30 domínios falsos com o termo “Pix” foram criados só no primeiro dia em que o cadastramento da chave foi liberado.

Já na hora de realizar a transação, sempre confira se o dado do destinatário está de acordo com o local ou pessoa. É recomendado ainda não comprar nada em sites desconhecidos, pois não há como contestar a transferência em caso de golpe.

Há limite no número de transações e valor?

O BC não estabeleceu qualquer limite, seja para o número de operações ou os valores envolvidos. Porém, nada impede que as instituições financeiras fixem um teto para o montante a ser transferido.

É possível agendar um Pix?

Sim, há a opção de agendar o Pix com valor definido para uma data futura. Mas a oferta desta operação também é uma decisão da instituição financeira.

Quanto o Pix custa para PJ?

No caso das pessoas jurídicas, a transferência poderá ser cobrada pela instituição financeira, que terá custos nesta modalidade. Mas o valor é de apenas R$ 0,01 a cada dez transações, o que já fez alguns bancos e fintechs passarem a oferecer gratuidade também para as PJs.

O Pix tem imposto?

Não há impostos para a utilização do Pix. Porém, caso seja aprovada a proposta de uma “CPMF Digital”, como queria o ministro da Economia, Paulo Guedes, o novo tributo poderá cobrar alíquota de cerca de 0,2% sobre as transações.

Pix na Black Friday?

É esperado um aumento expressivo no volume de transações digitais durante a Black Friday, no próximo dia 27, mas o Pix não deve ser muito utilizado na data. Isso porque o mercado ainda não está preparado para receber a tecnologia.

Alguns grandes e-commerces estão desistindo de oferecer o serviço com medo de a solução se tornar uma dor de cabeça aos consumidores: hackers, por exemplo, poderiam se aproveitar de falhas na segurança para benefício próprio.

Pix usa blockchain?

O Pix não usa blockchain – serviço de transação on-line descentralizado, voltado à movimentação de moedas digitais, como o Bitcoin.

Publicidade

Ao contrário destes sistemas, o novo produto do BC usa uma estrutura centralizada que permite a comunicação entre as instituições, o Sistema de Pagamentos Instantâneos (SPI).

O Pix funciona fora do Brasil?

A princípio não, mas o BC já estuda oferecer o serviço fora do País por volta de 2022 e 2023.

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos