O setor de óleo e gás foi duplamente impactado em 2020: o coronavírus e a disputa entre árabes e russos fez o barril do petróleo ser negociado abaixo de zero. Isso, claro, tem reflexos em toda a cadeia de distribuição de seus derivados, como os combustíveis.
Mas quais são as empresas listadas na Bolsa de Valores do Brasil que podem se destacar no pós-coronavírus? A Ágora Investimentos fez um Relatório Especial (a versão completa está aqui) e este é o destaques do setor de distribuição de combustíveis:
As medidas de isolamento social causaram forte queda nos volumes das distribuidoras de combustíveis, com visível impacto nos dados mensais da indústria e nos balanços da Ultrapar, especialmente a divisão de combustíveis Ipiranga, que representa cerca de 75% do resultado operacional consolidado do grupo, e da BR Distribuidora, com forte impactado no seu segmento de
aviação. O gráfico ao lado mostra a mesma tendência de outros setores, forte impacto nos volumes de vendas via dados da Cielo, a partir do aumento das restrições sociais no final de março.
Os dados da indústria apontam na mesma direção: em março, segundo a Associação Brasileira de Distribuidores de Combustível (Sindicom), as vendas de forma consolidada (diesel + gasolina + etanol) dos postos de marca por dia útil (padronizadas) caíram acentuadamente 10% em base anual, com quedas de 22,7% do etanol e 17,6% na gasolina. No mesmo período, as vendas de diesel caíram 1,7%.
Em termos de participação de mercado, os postos “bandeiras brancas” aumentaram sua participação de mercado em 1,25 p.p., representando 38% do total de vendas de combustíveis no país. Tais dados sinalizam os primeiros impactos da quarentena na segunda quinzena de março e indicam potencial piora nos meses de abril e maio.
Ultrapar e BR Distribuidora. Ambas empresas deverão ser mais penalizadas em seus números do 2T20, pois os números representarão um impacto mais completo relacionado à covid-19. No entanto, estimamos uma recuperação ao longo do 2S20, após redução das restrições de isolamento social. Amparado por uma projeção de PIB acelerando nos últimos meses do ano e especialmente 2021, a recomendação para as duas ações permanece de Compra.
Publicidade
Principais recomendações no setor: Ultrapar (UPGA3) e BR Distribuidora (BRDT3).