Mercado

Vale a pena investir nas ações da Fleury na Bolsa?

Com capital aberto na bolsa de valores desde 2009, a empresa é uma das marcas que compõem o Índice Bovespa (Ibovespa)

Vale a pena investir nas ações da Fleury na Bolsa?
Ações da Fleury na Bolsa de Valores estão em capital aberto desde 2009, e a empresa é uma das marcas que compõem o Índice Bovespa (Ibovespa).(Foto: Shutterstock)
  • O Grupo Fleury opera na B3 sob o código FLRY3, sendo que todas as ações emitidas pela empresa são ordinárias, conhecidas por (sob condições) dar direito a voto nas assembleias e também pelo dispositivo chamado tag along
  • Apesar do Grupo Fleury ter sofrido uma queda de desempenho no segundo trimestre de 2020, causada pela política mais rígida de isolamento social, o movimento já foi retomado no terceiro trimestre do mesmo ano, sendo que a empresa chegou a dezembro com conquistas significativas

(Mônica Wanderley da Silva, Especial para o E-Investidor) – Estudar as companhias de capital aberto em busca de boas oportunidades de compra ou venda de ações faz parte da rotina de quem realiza investimentos em renda variável.

Dados como o histórico da empresa, presença em indicadores (como o Ibovespa) e desempenho financeiro ajudam a formar um panorama mais consistente do caminho que o negócio deve seguir e, em paralelo, ajuda o investidor em potencial a tomar uma decisão de compra com maior segurança.

Para quem busca informações sobre as ações da Fleury (identificada na B3 como FLRY3),  apresentaremos alguns dados sobre a história da companhia, representatividade na Bolsa de Valores do Brasil, resultados financeiros e planos para o curto prazo.

História do Grupo Fleury

A companhia foi fundada em 1926, na cidade de São Paulo, por Gastão Fleury Silveiro. Com formação médica, Silveiro detectou a oportunidade de criar um laboratório de análises clínicas como uma fonte exponencial de renda.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Gradualmente, a companhia ampliou suas operações. Em 1951, a marca se tornou o primeiro laboratório a ter um especialista para cada uma das patologias atendidas; e, a partir da década de 1970, a companhia implementou o conceito de rede de unidades, abrindo novas clínicas com o mesmo nome.

Logo do GrupoFleury exibido em alto-relevo em parede
Fundado em 1926, o Grupo Fleury é especializado em medicina diagnóstica. (Foto: Grupo Fleury/YouTube)

Em 1983, o Grupo Fleury se tornou pioneiro na oferta de soluções de medicina integrada; em 1999a companhia obteve o ISO 9001 de qualidade na área Medicina Diagnóstica.

A partir de 2001, a empresa iniciou seu processo de crescimento inorgânico — nome que se dá à expansão da empresa por meio de aquisições.

Em 2009, a empresa abriu capital na então BM&FBOVESPA (atual B3) e, em 2011, realizou algumas de suas aquisições mais conhecidas, como a da rede laboratorial Labs D’Or, no Rio de JaneiroNaquele mesmo ano, a empresa lançou a marca a+ Medicina Diagnóstica, voltada para o público intermediário.

Ações da Fleury na Bolsa de Valores

O Grupo Fleury opera na B3 sob o código FLRY3, sendo que todas as ações da Fleury são ordinárias, conhecidas por (sob condições) dar direito a voto nas assembleias e também pelo dispositivo chamado tag along. 

Em 2018, a companhia passou a integrar o Índice Bovespa (Ibovespa), indicador que reúne o desempenho médio das ações com maior volume de negociação na B3.

Isso é feito para construir um retrato do comportamento e perfil de negociações do mercado, lembrando que o Ibovespa é revisado a cada quatro meses para garantir que o indicador reflita a realidade do mercado. 

Publicidade

A Bradseg, subsidiária do Bradesco Seguros, conta com a maior participação acionária na empresa (22,1%), seguida pela família dos médicos fundadores (20,2%) e demais acionistas (57,7%).

Pessoa em laboratório trabalha com amostras
Apesar de uma queda de faturamento no 2º trimestre de 2020, o Grupo Fleury fechou o ano com recordes batidos. (Foto: Oleh Slepchenko / Shutterstock)

Então, vale a pena investir nas ações do Grupo Fleury?

Como em geral acontece quando se fala em ações, a resposta a essa pergunta é: vai depender do seu objetivo como pessoa investidora. 

Por seus anos de existência, números e presença no Ibovespa, os papéis da empresa aparecem como uma boa opção para quem deseja investir no setor de saúde e está em busca de marcas consolidadas.

Porém, a escolha dessas ações podem não ser tão válidas para quem busca capitalizar no curto prazo: importante lembrar que, apesar dos números positivos, os papéis do grupo ainda estão se recuperando dos efeitos da queda geral ocorrida durante a chegada do novo coronavírus ao Brasil.

Por isso, sempre é importante entender o seu perfil de investidor, o resultado que se espera dos investimentos em renda variável e estudar quais são os negócios que apresentam uma probabilidade maior de gerar o efeito esperado.

Fontes: Fleury – Relações com Investidores.

Publicidade

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos