Mercado

Warren Buffett comprou petróleo. Mas não se anime

Investidor adquiriu 17 milhões de ações da Occidental Petroleum

Warren Buffett comprou petróleo. Mas não se anime
Warren Buffett, CEO da Berkshire Hathaway, toma um picolé da sua companhia de investimentos: aumento de posição em petróleo em um momento de crise no mercado. (Rick Wilking/ Reuters)
  • Warren Buffett ampliou sua posição da Occidental Petroleum, com mais 17 de milhões de ações
  • A petrolífera recorreu a Buffett para atenuar seu delicado momento financeiro
  • Redução da produção de petróleo e movimentos de Trump indicam que crise no setor segue longe do fim

(Liann Dening, Bloomberg/ Washington Post) – Se Warren Buffett está comprando petróleo, isso deve ser bom sinal, certo? Espere aí, wildcatter. Apesar das manchetes de que a Berkshire Hathaway Inc. adquiriu outros 17 milhões de ações da Occidental Petroleum Corp., 15 de abril não foi um dia auspicioso para o setor de petróleo.

No mesmo dia, a Agência Internacional de Energia publicou um relatório mensal do mercado de petróleo que poderia facilmente ficar nas prateleiras de horror de qualquer livraria (se elas estivessem abertas): cerca de uma década de crescimento da demanda global deve ser zerada este ano. Além disso, embora a dor seja mais aguda neste trimestre, a AIE espera que a demanda em dezembro ainda seja 2,7 milhões de barris por dia a mais, comparando com dezembro de 2019.

Em um mercado comum de petróleo, isso seria considerado uma catástrofe; hoje, representa recuperação. As projeções da AIE mais de 1,5 bilhão de barris de petróleo entrando em armazenamento neste trimestre, maximizando o acordo costurado pela Ogranização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep+), muito criticado por Trump.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Nesse ponto, os preços do petróleo com dois dígitos representariam recuperação. Portanto, não tome o aparente entusiasmo de Buffett pela pesca em águas profundas. Essas novas ações são apenas a Oxy pagando um cupom dos US$ 10 bilhões em ações preferenciais emitidas para a Berkshire no ano passado com pagamento em espécie e não em dinheiro.

Vamos recapitular. Acontece que exatamente há um ano, em 15 de abril, que poderia muito bem ter ocorrido em um século diferente, escrevi isso sobre rumores de que Oxy estava prestes a entrar em uma batalha de aquisição com a Chevron Corp. para comprar a Anadarko Petroleum Corp .: “Tudo se resume a uma coisa: em qual moeda os investidores da Anadarko prefeririam acabar, as ações da Chevron ou da Occidental? Embora a Chevron tenha caído mais com as notícias de um acordo real, a liquidação da Occidental é meramente o boato de uma alternativa que parece mais revelador. Ao comprar a Anadarko, a Occidental daria um salto maior, e seus novos acionistas também o dariam “.

“Salto” acabou sendo uma espécie de eufemismo; “bungee-jump com um conjunto de tesouras” estaria mais perto da marca. No entanto, não foram os acionistas da Anadarko que mergulharam. No final, eles receberam principalmente dinheiro da oferta vencedora de Oxy. O impacto crítico desse dinheiro veio de Buffett, reduzindo o percentual de ações ordinárias e, assim, permitindo que a administração da Oxy consuma um acordo “geracional” (suas palavras) sem colocá-lo em votação de seus próprios acionistas.

Dividendos cortados pela metade e socorro de Buffett

O corte de dividendos da Oxy, anunciado há pouco mais de um mês, significava que o cheque trimestral para os acionistas ordinários já era apenas metade dos US$ 200 milhões destinados a Omaha. Mas as dificuldades impostas pela covid-19 forçaram Oxy a recorrer a Buffett com mais ações e a um preço bombástico: esse pagamento único dilui os acionistas existentes em 2%.

Apesar de isso ser mera mecânica em ação, Buffett possivelmente pensa que está obtendo uma participação maior a preços de banana. Mas acho que ele originalmente tomou uma posição preferencial por um motivo. Claramente, Oxy não podia prever melhor o covid-19 do que o resto de nós. Mesmo um ano atrás, porém, isso parecia um “salto” por razões comuns.

Mais notavelmente, a Oxy estava assumindo muitas dívidas no momento em que os investidores de petróleo estavam se afastando da mentalidade de wildcatter e o mercado estava enfrentando uma guerra comercial problemática. O recurso ao empréstimo do dia de pagamento de Buffett sinalizou essa encruzilhada e simultaneamente afastou os investidores.

Publicidade

Olhando para o futuro, mesmo após a fase mais aguda da passagem do covid-19, as questões econômicas existentes relacionadas ao atrito comercial se reafirmarão; a chocante suspensão do financiamento à Organização Mundial de Saúde pelo presidente Donald Trump em meio a uma pandemia não sugere que a globalização esteja voltando.

E nenhum paciente tão doente quanto a economia mundial está se recuperando rapidamente, que foi a principal narrativa subjacente ao relatório da AIE. Como os tanques de armazenamento do mundo que tomam esse excesso de barris ou os próprios acionistas da Oxy no ano passado, a exposição extra ao petróleo de Buffett não é uma escolha.

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos