Mercado

XP eleva projeção de Ibovespa para 130 mil pontos em 2022

Equipe pontua que depois de estar entre os piores mercados, o Brasil é o mercado com melhor desempenho em 2022

XP eleva projeção de Ibovespa para 130 mil pontos em 2022
Foto: REUTERS/Amanda Perobelli
  • Brasil está chegando ao fim de seu ciclo de alta de juros, enquanto o Fed e outros bancos centrais de mercados desenvolvidos estão apenas começando subir os juros
  • A XP destaca, no entanto, que os fluxos estrangeiros que chegam ao Brasil têm sido direcionados, principalmente, para os setores de commodities e financeiro

(Beth Moreira) – A XP atualizou o preço-alvo do Ibovespa para 130 mil pontos em 2022, ante 123 mil pontos mantido anteriormente. Segundo a corretora, o ajuste deve-se a estimativas de lucro por ação (LPA) mais altas.

Em relatório assinado pelos estrategistas Fernando Ferreira (chefe e head de research), Jennie Li e Rebecca Nossig, o valor justo para o Ibovespa foi calculado como uma média de três metodologias: 1) um modelo de Fluxo de Caixa Descontado, que atualmente assume um Custo Médio Ponderado de Capital (WACC) de 11,3%; 2) um modelo P/L alvo, que assume um múltiplo de 9 vezes, ainda abaixo da média histórica de 11 vezes; e 3) modelo de EV/EBITDA de 6,0 vezes, também abaixo da média histórica de 6,5 vezes.

A equipe pontua que, depois de estar entre os piores mercados em 2021, o Brasil é o mercado com melhor desempenho no ano de 2022. Segundo a casa, o mercado brasileiro está se beneficiando de uma combinação de rotação global de ações de crescimento para ações de valor; uma forte exposição do Brasil a commodities e bancos; valuation ainda muito atrativos apesar do rali recente; fluxos de outros Mercados Emergentes para o Brasil; e por fim, o Brasil está chegando ao fim de seu ciclo de alta de juros, enquanto o Fed e outros bancos centrais de mercados desenvolvidos estão apenas começando subir os juros.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

“Como resultado, estamos vendo uma forte entrada de capital estrangeiro em ações brasileiras este ano”. Até agora, a entrada líquida acumulou R$ 92,7 bilhões, ante R$ 102 bilhões que entraram no ano todo de 2021. E com uma maior entrada de dólares no país, o Real vem se valorizando fortemente em relação ao dólar, atingindo a seu nível mais alto desde o início da pandemia.

A XP destaca, no entanto, que os fluxos estrangeiros que chegam ao Brasil têm sido direcionados, principalmente, para os setores de commodities e financeiro, enquanto as ações mais voltadas para os setores domésticos e small caps continuam para trás.

“Enquanto as commodities e setor financeiro do Ibovespa subiram mais de +20% no acumulado do ano, os demais setores subiram apenas 6,7%. O índice de small caps também continua atrás do Ibovespa com um retorno de 6,7% até agora”, observam.

Ponto atrativo

Para o time da XP com as empresas domésticas ficando para trás, a questão é se já estamos num ponto atraente para fazer uma rotação de volta para esses setores. A casa aponta as empresas da lista sob sua cobertura caíram mais de 20% nos últimos 12 meses; têm o Preço/Lucro (P/L) abaixo da média histórica de cinco anos; têm crescimento positivo do LPA (Lucro por Ação) entre 2021 e 2023; e estão com recomendação de Compra. A XP lista nomes como Natura, Lojas Renner, Cyrela, Locaweb, EzTec, Alpargatas, Yducs, Panvel, Trisul, Tenda, Ânima, Lavvi e Grupo Mateus.

A XP alerta, no entanto, que dado o cenário macroeconômico ainda desafiador no Brasil, com inflação e taxas de juros ainda crescentes, e uma projeção de 0% de crescimento do PIB para 2022 segundo o time de Economia da casa, ainda acha que é cedo para fazer uma migração total para os players domésticos.

Para a XP, a Bolsa brasileira continua barata. “Continuamos vendo as ações brasileiras sendo negociadas em níveis atrativos de valuation, em Preço/Lucro (P/L) projetado de 7,5 vezes, um desconto de 33% em relação à média dos últimos 15 anos em 11,2 vezes. Além disso, vemos riscos de alta para o lucros do Brasil, o que pode fazer as ações brasileiras parecerem ainda mais baratas”, afirmam.

Publicidade

Para a corretora, se as expectativas de LPA (Lucro por Ação) para 2022 aumentarem em 10%, o P/L futuro estaria mais próximo de 7 vezes. “Também é importante notar que a valorização do Ibovespa ex-commodities é menor, ou seja, não é mais apenas para commodities que a valorização da bolsa brasileira é atrativa”, diz.

Olhando para os diferentes setores, a XP vê que alguns negociam a múltiplos mais baratos ou caros em relação às suas próprias médias históricas. A casa aponta os setores de Tecnologia, Saúde, Consumo Discricionário e Indústria negociando com o Preço/Lucro acima dos últimos anos, enquanto Materiais e Energia – as commodities – estão abaixo, ou seja, negociam em patamares bastante atrativos.

Por fim, afirma, o Prêmio de Risco para ações brasileiras, que compara seu rendimento com as taxas de juros reais, mostra que as ações brasileiras estão baratas mesmo considerando o alto nível das taxas de juros locais. O nível atual de Prêmio de Risco está em 7,9%, superior à média histórica de 4,6%.

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos