Negócios

Alemanha avança e deve permitir 5G da Huawei no país

O governo aprovou uma lei de segurança que permite o uso da tecnologia, mas ainda precisa de aprovação do parlamento

Alemanha avança e deve permitir 5G da Huawei no país
(FOTO: REUTERS/Aly Song)
  • Nova lei aprovada pelo gabinete da Chanceler Angela Merkel prevê verificações mais rigorosas para os fornecedores de telecomunicações;
  • Segundo o texto, as autoridades alemãs terão o poder de bloquear as atividades de empresas que entrarem em conflito com questões de segurança do país.

Na terça-feira (16), o governo da Alemanha aprovou uma nova lei de segurança que permitirá o uso da tecnologia da Huawei em redes 5G. Em troca, a chinesa deverá garantir a segurança de seus equipamentos.

O texto aprovado pelo gabinete de Angela Merkel, que ainda passará por votação no parlamento, prevê verificações muito mais rigorosas dos fornecedores de telecomunicações e dá às autoridades alemãs o poder de bloquear as atividades de empresas desse segmento por motivos de segurança.

A lei afirma que os operadores de telecomunicações no país terão que informar às autoridades alemãs com antecedência sobre a instalação de componentes considerados críticos em sua infraestrutura. Se entrarem em conflito com as questões de segurança, poderão ser proibidos de operar.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Além disso, as empresas terão que assegurar que são confiáveis e garantir que os seus produtos não serão utilizados para espionagem, sabotagem ou terrorismo. Caso as autoridades concluam que algum provedor violou essas garantias, podem banir a empresa responsável da construção da rede 5G.

Essa é só mais uma batalha da guerra travada entre China e EUA. A administração de Donald Trump tem se esforçado para acusar a Huawei de que sua infraestrutura seria um perigo para os governos, pois permitiria à empresa espiar e roubar informações confidenciais, o que representa uma grave ameaça ao governo norte-americano e seus aliados.

No Brasil, 40% da infraestrutura do 3G e 4G vem da Huawei. Inclusive, o vice-presidente Hamilton Mourão se pronunciou em favor da companhia chinesa em um evento comemorativo da Associação Comercial de São Paulo. “Se a empresa não puder fornecer os equipamentos 5G no país, o custo da tecnologia será bem maior e quem pagará a conta são os consumidores brasileiros”, afirmou o general.

A tecnologia 5G é a quinta geração de rede de internet móvel. A promessa é de velocidades 20 vezes mais rápidas que o 4G, permitindo ao usuário mais rapidez no consumo de vídeos, filmes, jogos e até ambientes de realidade virtual. Inclusive, é fundamental para o desenvolvimento dos veículos autônomos.

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos