Maurício Itagyba foi empossado como novo gerente geral do Banco do Brasil em Nova York. (Imagem: Adobe Stock)
O Banco do Brasil está sob nova direção em Nova York, nos Estados Unidos. Maurício Itagyba foi empossado como novo gerente geral da unidade nesta terça-feira, 03. A liderança do banco em Nova York estava vaga desde a nomeação de Mario Fujii para a presidência do BB Americas, no fim de agosto de 2025, antecipada pela Broadcast.
A unidade é responsável por captar recursos para o BB no exterior para financiar operações no Brasil e oferecer crédito e soluções de pagamentos e investimentos a exportadores brasileiros, além de ter tesouraria própria, atuar na área de câmbio, dentre outras.
“Há todo um contexto de redução de taxa de juros nos EUA, que traz complexidades adicionais”, disse Itagyba, após tomar posse, à Broadcast. “Nossa estrutura em Nova York é de um banco completo, sendo uma das operações mais antigas do BB no exterior”, acrescentou.
Em 2029, a unidade do BB em Nova York completará 60 anos.
Nos últimos 4 anos, a operação do BB em Nova York dobrou de tamanho, tanto em resultados quanto em número de clientes. Em 2025, o banco inaugurou um novo escritório. O espaço é mais de três vezes maior do que o do antigo endereço e fica na famosa Park Avenue, no mesmo edifício do JPMorgan, em Manhattan.
Com mais de três décadas no BB, Itagyba dedicou a maior parte de sua carreira ao segmento empresarial. Ele comandou o BB Londres por sete anos, respondendo pelas áreas de Tesouraria para a Europa, compliance e risco, sindicalizações e trade finance (financiamento de comércio). Desde 2022, atuava como superintendente Corporate no Brasil, liderando os negócios com grandes empresas nas regiões Sul e Centro-Oeste.
O executivo é formado em ciências econômicas pela FAAP, com MBA em Global Finance & Banking pela King’s College London e MBA em Finanças pela PUC-Rio. Possui ainda especializações nas áreas de marketing, finanças e gestão e negócios.