O Itaú (ITUB4) e o Bradesco (BBDC4) são os bancos mais bem-avaliados quando o assunto é gestão de fundos, segundo a Premiação Guia FGV de Fundos de Investimento 2023. O primeiro figura na dianteira nas classes Melhor Gestor do Ano, Melhor Gestor de Varejo e Melhor Gestor de Multimercados enquanto o segundo performa na ponta de cima em Melhor Gestor de Atacado, Melhor Gestor de Alta Renda, Melhor Gestor de Renda Fixa e Melhor Gestor de Ações-
Leia também
O Santander Brasil (SANB11), por sua vez, ocupa o topo da tabela na categoria Melhor Gestor de Money Market, conforme o Centro de Estudos em Finanças da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV EAESP), promotor do levantamento.
As demais instituições financeiras que constam da pesquisa dentro da categoria Grandes Gestoras são o Banco do Brasil (BBAS3), BTG Pactual (BPAC11), XP, Safra, e Caixa Econômica Federal. O evento online para a premiação será realizado às 19h do dia 30 de outubro e as inscrições podem ser feitas aqui.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Vale lembrar que os maiores bancos do país em números de clientes são: Caixa (150,4 milhões), Bradesco (104,5 milhões), Itaú (99,9 milhões), Nubank (77,7 milhões), Banco do Brasil (74,6 milhões) e Santander (64,4 milhões), segundo levantamento do Banco Central (BC).
Gestão de Fundos
A organização realizadora explica que o Guia FGV de Fundos de Investimentos é o mais antigo do país, criado em 1996 na Revista Exame e sob a responsabilidade do FGVcef desde 2000. Essa é a 24ª edição do Guia, que conta com 1650 fundos avaliados, sendo 1500 fundos com histórico de 36 meses, que serão considerados para avaliação e premiação das empresas gestoras de recursos, e mais 150 fundos com no mínimo 12 meses de histórico que serão estrelados, mas não serão considerados para premiação, devido ao seu histórico menor.
Nessa edição há 252 empresas gestoras, mais de R$ 1,75 trilhão de patrimônio líquido, e aproximadamente 11,7 milhões de cotistas dispersos nos públicos varejo, alta renda e atacado. Os fundos são avaliados por critérios como Índice de Sharpe Generalizado, Índice de Aderência e Retorno, todos reconhecidos tanto pela academia como pelo mercado como os melhores indicadores de desempenho de produtos de investimentos.
Os fundos são avaliados em quatro categorias distintas: Renda Fixa, Money Market, Ações e Multimercados; e de acordo com seu público-alvo: Atacado, Alta Renda e Varejo. A amostra é de três anos, garantindo um prazo longo de avaliação dos diferentes produtos.
Os gestores são divididos em três grupos: Grandes Gestores, Especialistas e de Nicho, basicamente a depender da sua presença nas diferentes categorias de fundos e seu patrimônio sob gestão. Os Grandes Gestores estão nas 4 categorias; os Especialistas de 2 a 4; e Nicho em 1 ou 2. Dessa forma, é possível garantir uma competição justa entre os diferentes participantes do mercado.
Publicidade