Publicidade

Negócios

Diretores de empresa brasileira de investimentos verdes são condenados

Empresários foram considerados culpados de três acusações de conspiração de fraude

Diretores de empresa brasileira de investimentos verdes são condenados
Os dois homens apresentaram a Global Forestry Investments, que estabeleceu três esquemas brasileiros de investimento em árvores de teca, como um esquema de investimento para proteger a floresta amazônica e apoiar comunidades locais. Foto: REUTERS/Soe Zeya Tun
  • Bowers e Skeene dizem em sua página do LinkedIn que cofundaram a Global Forestry Investments há cerca de 15 anos, comprando terras no Brasil para o "plantio e colheita sustentável de árvores de teca para fins de investimento"

Dois diretores de empresas por trás de um esquema fraudulento de investimento verde no Brasil foram condenados nesta terça-feira (31) por um júri de Londres por fraudar cerca de 2 mil investidores de cerca de 37 milhões de libras (47 milhões de dólares).

Andrew Skeene e Omari Bowers foram considerados culpados de três acusações de conspiração de fraude e uma de má conduta durante a liquidação de uma empresa em Londres, disse o Escritório de Fraudes Graves do Reino Unido (SFO).

A data da sentença deve ser definida na quarta-feira (1).

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Timur Rustem, sócio-gerente do escritório de advocacia Rustem Guardian que representa Skeene, se disse desapontado com o veredicto e que seu cliente considera um recurso. Um advogado de Bowers não estava imediatamente disponível para comentar.

Os dois homens apresentaram a Global Forestry Investments, que estabeleceu três esquemas brasileiros de investimento em árvores de teca, como um esquema de investimento para proteger a floresta amazônica e apoiar comunidades locais.

Mas a diretora do SFO, Lisa Osofsky, disse que uma investigação de sete anos expôs uma intrincada rede de transferências de dinheiro, documentos falsos e identidades inventadas usadas para “enganar pensionistas e poupadores de seu dinheiro sob o falso pretexto de proteção ambiental”.

O SFO, que disse que sua equipe viajou ao Brasil duas vezes durante a investigação e agradeceu ao Ministério Público Federal brasileiro e outros órgãos pela ajuda durante a investigação.

Bowers e Skeene dizem em sua página do LinkedIn que cofundaram a Global Forestry Investments há cerca de 15 anos, comprando terras no Brasil para o “plantio e colheita sustentável de árvores de teca para fins de investimento”.

Publicidade

A empresa afirmava ter escritórios em São Paulo, Londres, Dubai e Abu Dhabi.

Web Stories

Ver tudo
<
>

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos