A Securities and Exchange Commission (SEC, na sigla em inglês), órgão regulador equivalente a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) do Brasil, penalizou duas gestoras de investimentos por exceder o perfil de risco de investidores por um período de dois anos. Segundo a SEC, os clientes das empresas Harvest Volatility Management LLC e a Merrill Lynch, Pierce, Fenner & Smith Inc eram submetidos a taxas mais altas e a uma exposição de risco superior ao que haviam determinado para as gestoras. O caso resultou em multa mais pagamento de restituição no valor total de US$ 9,3 milhões para as duas companhias.
Leia também
A investigação do órgão apurou que a Harvest era a principal consultora de investimentos e gestora de portfólio da Collateral Yield Enhancement Strategy (CYES), que negociava no mercado de opções. No entanto, a empresa permitiu que dezenas de contas da CYES excedessem os níveis de exposição a este mercado definidos pelos clientes da CYES. As violações tiveram início em março de 2016. Já a Merril apresentou seus clientes para a Harvest e recebeu parte das taxas de administração e comissões de negociações mesmo ciente da exposição a risco acima do perfil dos clientes da CYES.
“A Merrill e a Harvest receberam maiores taxas de administração quando os níveis de exposição dos investidores subiram acima dos patamares predefinidos e expuseram os investidores a maiores riscos financeiros”, informou a SEC em comunicado divulgado nesta quarta-feira (25). O órgão regulador apontou ainda que as duas empresas não cumpriram com a obrigação básica em ser transparentes com seus clientes sobre a exposição excessiva a ativos de risco.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos