Negócios

Sai Exxon, entra Salesforce. Entenda as mudanças no Dow Jones

As cinco lições que todo investidor precisa entender

Sai Exxon, entra Salesforce. Entenda as mudanças no Dow Jones
(Foto: Jim Young/Reuters)
  • O Dow é um dos três principais índices que investidores, legisladores e empresas usam para avaliar o mercado de ações dos EUA
  • A reconfiguração foi motivada pelo próximo desdobramento de ações da Apple de 4 para 1. Em 31 de agosto, os atuais acionistas da Apple receberão três ações para cada uma que possuem

(Bloomberg) – Um dos indicadores mais antigos e conhecidos do mercado de ações dos EUA está passando por uma reformulação. O índice industrial Dow Jones, que rastreia 30 grandes empresas de capital aberto, está substituindo três dos componentes em uma reformulação que visa a refletir grandes mudanças na economia e o domínio crescente do setor de tecnologia na liderança de mercado e na sociedade americana.

Aqui estão cinco lições sobre as mudanças anunciadas na segunda-feira:

Por que isso está acontecendo?

A reconfiguração foi motivada pelo próximo desdobramento de ações da Apple de 4 para 1. Em 31 de agosto, os atuais acionistas da Apple receberão três ações para cada uma que possuem. Embora a divisão não mude o valor dos negócios da Apple, ela vai dividir o preço de suas ações – que atualmente está próximo a US$ 500 – por quatro. De acordo com a S&P Dow Jones Indices, empresa que supervisiona o Dow, o desdobramento das ações da Apple reduzirá a representação do setor de tecnologia no índice.

A mudança tem como objetivo compensar o impacto do desdobramento de ações para garantir que esteja dando peso suficiente às empresas de tecnologia.

Quais empresas estão em jogo?

Para ajudar a reequilibrar o índice, três empresas estão entrando e três saindo – incluindo componente mais antigo.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

O Dow está eliminando a gigante do petróleo ExxonMobil; empresa farmacêutica Pfizer e o fabricante aeroespacial e de defesa Raytheon Technologies. Eles serão substituídos pela Salesforce, a empresa de computação em nuvem; Amgen, a empresa de biotecnologia; e Honeywell International, fabricante aeroespacial e industrial.

“Elas também ajudam a diversificar o índice, removendo a sobreposição entre empresas de escopo semelhante e adicionando novos tipos de negócios que refletem melhor a economia americana”, disse a S&P em um comunicado à imprensa anunciando as mudanças.

Como o Dow difere de outros índices

O Dow é um dos três principais índices que investidores, legisladores e empresas usam para avaliar o mercado de ações dos EUA e como um indicador de para onde a economia dos EUA está caminhando.

O Dow compreende muito menos empresas do que o índice Standard & Poor’s 500, que segue 505 empresas, e o Nasdaq Composite, que acompanha mais de 2.500.

O Dow também pondera suas ações pelo preço, e não pela capitalização de mercado. Portanto, os componentes do Dow com ações mais caras têm mais influência nos altos e baixos diários do índice.

Depois que o desdobramento das ações da Apple entrar em vigor, o UnitedHealth Group, que está sendo negociado por mais de US$ 300, será o líder do preço.

Como isso afeta os investidores?

A mudança do Dow Jones não afetará realmente seu valor. O S&P mudará o que é conhecido como “divisor do Dow”, o número que usa para calcular o nível do Dow. É esse número que é multiplicado pelos preços das ações da Dow para calcular a posição da Dow no mercado. Da quase metade dos americanos que têm dinheiro no mercado de ações, seus investimentos estão em grande parte amarrados a fundos de aposentadoria, muitos dos quais tentam rastrear amplamente o mercado. Portanto, a mudança não afetará os investidores comuns.

Publicidade

Mas as adições e subtrações das empresas Dow refletem tendências mais amplas na economia e na sociedade dos EUA.

A Exxon já foi a empresa de capital aberto mais valorizada em capitalização de mercado. A Exxon, que faz parte do Dow há quase um século, perdeu 40% de seu valor este ano em meio à diminuição da demanda por combustível fóssil.

“Isso mostra como os gigantes podem cair”, disse Jeremy Siegel, professor de finanças da Wharton School da Universidade da Pensilvânia, no programa “Squawk Box” da CNBC, terça-feira. Em Wall Street e dentro da cultura mais ampla, novos gigantes corporativos substituíram as empresas de energia e aeroespacial no topo da cadeia alimentar. Seis empresas de tecnologia megacap – Apple, Facebook, Amazon, Netflix, Microsoft e controladora do Google, Alphabet agora respondem por mais de um quarto do valor da S&P.

O que significa ser uma empresa Dow?

A inclusão no Dow deve impulsionar a reputação de uma empresa, impulsionar negócios em potencial e torná-la mais conhecida, disse Siegel sobre a Salesforce.

“Apenas em termos de reconhecimento de nome, acho que muitas pessoas vão pesquisar e dizer ‘Ei, o que o Salesforce faz? Talvez se a Dow achar que é bom, devemos usá-lo.” A mudança na composição do Dow começará na manhã de pregão de 31 de agosto. E os investidores já reagiram migrando para as novas empresas da Dow e fugindo das que estavam saindo.

As ações da Salesforce e da Honeywell ganharam mais de três por cento durante as negociações da manhã, e a Amgen ganhou mais de quatro. Enquanto isso, a Exxon e a Raytheon caíram mais de 3%, enquanto a Pfizer caiu mais de 1.

Publicidade

Ao contrário do Nasdaq e do S&P, que foram impulsionados pelo crescimento dos gigantes da tecnologia, o Dow ainda não se recuperou das perdas provocadas pelo coronavírus. O índice caiu cerca de 4% em relação à alta anterior, registrada em fevereiro.

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos