Negócios

Grab tem estreia firme na Nasdaq após fusão de US$ 40 bilhões

A companhia subiu até 21% na abertura, antes de perder fôlego e operar próxima da estabilidade

Grab tem estreia firme na Nasdaq após fusão de US$ 40 bilhões
A listagem é a maior nos Estados Unidos realizada por uma empresa do sudeste asiático. Foto: REUTERS/Caroline Chia
  • A listagem, que também é a maior nos Estados Unidos realizada por uma empresa do sudeste asiático, ocorre após a Grab acertar em abril uma fusão com a companhia de cheque em branco Altimeter Growth
  • Espera-se que a economia digital do Sudeste Asiático dobre para 360 bilhões de dólares em valor bruto de mercadoria (GMV) até 2025

As ações da Grab, a maior empresa de transporte urbano e entrega de comida por aplicativo do Sudeste Asiático, tiveram uma estreia firme no mercado norte-americano nesta quinta-feira (2), após a maior fusão da história envolvendo uma empresa de cheque em branco, no valor de 40 bilhões de dólares.

A listagem na Nasdaq marca o ponto alto da empresa de Cingapura, que começou há nove anos como um aplicativo de transporte urbano e agora opera em 465 cidades de oito países, oferecendo entregas de alimentos, pagamentos, seguros e produtos de investimento.

As ações da companhia subiram até 21% na abertura, antes de perderem fôlego e operarem próximas da estabilidade.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

“O preço não faz diferença para mim. Eu vou comemorar esta noite e voltar ao trabalho amanhã”, disse o presidente-executivo, Anthony Tan, à Reuters, logo após a estreia das ações na bolsa.

A listagem, que também é a maior nos Estados Unidos realizada por uma empresa do sudeste asiático, ocorre após a Grab acertar em abril uma fusão com a companhia de cheque em branco Altimeter Growth, do investidor em tecnologia norte-americano Altimeter Capital Management. A operação levantou 4,5 bilhões de dólares, incluindo 750 milhões de dólares da Altimeter.

Espera-se que a economia digital do Sudeste Asiático dobre para 360 bilhões de dólares em valor bruto de mercadoria (GMV) até 2025, fazendo com que os rivais da Grab ganhem musculatura, incluindo a empresa regional de internet Sea e o grupo indonésio GoTo.

“O que mostramos ao mundo é que as empresas de tecnologia locais podem desenvolver grande tecnologia, capaz de competir globalmente, mesmo quando concorrentes internacionais têm presença local”, disse Tan à Reuters em entrevista na quarta-feira. “Podemos competir e vencer.”

A listagem da Grab traz um grande retorno para os primeiros investidores, como o conglomerado japonês SoftBank e a gigante chinesa Didi Chuxing, que é controladora da brasileira 99 e tornou-se acionista da Grab em 2014.

Publicidade

A receita do terceiro trimestre da Grab caiu 9% em relação ao mesmo período do ano anterior e o Ebitda ajustado foi negativo em 212 milhões de dólares. O GMV no trimestre atingiu 4 bilhões de dólares. A empresa pretende ter Ebitda positivo em 2023.

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos