Publicidade

Negócios

O que o novo presidente da Vale traz da sua passagem pela AES para a mineradora

Antes de chegar à Vale, Gustavo Pimenta atuou por 12 anos na AES, passando por Brasil, México e EUA

O que o novo presidente da Vale traz da sua passagem pela AES para a mineradora
Gustavo Pimenta, o novo CEO da Vale. (Foto: Arthur Massao Felippe de Toledo/Vale)
  • Pimenta vai substituir Eduardo Bartolomeo a partir de 1º de janeiro de 2025
  • O executivo acumula mais de 20 anos de experiência em companhias no Brasil, Estados Unidos e Europa, com passagens pela AES e Citigroup
  • Na AES, Pimenta atuou nas frentes do Brasil, México e Estados Unidos

A Vale (VALE3) definiu o nome do novo CEO que irá comandar a companhia a partir de 1º de janeiro de 2025. O vice-presidente de Finanças e Relações com Investidores (RI), Gustavo Pimenta, vai assumir a posição no lugar de Eduardo Bartolomeo. Com mais de 20 anos de carreira, o executivo também teve uma longa atuação na AES (AESB3).

Na AES Brasil, Pimenta começou em 2009 como chefe de gabinete do CEO e diretor de Planejamento Estratégico da companhia. Nessa função, ele liderou a execução de programas de eficiência e dirigiu o processo de planejamento estratégico e as avaliações de desempenho empresarial.

Em 2012, o executivo passou para a função de vice-presidente de Desempenho e Serviços na companhia e esteve à frente dos grupos de tecnologia da informação (TI), sourcing, segurança e serviços de suporte. No ano seguinte, Gustavo Pimenta assumiu como CFO e Relações com Investidores da AES Brasil, sendo responsável por administrar três empresas de capital aberto (Eletropaulo, Tietê, Elpa).

Já em 2014, o executivo deixou a unidade brasileira da companhia e migrou para o México, onde passou a desempenhar a função de diretor financeiro da AES no país, além de Panamá, República Dominicana, Porto Rico e El Salvador. Nessa posição, foram mais três anos.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Por fim, Gustavo Pimenta chegou à AES Corporation nos Estados Unidos em 2019 e por lá permaneceu como diretor financeiro até 2021. O executivo era responsável por gerenciar a organização global com mais de 500 funcionários nas seguintes áreas: Tesouraria, Controladoria, Impostos, Planejamento e Análise Financeira, Relações com Investidores, M&A, Gestão de Riscos e Auditoria Interna.

Quem é Gustavo Pimenta, o novo CEO da Vale?

Gustavo Pimenta é economista, formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e tem mestrado em Finanças e Economia pela Fundação Getulio Vargas (FGV). Na sua bagagem profissional, o executivo acumula mais de 20 anos de experiência em companhias no BrasilEstados Unidos e Europa.

Antes de se juntar à mineradora, Pimenta atuou por 12 anos na AES, acumulando ampla experiência como CFO Global, diretor de Planejamento e Estratégia e vice-presidente de Performance e Serviços da empresa. Além disso, ele foi vice-presidente de Estratégia e M&A no Citigroup, em Nova Iorque.

Na Vale, o ex-executivo da AES assumiu em 2021 a posição de vice-presidente executivo de Finanças e Relações com Investidores, tendo sido também o responsável pelas áreas de Suprimentos e Energia & Descarbonização da mineradora.

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos