Negócios

Magazine Luiza é a empresa da Bolsa com a maior participação feminina. Veja o ranking

Na companhia, 43% dos cargos no Conselho Administrativo são ocupados por mulheres

Luiza Trajano no evento Expo Magalu. Foto: Felipe Rau/Estadão
  • Na Magazine Luiza, 43% do Conselho de Administração é composto por mulheres, isto é, dos 7 cargos disponíveis, três são ocupados por executivas
  • Em segundo lugar aparece o Santander, com 33% do conselho administrativo composto por mulheres. A medalha de bronze do ranking fica com a TIM, que tem 30% de executivas no board.
  • O estudo feito pela Teva Indices ainda apurou que a representatividade feminina total dentro dos Conselhos de Administração subiu apenas 1,2% em comparação ao ano passado. Dos 1846 cargos analisados, apenas 214 são ocupados por mulheres

O caminho para a equidade de gênero no mercado financeiro ainda é longo, mas as mulheres estão conquistando cada vez mais espaço e pequenos avanços já podem ser vistos. Até agosto deste ano, por exemplo, elas representavam 24,85% das pessoas físicas na B3, cerca de 742 mil investidoras. O número representa um salto de 72% em relação ao primeiro mês do ano.

Ao considerar as empresas de capital aberto, a que melhor representa essa mudança em direção a maior participação feminina é a Magazine Luiza, apontada como a companhia com maior igualdade no Conselho de Administração.

O órgão, que é responsável por fazer planejamentos estratégicos, orientar e supervisionar atividades, possui sete cargos. Desses, três são ocupados por mulheres na Magalu – isto é, 43% dos conselheiros. Os dados são do relatório ‘Teva Indices ESG Mulheres no Conselho’, divulgado em parceria com a Easynvest.

Preencha os campos abaixo para que um especialista da Ágora entre em contato com você e conheça mais de 800 opções de produtos disponíveis.

Ao fornecer meu dados, declaro estar de acordo com a Política de Privacidade do Estadão , com a Política de Privacidade da Ágora e com os Termos de Uso

Obrigado por se cadastrar! Você receberá um contato!

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Em segundo lugar aparece o Santander, com 33% do conselho administrativo composto por mulheres. A medalha de bronze do ranking fica com a TIM, que tem 30% de executivas no board. Tanto o banco, quanto a empresa de telefonia, possuem três especialistas na posição de conselheiras, variando apenas o número total de cargos disponíveis. Na sequência aparecem Telefônica, Natura e Renner (com 25% cada), Engie (22%) Suzano (20%), B3 (18%) e Vale (15%).

O estudo considerou como critério de seleção a capitalização mínima de R$ 300 milhões, de acordo com dados do fechamento de 31 de agosto, e excluiu empresas em recuperação judicial que não tenham pelo menos 1% das ações em livre circulação no mercado. Segundo Gabriel Verea, CEO da Teva Indices, o levantamento indica a importância de medir quantitativamente determinados objetivos. “Observamos que a disparidade da representatividade feminina nos conselhos de administração ainda é grande”, afirma. “Chamar a atenção para esses números deixa claro a urgência em promover mudanças.”

A Teva ainda apurou que a participação feminina total dentro dos Conselhos de Administração subiu apenas 1,2% em comparação ao ano passado. Dos 1846 cargos analisados, apenas 214 são ocupados por mulheres. Em 2019, eram 194 conselheiras. Outro dado preocupante é que 48% das companhias participantes do levantamento não possuem mulheres dentro do Conselho. Entretanto, há três anos a situação era pior, com 64% das companhias sem nenhuma executiva no board.

Veja o ranking:

Nome Tickers Número de mulheres no Conselho de Administração Número total de cargos % de mulheres no Conselho de Administração
Magazine Luiza MGLU3, MGLU3F 3 7 43%
Santander SANB11, SANB11F, SANB3, SANB3F, SANB4, SANB4F 3 9 33%
TIM TIMP3, TIMP3F 3 10 30%
Telefônica VIVT3, VIVT3F, VIVT4, VIVT4F 3 12 25%
Natura&CO NTCO3, NTCO3F 3 12 25%
Lojas Renner LREN3, LREN3F 2 8 25%
Engie Brasil EGIE3, EGIE3F 2 9 22%
Suzano SUZB3, SUZB3F 2 10 20%
B3 B3SA3, B3SA3F 2 11 18%
Vale VALE3, VALE3F 2 13 15%