Publicidade

Negócios

Mineração e metais apostam no e-commerce para retornos bilionários

Expectativa é que a utilização de plataformas de e-commerce e e-procurement B2B possa chegar a 15% em 2025

Mineração e metais apostam no e-commerce para retornos bilionários
O Procon-SP destacou ainda relatos de vendas feitas por sites falsos ou perfis de redes sociais falsos. (Foto: Pixabay)
  • Digitalização e adoção de plataformas e-commerce, promovendo a simplificação de processos, são as próximas grandes tendências das indústrias de mineração e metais, apontou um estudo da consultoria Accenture coartmpilhado com a Reuters.
  • A adoção dessas novas plataformas, oferecem às empresas a oportunidade de "contornar" os intermediadores e atender os clientes diretamente.
  • A pandemia forçou a aceleração do processo de inovação das duas tradicionais indústrias, uma vez que os profissionais buscaram por soluções tecnológicas que permitiam evitar o coronavírus nas atividades.

(Reuters) – Digitalização e adoção de plataformas e-commerce, promovendo a simplificação de processos, são as próximas grandes tendências das indústrias de mineração e metais, com perspectivas de retornos bilionários no mundo, apontou um estudo da consultoria Accenture compartilhado com a Reuters.

A expectativa é que a utilização de plataformas de comércio eletrônico e e-procurement B2B – sistema para comercialização de produtos e serviços em ambiente virtual entre empresas – possa chegar a 15% em 2025, pontuou o gerente sênior de Comércio Digital da Accenture Brasil, Carlos Grando.

Dessa forma, as estimativas de mercado são de que ambas as plataformas poderiam agregar valor total à indústria de metais de aproximadamente 35 bilhões de dólares, enquanto as plataformas de e-procurement terão um impacto positivo na indústria de mineração na ordem de 2 bilhões de dólares.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

A adoção dessas novas plataformas, segundo Grando, oferecem às empresas a oportunidade de “contornar” os intermediadores e atender os clientes diretamente. No entanto, ele destacou que é preciso buscar “ressignificar” a posição que intermediários ocupam na cadeia de valor, uma vez que são extremamente importantes no processo, inclusive por sua expertise.

“Não seria sábio ou prudente eliminar o intermediário, a ideia é ‘ressignificar'”, afirmou Grando. “O intermediário tem um papel fundamental para não dizer primordial para a distribuição do produto.”

Segundo ele, ao “ressignificar” a posição que intermediários ocupam na cadeia de valor, cria-se a necessidade de recursos extras de distribuição e vendas, por outro lado se ampliam potencialmente as margens e os volumes de negócios.

Existem, ainda, aspectos chave da digitalização que podem potencializar ainda mais essa operação digital de grandes empresas do setor, disse o diretor de Químicos & Recursos Naturais da Accenture Brasil, Flávio Alves.

Publicidade

Ao promover a troca e integração de dados de forma ágil e segura, por exemplo, as plataformas podem melhorar significativamente o planejamento e operação da cadeia de suprimentos e, assim, reduzir os custos de abastecimento, no lado da compra, e os custos de distribuição, no lado das vendas, nos setores de mineração e metais.

PANDEMIA E NOVAS GERAÇÕES DIGITAIS

Grando destacou que a pandemia forçou a aceleração do processo de inovação das duas tradicionais indústrias, uma vez que os profissionais buscaram por soluções tecnológicas que permitiam evitar o coronavírus nas atividades.

“A pandemia acelerou muitos projetos em discussão, criou senso de urgência”, afirmou o Grando, ressaltando que experiências pessoais de profissionais frente à covid-19 também contribuíram com o avanço tecnológicos.

Segundo o executivo, o isolamento social fez com que as pessoas se tornassem mais exigentes na contratação de serviços por meios digitais para uso próprio e isso se refletiu no ambiente de trabalho.

“As pessoas agora têm expectativas com relações comerciais mais flexíveis, fáceis, com conteúdo customizado.”

Publicidade

Outro fator que estimulou a inovação nos últimos anos foi a chegada de gerações mais digitalizadas no mercado de trabalho, “que tem outro nível de intimidade com a tecnologia e outro tipo de expectativa em relação a serviços”, pontuou.

Web Stories

Ver tudo
<
Cursos, passagens aéreas e cashback: confira as promoções da Black Friday do mercado financeiro
Como usar o Tesouro IPCA + 7% para aumentar a sua aposentadoria
Antecipação do 13º salário vale a pena?
Até 100% de desconto: carro elétrico tem isenção de IPVA no DF e em mais 5 Estados; saiba como pedir
Salário baixou? Conheça 5 países que reduziram jornada de trabalho
O retorno de Trump pode afetar as suas futuras viagens e investimentos?
Quanto você pode receber de cashback das contas de água, internet e luz?
A rua mais cara do mundo fica no Brasil? Descubra
13º salário: quem não tem direito ao pagamento?
Estas moedas de 50 centavos podem valer R$ 5 mil; veja se você tem em casa
Como Warren Buffett ganhou US$ 282 milhões com o Nubank?
Nem aquecedor, nem ar-condicionado: estes truques vão aquecer a casa sem pesar a conta de luz
>

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos