• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Direto da Faria Lima
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Direto da Faria Lima
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
  • Newsletter
  • Guias Gratuitos
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Negócios

Pandemia está criando um ‘boom’ para montadoras de carros de luxo

Enquanto milhões enfrentam perdas econômicas, os ricos têm gastado dinheiro como nunca antes

Por E-Investidor

11/04/2021 | 5:00 Atualização: 09/04/2021 | 15:51

O Bugatti Chiron Pur Sport de US$ 3,6 milhões (Foto: Hannah Elliott/Bloomberg)
O Bugatti Chiron Pur Sport de US$ 3,6 milhões (Foto: Hannah Elliott/Bloomberg)

(Hannah Elliott/WP Bloomberg) – Notoriamente reticentes em revelar quantos carros vendem ou com que lucro, as montadoras de automóveis de luxo estão achando difícil deixar de se gabar – só um pouquinho – sobre como se saíram bem em 2020.

Leia mais:
  • Carros da Tesla agora podem ser comprados com bitcoin, diz Elon Musk
  • Rivian será a próxima Tesla? Investidores apostam
  • IPVA: é melhor pagar à vista com desconto ou parcelar
Newsletter

Não perca as nossas newsletters!

Selecione a(s) news(s) que deseja receber:

Estou de acordo com a Política de Privacidade do Estadão, com a Política de Privacidade da Ágora e com os Termos de Uso.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

“Digamos que começamos 2020 com a lista de pedidos mais forte desde 2003 – e começamos em janeiro com 50% a mais de pedidos do que em janeiro passado”, disse Adrian Hallmark da Bentley em videoconferência com jornalistas em 23 de março. A empresa britânica entregou 11.206 veículos em 2020, um aumento de 1,8% ano a ano e a maior produção em seus 101 anos de história.

“Nossas vendas agora estão cerca de 30% acima do ano passado, mesmo tendo em mente que o ano passado foi um recorde”, continuou Hallmark. “Seria necessário uma hecatombe ainda maior que a covid-19 para nos tirar dos trilhos novamente.”

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Na verdade, quaisquer alterações de vendas em 2020 mal parecem ter sido registradas para os CEOs altamente otimistas das marcas automotivas mais prestigiadas do mundo. Eles já buscam capitalizar na próxima década o “ano perdido”, que lhes deu o posicionamento mais forte de todos os tempos.

Em uma videoconferência em 15 de março, Stephen Winkelmann da Bugatti estava totalmente otimista ao admitir estar “surpreso” com o quão bem a marca francesa de 112 anos tinha resistido à pandemia. “A Bugatti foi incrivelmente bem”, disse ele. A marca tradicionalmente não divulga resultados de vendas específicos, mas Winkelmann descreveu 2020 como o “terceiro ano recorde consecutivo”.

Mesmo os normalmente taciturnos alemães não resistiram a uma pequena vaidade, com o chefe da Porsche Oliver Blume chamando os resultados da marca de uma “conquista fantástica” no final de “um ano nada típico” durante uma coletiva de imprensa em 18 de março. A receita da marca de 90 anos atingiu um máximo histórico de 28,7 bilhões de euros (US$ 34 bilhões) em 2020, superando 2019 em mais de 100 milhões de euros.

Nesse meio tempo, os lucros globais anuais da Lamborghini, que Winkelmann também preside, foram maiores em 2020 do que em qualquer ano anterior. E enquanto as vendas na maioria das marcas de luxo caíram em comparação a 2019 – 11% na Lamborghini; 3% na Porsche e 10% na Ferrari -, as quedas vieram da produção forçada de semanas e fechamentos de showrooms durante a pandemia do novo coronavírus, fatores bem fora do controle executivo. A Bentley, um caso à parte, fechou por sete semanas ao custo de US$ 10 milhões perdidos por semana e, ainda assim, recuperou-se e entregou mais veículos do que nunca, disse Hallmark.

Publicidade

“Não estamos vendo um comportamento recessivo. Estamos vendo um boom de pós-guerra”, disse ele.

Enquanto milhões de pessoas estão enfrentando perdas econômicas com a ajuda de auxílio financeiro, os ricos têm gastado dinheiro como nunca antes. É uma recuperação pós-covid-19 em forma de K, que favorece bens de luxo, incluindo carros.

Leia também: Riqueza dos bilionários cresce 45% nos EUA em ano de pandemia

Já em julho de 2020, analistas da Technavio previam que o mercado de carros de luxo dos Estados Unidos cresceria em 6,7 milhões de unidades de 2020 a 2024. Em seu relatório anual de 2021, a Statista projetou a receita dos EUA no segmento para chegar a US$ 6,9 bilhões somente neste ano. Ajuda o fato de que a pandemia está tornando o mercado geral de automóveis mais saudável, graças a processos de compra simplificados, redundâncias reduzidas e executivos forçados a serem flexíveis (e mais práticos) a respeito de estratégias futuras.

Publicidade

“O histórico sugere que a demanda por carros esportivos superluxuosos permanecerá forte, apesar de uma recessão global relacionada à covid-19”, disse Michael Dean, chefe de análise automotiva da Bloomberg Intelligence em uma análise de 16 de março. Resultados como o ganho de 27% no preço das ações da Ferrari em 2020 e a lista de pedidos já cheia da Lamborghini nos primeiros nove meses de 2021 atestam essa força.

Desempenho das gigantes em 2020

A Lamborghini teve um desempenho tão bom no ano passado, na verdade, que observadores próximos como Dean e outros sugeriram que a empresa-mãe Volkswagen pode estar se posicionando para uma oferta pública inicial ao lado da filha favorita Porsche, que Bloom recentemente chamou de uma opção “interessante”. A ênfase em modelos de “séries especiais limitadas”, que com preços multimilionários são altamente lucrativos, imita a estratégia definida pela Ferrari. A marca italiana de 81 anos abriu o capital com grande sucesso em 2015.

Mesmo a Aston Martin, que teve dificuldades com um IPO decepcionante em 2018 seguido por uma turbulência executiva, parece ter se preparado para um futuro melhor. Um refinanciamento de 1,3 bilhão de libras (US$ 1,79 bilhão) em dezembro e a recente aliança com a Mercedes, combinados com o lançamento do SUV DBX, configurou a empresa para se tornar um fluxo de caixa livre positivo em 2023, disse Dean. “A Aston Martin não está mais em estado crítico”, ele escreveu em março.

Uma linha positiva de edições limitadas como o Valkyrie e o Valhalla também será fundamental em 2021 para melhorar a trajetória de margem de lucro da Aston, disse ele: “Apenas algumas marcas são capazes de vender supercarros de edição limitada com alta margem de lucro e preço de US$ 1 milhão, e esse clube inclui Aston Martin, Ferrari, Lamborghini e Porsche. A contribuição de um único supercarro Valkyrie, com preço de 2,4 milhões de libras, é equivalente à venda de 19 Vantage V8s, cujas vendas decepcionantes em 2019 foram um dos principais motivos para a redução das unidades.”

A Rolls-Royce, por sua vez, pode ser uma exceção à bonança de carros de luxo, entregando aproximadamente 3.750 automóveis em 2020, uma redução muito maior do que seus pares ano a ano em 26%. A queda veio em parte de um timing infeliz, disse Martin Fritsches, presidente e CEO da Rolls-Royce Motor Cars Américas, em um e-mail, culpando a transição do Ghost de primeira geração (descontinuado em 2019) para o sedã de segunda geração pelo tamanho da perda.

Publicidade

“Estávamos nos preparando para o novo Ghost no meio das paralisações da covid-19, no entanto, continuamos a ver uma forte demanda por novos Rolls-Royces e encerramos o ano com o maior nível de pedidos futuros para a marca”, disse Fritsches. “As comissões por pedidos atualmente se estendem até o terceiro trimestre.”

Concentração de mercado

Um fator que impulsionou esse sucesso durante o que para muitos pareceu um colapso global tem sido o crescimento acelerado da China. As vendas da Bentley na China dobraram em 2020, de acordo com Hallmark. A China se tornará o segundo maior mercado da Lamborghini até o final de 2021, disse Winkelmann.

A concentração de mercado (Aston Martin em parceria com a Mercedes, digamos, ou Porsche e Rimac trabalhando juntas) só pode ajudar mais.

Em todo o mundo, ” um crescimento significativo de ofertas de luxo reais em veículos, mudando as preferências do consumidor de sedãs para SUVs e aumentando a renda disponível dos consumidores têm impulsionado a demanda por carros de luxo ” desde a pandemia de covid-19, escreveu a Mordor Intelligence em seu relatório anual .

A volatilidade do mercado de ações também fez com que os investidores disputassem por ativos tangíveis – até mesmo o mercado de carros clássicos cresceu durante os lockdowns, com casas de leilão e sites especializados em carros colecionáveis como a McLaren Senna e a Bugatti Chiron Pur Sport recebendo um número altíssimo de visitantes e raridades exóticas italianas de meados do século sendo vendidas com sucesso.

Publicidade

Os fornecedores dessa engenharia de elite, que estavam curiosos o suficiente para perguntar a seus clientes por que estão comprando carros tão caros durante uma pandemia, receberam uma explicação relativamente simples e inesperadamente idêntica – até na escolha de palavras. Chame isso de o efeito carpe diem da covid-19.

“Perguntei aos meus clientes por que estavam comprando”, disse Winkelmann. “Eles me disseram: ‘Tivemos mais tempo para pensar sobre nosso futuro e o que aconteceria depois, estávamos decidindo onde colocar nosso dinheiro e, bem, por que não?’ ”

Hallmark disse que cada pessoa que comprou o Bentley Bacalar de US$ 2 milhões disse a ele algo semelhante: “Depois de tudo isso, a vida vai voltar a algum tipo de normalidade, e eu prefiro estar neste carro do que não estar neste carro”, afirmou. “Então, eles disseram, ‘Por que não?'”

(Tradução de Romina Cácia)

Publicidade

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
O que este conteúdo fez por você?

Informe seu e-mail

Tudo Sobre
  • Ações
  • CEO
  • Estados Unidos
  • Veículos
Cotações
08/12/2025 1h16 (delay 15min)
Câmbio
08/12/2025 1h16 (delay 15min)

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    Melhores salas VIP do Brasil 2025: onde ficam, como acessar e quais valem mais para as viagens de fim de ano

  • 2

    Por que Warren Buffett parou de presentear sua família com US$ 10 mil em dinheiro vivo no Natal?

  • 3

    Quando começar a investir para a aposentadoria? Especialistas mostram como construir renda para viver bem após os 60

  • 4

    IOF nas stablecoins: nova regra do BC pode encarecer envio de dinheiro ao exterior a partir de 2026

  • 5

    Ibovespa hoje: Yduqs (YDUQ3) lidera baixas e só 4 ações sobem; empresas da B3 perdem R$ 182,7 bilhões

Publicidade

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o Mega da Virada 2025: vendas exclusivas começam em dezembro; veja data
Logo E-Investidor
Mega da Virada 2025: vendas exclusivas começam em dezembro; veja data
Imagem principal sobre o Bolsa Família: veja calendário de pagamento de dezembro de 2025
Logo E-Investidor
Bolsa Família: veja calendário de pagamento de dezembro de 2025
Imagem principal sobre o Como consultar o número do PIS/PASEP pelo Meu INSS
Logo E-Investidor
Como consultar o número do PIS/PASEP pelo Meu INSS
Imagem principal sobre o Dispensa do IPVA: como funciona?
Logo E-Investidor
Dispensa do IPVA: como funciona?
Imagem principal sobre o Resultado da Lotofácil: NOVO HORÁRIO; veja quando saem números do concurso 3555 hoje (05)
Logo E-Investidor
Resultado da Lotofácil: NOVO HORÁRIO; veja quando saem números do concurso 3555 hoje (05)
Imagem principal sobre o FGTS: veja contribuição exigida para usá-lo no financiamento de imóveis até R$ 2,25 milhões
Logo E-Investidor
FGTS: veja contribuição exigida para usá-lo no financiamento de imóveis até R$ 2,25 milhões
Imagem principal sobre o Conta de luz mais barata em dezembro de 2025: quanto será economizado?
Logo E-Investidor
Conta de luz mais barata em dezembro de 2025: quanto será economizado?
Imagem principal sobre o Como consultar o número do PIS/PASEP pelo Telefone da Previdência Social
Logo E-Investidor
Como consultar o número do PIS/PASEP pelo Telefone da Previdência Social
Últimas: Negócios
O que explica a queda de braço entre o Nubank e a Febraban
Negócios
O que explica a queda de braço entre o Nubank e a Febraban

Instituições trocam farpas após postagem do CEO David Vélez dizer que Nubank é a financeira que mais paga impostos no País

05/12/2025 | 14h35 | Por Luíza Lanza
‘Nvidia da China’ estreia no mercado com alta de 425% e mira o domínio dos chips de IA
Negócios
‘Nvidia da China’ estreia no mercado com alta de 425% e mira o domínio dos chips de IA

Empresa chinesa fundada por ex-executivo da Nvidia quadruplicou seu valor de mercado no primeiro pregão da bolsa após levantar mais de US$ 1 bilhão em seu IPO

05/12/2025 | 08h41 | Por Camilly Rosaboni
Nubank quer obter licença bancária para não precisar alterar nome após regra do BC
Negócios
Nubank quer obter licença bancária para não precisar alterar nome após regra do BC

Resolução do BC determina que fintechs não podem mais usar os termos "banco" ou "banks" no nome, se não tiverem a certificação bancária; instituições têm 120 dias para se adequar às regras

03/12/2025 | 10h52 | Por Luíza Lanza
CVM rejeita proposta de Daniel Vorcaro, do Master, para encerrar processo sobre fraude em fundo imobiliário
Negócios
CVM rejeita proposta de Daniel Vorcaro, do Master, para encerrar processo sobre fraude em fundo imobiliário

O Brazil Realty FII investia em empresas de capital fechado, segundo investigação da CVM. Procurado, Vorcaro não comentou o caso

02/12/2025 | 20h48 | Por Jenne Andrade

X

Publicidade

Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2025 Grupo Estado

notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador