• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Direto da Faria Lima
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Direto da Faria Lima
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
  • Newsletter
  • Guias Gratuitos
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Negócios

Pix sem aval de clientes: Nubank e Mercado Pago são notificados pelo Procon-SP

Cadastros somados de Nubank e Mercado Pago ultrapassa 12 milhões de um total de 30 milhões no País

Por E-Investidor

19/10/2020 | 15:29 Atualização: 01/12/2020 | 10:44

Foto: Paulo Whitaker/Reuters
Foto: Paulo Whitaker/Reuters

Leia mais:
  • 10 perguntas e respostas sobre o Pix, novo serviço de transferências
  • Como e quando os consumidores deverão cadastrar chave do Pix
  • Chave Pix: como funciona e quantas podem ser criadas?
  • Como funciona o Pix? Entenda sobre o sistema de pagamento
Newsletter

Não perca as nossas newsletters!

Selecione a(s) news(s) que deseja receber:

Estou de acordo com a Política de Privacidade do Estadão, com a Política de Privacidade da Ágora e com os Termos de Uso.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

(Reuters) – O Procon-SP informou na segunda-feira (19) que notificou o Nubank e o Mercado Pago para que se expliquem sobre casos de cadastros das chaves de segurança do Pix sem pedidos de clientes e também sobre dificuldades de cancelamento.

A entidade paulista de defesa do consumidor pediu que as empresas respondam por quais canais está sendo ofertado o cadastro no Pix, mostrem como recebem aval dos clientes para registro e como eles podem cancelá-lo, entre outras ações. As companhias receberam prazo de 72 horas para responder.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

O Procon-SP também mandou a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) avisar os bancos para não cadastrarem no Pix sem prévia autorização, sob pena de multa por prática abusiva.

A notificação ocorre dias após o Banco Central ter revelado uma lista das instituições com maiores volumes de pedidos de registro no Pix, o sistema instantâneo e ininterrupto de transferências bancárias, que entrará em vigor em novembro.

Segundo o BC, mesmo detendo uma base de clientes muito inferior do que as dos maiores bancos de varejo, Nubank e Mercado Pago juntos lideraram o ranking com folga, com mais de 12 milhões de chaves registradas, de um total de cerca de 30 milhões no país.

Leia também: Entenda quantas chaves do Pix você pode ter

Publicidade

Em nota, o Nubank afirmou que todas as chaves foram cadastradas com autorização dos clientes, que isso está documentado e que em um universo de mais de 6 milhões de pessoas com chaves cadastradas, recebeu só duas reclamações. “Essas pessoas foram contatadas e apresentamos com sucesso as evidências de que haviam, sim, dado autorização”, afirmou.

Também em nota, o Mercado Pago disse que seu processo de cadastro das chaves PIX está dentro das regras do Banco Central, respeitando o aval prévio dos clientes. Segundo a companhia, braço financeiro do Mercado Livre, até agora identificou que apenas 0,01% dos mais de 4,5 milhões de cadastros de chaves realizados motivou dúvidas ou reclamações de usuários.

O Mercado Pago disse ainda que criou diversos canais de contato para clientes em casos de dúvidas a respeito.

“Estamos todos em fase de aprendizado e atuando de maneira colaborativa para o sucesso da nova ferramenta”, disse na nota.

Publicidade

 

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
Tudo Sobre
  • Mercado Livre
  • Nubank
  • PIX
  • Procon
Cotações
07/01/2026 12h11 (delay 15min)
Câmbio
07/01/2026 12h11 (delay 15min)

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    Dividendos em 2026: 14 ações protegidas de juros altos, eleições e mais impostos

  • 2

    Aposta de US$ 30 mil vira mais de US$ 400 mil após captura de Maduro e levanta suspeitas de insider trading

  • 3

    Nem Venezuela, nem eleições: Ibovespa deve ignorar incertezas e chegar a 192 mil pontos em 2026, diz Ágora

  • 4

    Prisão de Maduro deve derrubar o petróleo e mudar o jogo do setor, dizem XP, Itaú e Genial

  • 5

    Carteiras recomendadas para janeiro de 2026 mostram como bancos equilibram oportunidades e risco eleitoral

Publicidade

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o Bolsa Família: como fazer a atualização presencial no CRAS?
Logo E-Investidor
Bolsa Família: como fazer a atualização presencial no CRAS?
Imagem principal sobre o Como funcionam as bandeiras tarifárias na conta de luz?
Logo E-Investidor
Como funcionam as bandeiras tarifárias na conta de luz?
Imagem principal sobre o Como vai funcionar a emissão digital do Documento Único de Arrecadação no IPVA do Espírito Santo?
Logo E-Investidor
Como vai funcionar a emissão digital do Documento Único de Arrecadação no IPVA do Espírito Santo?
Imagem principal sobre o Tenho direito ao saldo retido do FGTS? Veja como tirar a dúvida de forma online
Logo E-Investidor
Tenho direito ao saldo retido do FGTS? Veja como tirar a dúvida de forma online
Imagem principal sobre o FGTS: é possível sacar o valor com o saldo bloqueado por antecipação do saque-aniversário?
Logo E-Investidor
FGTS: é possível sacar o valor com o saldo bloqueado por antecipação do saque-aniversário?
Imagem principal sobre o Veja como fazer a consulta presencial para saber se tem direito ao saldo retido do FGTS
Logo E-Investidor
Veja como fazer a consulta presencial para saber se tem direito ao saldo retido do FGTS
Imagem principal sobre o Veja estas três categorias que podem ser disponibilizadas pela Previdência Social
Logo E-Investidor
Veja estas três categorias que podem ser disponibilizadas pela Previdência Social
Imagem principal sobre o Bolsa Família: quando é possível atualizar dados pelo aplicativo do CadÚnico?
Logo E-Investidor
Bolsa Família: quando é possível atualizar dados pelo aplicativo do CadÚnico?
Últimas: Negócios
Grupo Planner conclui compra da Ciabrasf, ex-Reag e alvo de operação da PF
Negócios
Grupo Planner conclui compra da Ciabrasf, ex-Reag e alvo de operação da PF

Negócio tinha sido anunciado em novembro, como parte do desmonte da Reag após a megaoperação Carbono Oculto

06/01/2026 | 11h21 | Por Luíza Lanza
BTG conclui aquisição da M.Y. Safra e vai operar como banco nos EUA
Negócios
BTG conclui aquisição da M.Y. Safra e vai operar como banco nos EUA

Negócio havia sido anunciado em junho de 2024; agora, com a licença bancária, BTG pode oferecer serviços bancários no mercado americano aos clientes

05/01/2026 | 15h23 | Por Luíza Lanza
Ministério Público denuncia Nelson Tanure por operações feitas na Gafisa
Negócios
Ministério Público denuncia Nelson Tanure por operações feitas na Gafisa

Aquisição da incorporadora Upcon pela Gafisa por valores inflados está no foco da denúncia. Procurada, a defesa de Tanure diz que a acusação formulada pelo MPF “foge do escopo das regras que regem o procedimento penal”. A Gafisa diz que não é parte da medida judicial

18/12/2025 | 18h46 | Por Jenne Andrade
Ray Dalio: Crise da dívida dos EUA é um “ataque cardíaco” prestes a acontecer
Negócios
Ray Dalio: Crise da dívida dos EUA é um “ataque cardíaco” prestes a acontecer

De cortes de gastos a aumento de impostos, há soluções caso partidos não entrem em acordo, diz o megainvestidor

16/12/2025 | 17h10 | Por Eleanor Pringle, da Fortune

X

Publicidade

Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2026 Grupo Estado

notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador