O que este conteúdo fez por você?
- No auge da pandemia, à medida que as empresas cortavam a publicidade, a Playrix, desenvolvedora de jogos para celular, aproveitou os preços mais baixos dos anúncios para aumentar seu marketing
- O número de usuários mensais aumentou 50%, para 180 milhões no pico do surto, e as vendas cresceram cerca de 60%, para US$ 1,75 bilhão nos primeiros oito meses do ano
- Seus fundadores e únicos proprietários, Igor, 38 anos, e Dmitry Bukhman, 35 anos, mais do que dobraram suas fortunas e agora possuem US$ 3,9 bilhões cada, de acordo com o Índice Bloomberg Billionaires
(Ilya Khrennikov e Alex Sazonov/Bloomberg) – Graças a uma onda de novos jogadores, a Playrix se tornou a maior desenvolvedora de jogos para celular do mundo depois da Tencent Holdings, de acordo com pesquisa da AppAnnie. Seus fundadores e únicos proprietários, Igor, 38 anos, e Dmitry Bukhman, 35 anos, mais do que dobraram suas fortunas e agora possuem US$ 3,9 bilhões cada, de acordo com o Índice Bloomberg Billionaires.
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Isso não aconteceu por acaso: no auge da pandemia, à medida que as empresas cortavam a publicidade, o desenvolvedor de jogos para celular aproveitou os preços mais baixos dos anúncios para aumentar seu marketing. O número de usuários mensais aumentou 50%, para 180 milhões no pico do surto, e as vendas cresceram cerca de 60%, para US$ 1,75 bilhão nos primeiros oito meses do ano, disse a empresa. O número de jogadores desde então se estabilizou em 150 milhões por mês.
“Jogos de sucesso se tornaram serviços de longo prazo semelhantes ao Netflix, que consegue reter usuários adicionando novos conteúdos constantemente”, disse Igor em uma entrevista pelo Skype de Londres, onde os irmãos vivem. “Estamos constantemente adicionando novas histórias, diferentes mecânicas de jogo e níveis aos nossos jogos para as pessoas jogarem por muitos anos.”
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Julia de Macfarlane-Smith está entre aqueles que foram fisgados durante a pandemia. Depois de clicar em um anúncio em fevereiro, ela logo começou a gastar até seis horas por dia jogando Gardenscapes e cerca de 50 libras (US$ 64) por mês para passar mais rápido de nível. O jogo match-3 é um dos mais populares da Playrix.
“O jogo tornou a vida dentro de casa menos chata”, disse a dona de casa de 42 anos de Gloucestershire, Inglaterra. “Não sei quantas horas por dia estaria jogando se a pandemia nunca tivesse acontecido, provavelmente muito menos.”
As empresas de jogos listadas em bolsa, desde a chinesa Tencent até a Zynga Inc. nos EUA, a CD Projekt na Polônia e a Netmarble Corp. na Coreia do Sul, aumentaram este ano, com pessoas gastando mais tempo e dinheiro jogando.
Mas a ascensão de Playrix do sétimo lugar no ano passado para o segundo lugar é notável, principalmente para os dois irmãos nativos de Vologda, uma cidade distante 483 quilômetros ao norte de Moscou. Em uma entrevista no ano passado, eles disseram que queriam que sua empresa estivesse na mesma liga que gigantes como Activision Blizzard Inc. e NetEase Inc.
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Os irmãos começaram seu caminho para a riqueza em 2001, quando Igor aprendeu com um professor universitário que podia vender software online. Ele decidiu tentar com Dmitry, que ainda estava no ensino médio na época. Em 2004, quando o negócio atingiu US$ 10.000 em receita mensal, eles fizeram o registro da empresa e alugaram um espaço para um escritório no porão de um depósito de livros em Vologda.
Enquanto a Tencent continua sendo a líder mundial em jogos e a fortuna de seu presidente, Pony Ma, está avaliada em US$ 52 bilhões, a Playrix agora emprega mais de 2.500 pessoas. Possui pessoal em sua sede na Irlanda e desenvolvedores na Rússia e no Leste Europeu.
Os bancos de investimento encorajaram a Playrix a se fundir com uma empresa maior ou promover a abertura de capital em uma bolsa de valores, mas Dmitry disse que não há negócio na mesa. No entanto, os irmãos não estão descartando essas opções no futuro.
Nos últimos dois anos, a empresa comprou uma dezena de desenvolvedores e agora conta com eles para ajudar a produzir novos sucessos. Dito isso, os jogos existentes também continuarão sendo importantes.
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“Os investidores perceberam os jogos como um negócio arriscado, que precisa gerar um sucesso após o outro – mas isso não é mais verdade”, disse Dmitry. “Se você fizer um jogo de sucesso e operá-lo corretamente, poderá ganhar dinheiro por anos.”