O Conselho de Administração da Petrobras (PETR4) aprovou nesta quinta-feira, 26, por unanimidade, a indicação do senador Jean Paul Prates ao cargo de presidente da petroleira. O novo executivo da companhia acumula quase 30 anos de experiência no setor de petróleo e gás e foi consultor antes de seguir a carreira política.
Leia também
Prates é advogado, economista e se intitula como ambientalista, empreendedor. Formado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), se tornou mestre em Economia e Gestão de Petróleo, Gás e Motores pelo Instituto Francês do Petróleo (IFP School) e mestre em Política Energética e Gestão Ambiental pela Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos.
Foi também membro do colégio de líderes e líder no Senado e no Congresso Nacional e presidente da Frente Parlamentar de Recursos Naturais e Energia.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Para assumir o cargo na Petrobras, Prates renunciou ao mandato de Senador do Partido dos Trabalhadores (PT) pelo Rio Grande do Norte. Iniciado em 2019, seu mandato se encerraria no final deste mês.
Ao ser indicado pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o ex-senador disse que a política de preços da estatal, atrelada à variação do dólar e do barril de petróleo no mercado internacional, será alterada. Ele também afirmou que a Petrobras precisa “olhar para o futuro” e investir na transição energética.