• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Direto da Faria Lima
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Direto da Faria Lima
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
  • Newsletter
  • Guias Gratuitos
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Negócios

A nova revelação da Tesla não é carro nem caminhonete: é a tecnologia de bateria

As baterias são um dos componentes mais complexos dos veículos elétricos, em grande medida porque seu processo de fabricação é intensivo em recursos

Por E-Investidor

25/09/2020 | 19:49 Atualização: 25/09/2020 | 19:49

Veículo Tesla em uma estação de reabastecimento na Califórnia (Foto: Justin Sullivan/AFP)
Veículo Tesla em uma estação de reabastecimento na Califórnia (Foto: Justin Sullivan/AFP)

(Faiz Siddiqui/The Washington Post) – A Tesla vinha se concentrando em extrair o máximo de energia possível de suas baterias, com números de autonomia que superaram seus concorrentes no setor em dezenas de quilômetros por carga. Agora a empresa pôs o foco em um objetivo diferente: construir baterias que não apenas superem a autonomia das rivais – ou seja, até onde seus carros conseguem viajar com uma única carga – mas que durem muito mais que a vida útil dos veículos.

Leia mais:
  • BDR da Tesla tem valorização de 580% no ano. Veja os ativos mais rentáveis
  • Como investir em ações da Tesla. Vale a pena?
  • Elon Musk está insatisfeito com a Tesla: seus carros são inacessíveis
Imagem de background da newsletter Imagem de background da newsletter no mobile
News E-Investidor

Assine a nossa newsletters e receba notícias sobre economia, negócios e finanças direto em seu e-mail

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

É o mais recente impulso de inovação da construtora de automóveis do Vale do Silício que estabeleceu como sua meta reescrever as regras sobre os veículos elétricos, norteando-os pelo desempenho e pela ambição de uma maneira que vem inibindo os concorrentes. Mas os veículos elétricos constituem uma pequena fatia do mercado geral de automóveis e, para se expandir, a Tesla precisará reinar suprema não apenas na fabricação de veículos, mas também em sua força vital: as baterias. Elon Musk anunciou os planos da Tesla para resolver esse problema em um evento muito aguardado, o “Battery Day”, na terça-feira (23).

“Hoje, [os veículos elétricos] representam cerca de 3% dos carros vendidos globalmente”, escreveu Gene Munster, investidor e sócio-gerente da Loup Ventures, em uma análise publicada antes do evento. “A Tesla tem a oportunidade de transformar sua atual participação de 80% no mercado [de veículos elétricos] nos Estados Unidos, mais cerca de 20% na Europa e na Ásia, em um grande negócio nos próximos anos. Para ter sucesso, a empresa precisa acelerar sua produção de baterias”.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Musk disse que nenhum desenvolvimento revelado na terça-feira “alcançará um alto volume de produção até 2022”. Mas ele também deu a entender que será necessário um grande salto na produção de baterias para alimentar os veículos que a empresa anunciou, como o Semi, a Cybertruck e o Roadster. A Tesla precisaria avançar muito em sua tecnologia de baterias para possibilitar algumas dessas ofertas, uma vez que anunciou uma autonomia de mais de 800 quilômetros para uma variante de sua picape Cybertruck. Uma autonomia dessas seria suficiente para dirigir de Washington, D.C. à cidade de Nova York e voltar.

Em contraste, a Tesla diz que seu produto de maior autonomia – o Model S – consegue viajar até 650 quilômetros com uma única carga. Os concorrentes, como a iniciante Lucid Motors, anunciaram veículos elétricos com alto consumo de energia, com autonomias que chegam a 800 quilômetros.

As baterias são um dos componentes mais complexos dos veículos elétricos, em grande medida porque seu processo de fabricação é intensivo em recursos. Uma bateria com vida útil mais longa abriria caminho para reduzir a pegada ambiental dos veículos elétricos, fazendo com que se tornassem uma proposta mais viável na escala necessária para começar a eliminar de verdade os carros de combustão interna.

Ainda assim, a mineração de metais raros como aqueles necessários para construir veículos elétricos pode expor comunidades locais a impactos ambientais significativos, entre eles a dispersão de elementos tóxicos que podem causar problemas respiratórios e doenças congênitas.

Publicidade

O evento sobre a bateria foi agendado para acontecer depois de uma reunião anual de acionistas na fábrica da Tesla em Fremont, Califórnia. Um cenário incomum, feito sob medida para a era da covid-19.

Filas de carros da Tesla cheios de acionistas se alinharam no estacionamento perto do palco da apresentação. Os motoristas deram uma salva de buzinas para aplaudir quando Musk subiu ao palco e voltavam a buzinar sempre que Musk dizia algo de que gostavam.

“Basicamente, o que temos aqui é o cinema drive-in da Tesla”, disse Musk.

(Tradução de Renato Prelorentzou)

Publicidade

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
O que este conteúdo fez por você?

Informe seu e-mail

Tudo Sobre
  • Elon Musk
  • Tesla (TSLA34)
Cotações
18/09/2025 3h52 (delay 15min)
Câmbio
18/09/2025 3h52 (delay 15min)

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    Imposto de Renda 2025: a partir de qual valor é preciso declarar?

  • 2

    Golpe do “Pix errado”: veja como funciona e como não ser enganado

  • 3

    “Taxação do sol” em vigor: vale a pena instalar painéis solares?

  • 4

    Eleições 2024: qual é o valor da multa para quem não votar, nem justificar?

  • 5

    Como funciona o saque-aniversário do FGTS?

Publicidade

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o Quanto custa comer na melhor pizzaria do mundo em 2025?
Logo E-Investidor
Quanto custa comer na melhor pizzaria do mundo em 2025?
Imagem principal sobre o Quer juntar R$ 100 mil em 1 ano? Veja quanto guardar por mês para alcançar a meta
Logo E-Investidor
Quer juntar R$ 100 mil em 1 ano? Veja quanto guardar por mês para alcançar a meta
Imagem principal sobre o Idosos podem renovar a CNH de graça? Este estado garante o benefício
Logo E-Investidor
Idosos podem renovar a CNH de graça? Este estado garante o benefício
Imagem principal sobre o Usucapião de 5 anos: entenda quem pode se tornar dono legal do imóvel
Logo E-Investidor
Usucapião de 5 anos: entenda quem pode se tornar dono legal do imóvel
Imagem principal sobre o IPTU 2026: aposentados têm direito à isenção? Entenda as regras
Logo E-Investidor
IPTU 2026: aposentados têm direito à isenção? Entenda as regras
Imagem principal sobre o Aposentados, pensionistas, idosos e PcDs podem ficar isentos do IPTU 2026? Veja as condições
Logo E-Investidor
Aposentados, pensionistas, idosos e PcDs podem ficar isentos do IPTU 2026? Veja as condições
Imagem principal sobre o R$ 100 mil em 1, 2 ou 3 anos: quanto é preciso investir por mês?
Logo E-Investidor
R$ 100 mil em 1, 2 ou 3 anos: quanto é preciso investir por mês?
Imagem principal sobre o INSS lança plataforma que promete agilizar consultas e recursos; veja como usar
Logo E-Investidor
INSS lança plataforma que promete agilizar consultas e recursos; veja como usar
Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2025 Grupo Estado

Logo do 'News E-Investidor'

Ao fornecer meu dados, declaro estar de acordo com a Política de Privacidade do Estadão e com os Termos de Uso.

Obrigado por se inscrever! A partir de agora você receberáas melhores notícias em seu e-mail!
notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador