• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Direto da Faria Lima
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Direto da Faria Lima
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
  • Newsletter
  • Guias Gratuitos
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Negócios

Tesla (TSLA34) e investidores encaram um novo ajuste no mercado

Analistas de Wall Street reduziram as expectativas para as empresas expostas aos veículos elétricos

Por Esha Dey, Bloomberg

06/11/2023 | 12:50 Atualização: 06/11/2023 | 12:50

Carro elétrico da Tesla. Foto: Reuters/Kim Kyung-Hoon
Carro elétrico da Tesla. Foto: Reuters/Kim Kyung-Hoon

O boom dos veículos elétricos que deu origem a startups multibilionárias da noite para o dia e levou a Tesla (TSLA34) a ser avaliada em valores estratosféricos está começando a perder força apenas alguns anos depois de seu início.

Leia mais:
  • Quem é Elon Musk? Homem mais rico do mundo tem cerca de U$S 250 bi
  • Tesla (TSLA34) mira securitização bilionária de títulos em veículos arrendados
  • Elon Musk quer que você saiba que ele não tem uma casa maravilhosa
Imagem de background da newsletter Imagem de background da newsletter no mobile
News E-Investidor

Assine a nossa newsletters e receba notícias sobre economia, negócios e finanças direto em seu e-mail

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Um tema-chave nesta época de divulgação de resultados é a queda da demanda por veículos elétricos. Primeiro veio o terrível relatório de lucros da Tesla na semana passada, seguido por comentários severos da General Motors (GMCO34), Mercedes-Benz Group AG (ETR: MBG), Honda Motor (HOND34) e da empresa de aluguel de carros Hertz Global Holdings (NASDAQ: HTZ).

A mudança tem preocupado os investidores, já que as avaliações da maioria das ações de fabricantes de veículos elétricos pressupõem uma rápida expansão da indústria. Caso isso não se concretize, os preços das ações provavelmente cairão e muitas startups não vão poder contar com os mercados de capitais para financiar seus negócios não lucrativos.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

“As pessoas sempre foram muito agressivas em relação à adoção dos veículos elétricos”, disse Craig Irwin, analista da Roth Capital Partners. “O que temos agora é um ajustamento do mercado, uma recalibragem de retorno à realidade.”

Embora o CEO da Tesla, Elon Musk, coloque a culpa nas altas taxas de juros, outros chamaram a atenção para a demanda. A GM disse estar repensando as metas, devido às vendas de veículos elétricos estarem mais lentas do que o previsto, e a Honda colocou na gaveta os planos para desenvolver veículos elétricos mais baratos com a GM. A Mercedes chamou a guerra de preços dos veículos elétricos de “brutal” e insustentável, e a Hertz disse que vai diminuir o ritmo de compra desses carros devido aos custos altos com reparos.

Ao mesmo tempo, os analistas de Wall Street reduziram as expectativas para as empresas expostas aos veículos elétricos, como fornecedores de lítio e operadoras de postos de recarga.

“Os veículos elétricos tiveram um período de carência de entusiasmo na demanda inicial, mas parece que ele chegou ao fim”, disse Nicholas Colas, cofundador da DataTrek Research.

Rachaduras à mostra

Os sinais de alerta surgiram no início deste ano, quando a Tesla começou a reduzir de forma agressiva os preços em uma tentativa de fortalecer a demanda. Isso provocou uma guerra de preços conforme outras montadoras seguiam o exemplo, diminuindo a rentabilidade para alguns fabricantes e aumentando os prejuízos já consideráveis de outros.

Publicidade

No entanto, a demanda manteve-se fraca apesar dos valores mais baixos, levando alguns a concluir que o conjunto daqueles “primeiros consumidores” a adotarem os modelos pode já ter sido explorado. Depois, há outros obstáculos, como as taxas de juros elevadas e empréstimos caros para automóveis, redes de carregamento ainda incompatíveis e os relativamente poucos modelos elétricos disponíveis.

Nem mesmo a pressão política global por opções de transporte mais limpas está tendo impacto nas empresas automobilísticas.

“Os consumidores têm a palavra final sobre até onde os preços podem ir”, disse Colas. “Se a demanda já está oscilando, então as margens vão ser apertadas a partir de agora.”

As ações começaram a refletir essas preocupações. As da Tesla caíram 14% desde a divulgação dos resultados no dia 18 de outubro, e tanto as da Rivian Automotive (NASDAQ: RIVN) como as do Lucid Group (NASDAQ: LCID) recuaram mais de 10% na sequência. O índice S&P 500 caiu 4,4% no mesmo período. Todas elas estão sendo negociadas bem abaixo de seus valores recordes, atingidos no final de 2021 em meio a um mercado otimista mais amplo.

Avaliações Premium

Ainda assim, a Tesla continua com uma das ações mais caras do S&P 500, sendo negociada em cerca de 56 vezes de seus lucros futuros em comparação com os inúmeros valores medianos a altos de apenas um dígito da General Motors e Ford Motor (FDMO34).

Publicidade

Enquanto isso, as startups não lucrativas Rivian, Lucid e a mais recente queridinha do mercado, VinFast Auto (NASDAQ: VFS), recebem avaliações de mercado maiores que a do American Airlines Group (AALL34). Portanto, há chances de essas ações caírem ainda mais.

“Para os fabricantes menores, tudo vai depender se eles serão capazes de tornar o fluxo de caixa positivo”, disse Ivana Delevska, diretora de investimentos da Spear Invest. “Para as empresas não rentáveis, o crescimento é importante no contexto da alavancagem operacional, porém a métrica mais importante é o fluxo de caixa.”

A Rivian e a Lucid vendem seus carros a um valor inferior ao que custa fabricá-los. Sem a vantagem da escala, elas precisarão de acesso a capital para financiar as operações num momento em que as despesas com empréstimos estão altas. Adicione a isso uma demanda mais fraca e você tem uma combinação mortal.

A Tesla, com sua capitalização de mercado gigantesca de US$ 660 bilhões, também tem muito em jogo. Muito maior do que qualquer outra montadora do mundo, sua avaliação deixa pouco espaço para erros. E, à medida que a demanda por veículos elétricos fica a ver navios, a pressão sobre seu software de direção autônoma aumentará.

Publicidade

“Os esforços da Tesla para ter veículos verdadeiramente autônomos estão prestes a se tornar muito mais importantes”, disse Colas, da Datatrek. “O ramo de venda de veículos elétricos está ficando bem mais difícil.”

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
O que este conteúdo fez por você?

Informe seu e-mail

Tudo Sobre
  • Elon Musk
  • mercado
  • setor automobilístico
  • Tesla (TSLA34)
  • Veículos
  • Wall Street
Cotações
18/08/2025 4h08 (delay 15min)
Câmbio
18/08/2025 4h08 (delay 15min)

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    Economista renomado diz que é “temporada de pânico” nos mercados; veja as projeções

  • 2

    Evergrande alivia credores, mas é bom momento para investir na China?

  • 3

    Após Ibovespa desabar, governo cancela anúncio de novo auxílio

  • 4

    Golpe do “Pix errado”: veja como funciona e como não ser enganado

  • 5

    Vitreo lança novo fundo de energia limpa

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o Lotofácil da Independência 2025: quais são minhas chances de vencer o prêmio de R$220 milhões?
Logo E-Investidor
Lotofácil da Independência 2025: quais são minhas chances de vencer o prêmio de R$220 milhões?
Imagem principal sobre o Lotofácil da Independência: que horas será o sorteio de 2025?
Logo E-Investidor
Lotofácil da Independência: que horas será o sorteio de 2025?
Imagem principal sobre o Lotofácil da Independência: quais foram os números sorteados em 2024?
Logo E-Investidor
Lotofácil da Independência: quais foram os números sorteados em 2024?
Imagem principal sobre o Lotofácil da Independência: quando será o sorteio de 2025?
Logo E-Investidor
Lotofácil da Independência: quando será o sorteio de 2025?
Imagem principal sobre o Mais de R$ 1 bi foi devolvido a aposentados e pensionistas; veja até quando contestar
Logo E-Investidor
Mais de R$ 1 bi foi devolvido a aposentados e pensionistas; veja até quando contestar
Imagem principal sobre o 76 profissões conquistam novo salário mínimo em SP; veja se você está entre elas
Logo E-Investidor
76 profissões conquistam novo salário mínimo em SP; veja se você está entre elas
Imagem principal sobre o Abono de permanência: o que é, como funciona e quem tem direito?
Logo E-Investidor
Abono de permanência: o que é, como funciona e quem tem direito?
Imagem principal sobre o Receita alerta MEIs sobre novo golpe financeiro; veja como se proteger
Logo E-Investidor
Receita alerta MEIs sobre novo golpe financeiro; veja como se proteger
Últimas: Negócios
Estrela de ‘Shark Tank’ diz que ser simpático não tem a ver com sucesso; Steve Jobs o ensinou a não se preocupar com sentimentos
Negócios
Estrela de ‘Shark Tank’ diz que ser simpático não tem a ver com sucesso; Steve Jobs o ensinou a não se preocupar com sentimentos

O’Leary destaca como a liderança firme de Steve Jobs moldou sua visão de negócios e seu foco em resultados acima da popularidade

16/08/2025 | 08h40 | Por Emma Burleigh, da Fortune
Como o Banco do Brasil (BBAS3) quer transformar créditos de carbono em novas fontes de receita
Negócios
Como o Banco do Brasil (BBAS3) quer transformar créditos de carbono em novas fontes de receita

Tarciana Medeiros, presidente da instituição, defende criação de certificadora e de uma bolsa nacional para este mercado

14/08/2025 | 17h00 | Por Igor Markevich
O dossiê da inadimplência do agro que derruba a ação do Banco do Brasil em 30%: como surgiu, quem deve e por que BBAS3 sangra na Bolsa
Negócios
O dossiê da inadimplência do agro que derruba a ação do Banco do Brasil em 30%: como surgiu, quem deve e por que BBAS3 sangra na Bolsa

Estatal se viu nos últimos dois meses no centro do pessimismo do mercado; ação saiu da casa dos R$ 29 para os atuais R$ 19

13/08/2025 | 03h00 | Por Luíza Lanza
Magalu pode ter prejuízo no 2º tri? Foco é rentabilidade, dizem analistas
Negócios
Magalu pode ter prejuízo no 2º tri? Foco é rentabilidade, dizem analistas

Resultado será divulgado após o fechamento do mercado nesta quinta (7): ambiente difícil

07/08/2025 | 02h00 | Por Leo Guimarães
Ver mais

Publicidade

Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2025 Grupo Estado

Logo do 'News E-Investidor'

Ao fornecer meu dados, declaro estar de acordo com a Política de Privacidade do Estadão e com os Termos de Uso.

Obrigado por se inscrever! A partir de agora você receberáas melhores notícias em seu e-mail!
notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador