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Vale (VALE3) assina acordo para desenvolver caminhões movidos a biocombustível

Projeto, diz a mineradora, pode reduzir em até 70% as emissões dos caminhões fora de estrada que adotarem o novo motor

Vale (VALE3) assina acordo para desenvolver caminhões movidos a biocombustível
(Imagem: Chalabala em Adobe Stock)
  • Parceria quer reduzir as emissões de carbono da mineradora, com metas de diminuir as emissões dos escopos 1 e 2 em 33% até 2030 e alcançar emissões líquidas zero até 2050
  • Projeto será realizado nos próximos dois anos em parceria com a multinacional Cummins, que fabricará os motores
  • Acordo envolve 80 caminhões da Komatsu, e a Vale possui cerca de 450 veículos fora de estrada no Brasil

A Vale (VALE3) assinou, na quinta-feira (12), um acordo com a Komatsu, fabricante de máquinas pesadas, para desenvolver e testar caminhões de mineração – veículos com capacidade entre 230 e 290 toneladas – movidos por uma mistura de diesel e etanol. A ideia dessa parceria, segundo a empresa, é contribuir para a redução das emissões de carbono da mineradora. A meta é diminuir as emissões dos escopos 1 e 2 (resultantes das operações e do consumo de energia da empresa) em 33% até 2030 e alcançar emissões líquidas zero até 2050.

Nos próximos dois anos, o projeto da Vale sobre caminhões de biocombustível será realizado em parceria com a multinacional Cummins, que fabricará os motores. O acordo envolve 80 caminhões da Komatsu, e a Vale possui cerca de 450 veículos fora de estrada no Brasil. O valor do investimento não foi revelado.

“O efeito do acordo é que, caso se conclua que a BHP tem qualquer responsabilidade perante os requerentes nas Reivindicações do Reino Unido, ou caso qualquer responsabilidade seja por fim atribuída à Vale perante os requerentes na Holanda, tal responsabilidade seria dividida igualmente entre a BHP e a Vale”, diz a companhia, em comunicado.

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Atualmente, os caminhões da Vale são abastecidos exclusivamente com diesel. A empresa é a maior consumidora individual desse combustível no Brasil, queimando 1 bilhão de litros por ano, o que impacta negativamente seus números de emissões de CO2.

O projeto, diz a Vale, pode reduzir em até 70% as emissões dos caminhões fora de estrada que adotarem o novo motor.

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