Últimas notícias

BoE debate mudanças na política monetária, em apresentação na Alemanha

Pill afirmou que o desafio atual da política monetária do Reino Unido é conter efeitos secundários

BoE debate mudanças na política monetária, em apresentação na Alemanha
Sede Banco da Inglaterra (BoE). Foto: REUTERS/Toby Melville

Por Gabriel Bueno da Costa – Dirigente do Banco da Inglaterra (BoE, na sigla em inglês), Huw Pill não adiantou previsões para a política monetária da instituição, em discurso durante evento hoje na Alemanha. Em sua fala, ele discutiu mudanças na política monetária nas últimas décadas, entre elas o uso de programas de relaxamento quantitativo (QE, na sigla em inglês) e adiante, no contexto atual inclusive, de aperto quantitativo (QT).

Pill afirmou que o desafio atual da política monetária do Reino Unido é conter efeitos secundários e garantir que a inflação retorne à meta, conforme os preços de energia e bens se estabilizam ou revertem altas, nos próximos anos. Segundo ele, porém, não havia notícia nova em seu discurso sobre a avaliação da perspectiva para a política monetária, em relação ao que o BoE já divulgou em sua comunicação na semana passada.

O dirigente disse também, hoje, que não pretendia adiantar discussões dos dirigentes sobre vendas de ativos e aperto quantitativo. Ele conclui, de qualquer modo, que uma conclusão possível de sua apresentação de hoje é que há um consenso de que apenas mexer nos juros não é mais suficiente para a atuação dos bancos centrais, atualmente.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos