Últimas notícias

BofA tem salto no lucro com M&As e alta em carteira de crédito

O lucro do banco subiu para 6,77 bilhões de dólares, ante 5,21 bilhões, no mesmo período do ano anterior

BofA tem salto no lucro com M&As e alta em carteira de crédito
(Foto: REUTERS/Shannon Stapleton)

O Bank of America teve lucro maior no quarto trimestre, impulsionado por um aumento na carteira de empréstimos e resultado da divisão de banco de investimentos.

O lucro do banco subiu para 6,77 bilhões de dólares, ou 0,82 dólar por ação, ante 5,21 bilhões, ou 0,59 dólar por papel, no mesmo período do ano anterior.

A média das estimativas de analistas apontava para lucro de 0,76 dólar por ação, de acordo com dados da Refinitiv.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

A receita líquida com juros (NII), uma métrica que mede a diferença entre os juros obtidos com empréstimos e pagos em depósitos, subiu quase 11%, para 11,41 bilhões de dólares.

Durante o ano, o Bank of America (BofA) aproveitou o boom global de operações de fusões e aquisições para registrar forte lucro, com os negócios de banco de investimento alcançando volumes recordes.

O banco também liberou 851 milhões de dólares de suas provisões para perdas relacionadas à pandemia que não se materializaram.

As ações do BofA subiam quase 2% no pré-mercado em Nova York.

A recuperação dos gastos do consumidor com cartões de crédito e débito e um forte desempenho nos negócios de trading e consultoria também ajudaram a impulsionar o lucro do banco.

Publicidade

Depois de enfrentar uma erosão constante na receita com crédito devido a taxas de juros baixíssimas, os bancos dos Estados Unidos devem ver parte dessa pressão aliviar, já que o Federal Reserve indica aumento nas taxas ainda neste ano.

O BofA, segundo maior banco dos EUA em ativos, deve ser um dos maiores beneficiários desse movimento, dada sua grande carteira de empréstimos e depósitos, bem como enorme exposição a títulos hipotecários sensíveis aos juros, em comparação com seus pares de Wall Street.