Educação Financeira

Ex-BBB Camilla de Lucas diz que nunca gasta mais do que ganha

Em entrevista exclusiva, a ex-BBB e influencer digital contou que o seu hábito de economizar veio de casa

Ex-BBB Camilla de Lucas diz que nunca gasta mais do que ganha
A ex-BBB usa o seu prêmio do reality show como reserva financeira (Foto: Camilla De Lucas)
  • O hábito de Camilla de Lucas em não gastar mais do que ganha veio do pai que sempre teve uma relação responsável com o dinheiro
  • Graças a essa postura, ela contou ao E-Investidor que conseguiu materializar os seus sonhos, como a compra da casa própria, sem prejudicar o seu futuro

Em janeiro de 2022, oito meses após encerrar a sua participação no BBB21, a influenciadora digital  Camilla De Lucas anunciou nas redes sociais a conquista da casa própria. Mas além da realização do sonho, a blogueira com 10,6 milhões de seguidores revelou na publicação que tem uma relação responsável com as próprias finanças.

A postura não veio depois do aumento da sua visibilidade na internet. Pelo contrário, o hábito de economizar e se preocupar com o futuro vem de família. Na infância, De Lucas era orientada pelo pai a nunca gastar mais do que ganha, o que se tornou uma regra na sua vida.

“Quando criança, meu avô dava moedinhas para mim e eu sempre guardava para comprar algo de maior valor depois”, afirmou a influenciadora digital em entrevista exclusiva ao E-Investidor. “Eu cresci com essa mentalidade”, acrescentou.

Publicidade

Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

O ato de poupar lhe permitiu dar passos mais firmes em direção ao mundo dos investimentos. Com o maior engajamento na internet, a blogueira ganhou mais patrocinadores e, por consequência, a renda cresceu à medida que o seu trabalho ganhava relevância entre os internautas.

Mas o aumento do poder de compra não tirou o foco da influenciadora digital na busca dos seus objetivos financeiros. Pelo contrário, De Lucas encontrou oportunidades de aumentar a sua reserva financeira para alcançar os seus sonhos sem prejudicar o seu futuro. “Tudo que eu faço é com muita cautela. É um sonho por vez. Tenho meus pés muito firmes no chão e sei que, por meio do meu trabalho, poupando e investindo, tudo isso poderá ser possível”, destacou.

Ao E-Investidor, Camilla De Lucas falou ainda sobre como a passagem pelo Big Brother Brasil (BBB) pode ajudar os novos participantes e ganhadores a ter recursos financeiros para investir e conquistar os seus sonhos. Confira a entrevista completa:

E-Investidor: No fim de janeiro, você anunciou nas redes sociais que conseguiu comprar a sua primeira casa. Pela publicação, a aquisição representou uma grande conquista. Além disso, ressaltou que abriu mão de ter uma vida luxuosa para garantir o futuro. O que lhe motivou a adotar essa postura?

Eu sempre fui muito organizada financeiramente. Quando criança, meu avô dava moedinhas pra mim e eu sempre guardava para comprar algo de maior valor depois. Tenho o exemplo do meu pai, que sempre cuidou muito do dinheiro dele. Ele sabia o que podia ou não podia gastar e sempre conversava comigo e com meu irmão sobre isso. Então, cresci com essa mentalidade.

Publicidade

Em 2017, comecei a criar conteúdos na internet, mas sem a dimensão que poderia ganhar dinheiro com aquilo, até que grandes marcas foram me notando. Quando eu tive total certeza (do quanto poderia ganhar) saí do meu emprego em uma imobiliária e foquei 100% na internet. Em 2020, essa chave virou completamente e eu fui tendo cada vez mais oportunidades e uma condição financeira melhor também, mas sempre com o pensamento de fazer uma reserva para realizar os meus sonhos, como a compra da casa, e os da minha família.

Além da casa própria, há outros objetivos financeiros que você trabalha para alcançar? 

Depois de sair do BBB, eu trabalhei bastante, com muito afinco para realizar o sonho de ter a casa própria. Sinto que pouco a pouco estou atingindo esses objetivos financeiros, como presentear meu pai e meu irmão com um carro e reformar a casa da minha mãe, que ela tanto ama. Mas ainda há muitos sonhos.

Com a casa, eu e meu noivo queremos construir uma família. Então, pensamos no casamento dos nossos sonhos, no carro dos nossos sonhos, na viagem, enfim. Tudo que eu faço é com muita cautela. É um sonho por vez. Tenho meus pés muito firmes no chão e sei que, por meio do meu trabalho, poupando e investindo, tudo isso poderá ser possível.

Você também afirmou que faz investimentos e que possui reservas para ter uma vida tranquila no futuro. Quais são seus principais investimentos?

É verdade. Eu cursei até o quinto período de contabilidade. Então, é algo que eu gosto muito. Hoje, eu tenho alguns investimentos. Além da casa, invisto em renda fixa e em criptomoedas.

Publicidade

Quando começou a investir?

A partir do momento em que eu passei a ganhar o suficiente para pagar as contas de casa e sobrar dinheiro. Foi aí que eu vi que seria confortável começar a investir. Então, mesmo sendo uma pessoa que sempre cuidou bem do próprio dinheiro, foi somente quando consolidei o meu trabalho na internet que entrei de vez para o mundo dos investimentos.

Acha que os influencers digitais sofrem uma pressão do público para ter um padrão de vida elevado? Como você se blinda dessa “cobrança”?

Com a popularização das redes sociais, a forma com que as pessoas consomem e se comportam se transformou e, consequentemente, hoje muitas pessoas enxergam nos influenciadores um padrão de vida a ser seguido. No meu caso, eu sou muito transparente com o meu público. Comecei fazendo vídeos simples, mostrando a minha vida, sem maquiagens e acho que esse é um dos grandes motivos de eu ter fidelizado esse público. Acho importante compartilhar os perrengues e as vitórias, para que vejam que também sou uma pessoa de carne e osso, que erra e que acerta.

As pessoas que trabalham com a internet costumam ter um controle financeiro ou gastam além do que ganham para manter um ‘status social’?

Publicidade

Acho muito difícil falar pelos outros. No meu caso, é uma regra: nunca gastar mais do que se ganha e nunca comprar algo que não poderei pagar. Tanto que optei por morar em um apartamento menor e mais barato para juntar dinheiro e comprar a minha casa. Mas entendo que há pessoas que têm objetivos de vida diferentes do meu.

Na edição do BBB de 2021, você ficou em segundo lugar e levou para casa cerca de R$ 150 mil. O prêmio ajudou a impulsionar os seus investimentos?

Deixo ele como uma reserva financeira. Ele segue rendendo em fundos imobiliários.

O que você recomenda aos influencers digitais que estão iniciando neste mercado?

Acho que para tudo que fazemos na vida é importante estudar, saber cada passo que estamos tomando, seja na carreira ou nos investimentos. Cada atitude que tomamos pode reverberar de maneira positiva ou negativa. Por isso, acredito ser muito importante fazer tudo com muita consciência e com a orientação correta para ter sucesso no curto, médio e no longo prazo.

O que você diria para os novos ganhadores do BBB sobre como aproveitar da melhor forma o prêmio em dinheiro?

Publicidade

Com o poder que a internet possui hoje, acredito que a trajetória do participante dentro do programa é o que vai proporcionar oportunidades para lucrar aqui fora. Mas, para os novos ganhadores, minha dica é que eles realizassem algum investimento. É claro que sempre temos aquela vontade de realizar algum sonho, como quitar as dívidas ou comprar uma casa, mas acho importante pensar com calma todas as possibilidades porque, ao realizar um investimento seguro, é possível fazer esse dinheiro render o dobro ou até mais.

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos