• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Direto da Faria Lima
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Direto da Faria Lima
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
  • Newsletter
  • Guias Gratuitos
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Tempo Real

Campos Neto: Sem choques, é possível colocar inflação na meta em 2022

"É perfeitamente possível fazer o trabalho, a menos que outros choques aconteçam", disse o presidente do BC

Por Reuters

15/10/2021 | 16:00 Atualização: 15/10/2021 | 15:45

Roberto Campos Neto, presidente do Banco Central. Foto: Gabriela Biló/Estadão
Roberto Campos Neto, presidente do Banco Central. Foto: Gabriela Biló/Estadão

O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, afirmou nesta sexta-feira (15) ser perfeitamente possível colocar a inflação na meta em 2022, reiterando que a autoridade monetária fará o que for necessário para tanto.

Leia mais:
  • Criptomoedas: como lucrar com uma Oferta Inicial de Moedas
  • CVM alerta sobre site que promete ganhos “sem se preocupar com riscos”
Newsletter

Não perca as nossas newsletters!

Selecione a(s) news(s) que deseja receber:

Estou de acordo com a Política de Privacidade do Estadão, com a Política de Privacidade da Ágora e com os Termos de Uso.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

“É perfeitamente possível fazer o trabalho, a menos que outros choques aconteçam, com esse ritmo que estamos mantendo”, disse ele, em evento online promovido pelo banco Goldman Sachs.

“É importante enfatizar que nossa meta é 2022 e faremos o que for preciso para colocar a inflação na meta nesse horizonte”, acrescentou.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

O BC tem dado indicações de que prosseguirá com o ritmo de alta de 1 ponto nos juros em sua próxima reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), que acontece no fim deste mês. Desde março, quando iniciou o ciclo de aperto, o BC já subiu a Selic em 4,25 pontos, ao patamar atual de 6,25% ao ano.

A sinalização da autoridade monetária é de que será necessário levar a taxa de juros para patamar “significativamente contracionista” — que atua no sentido de desaquecer a economia — para domar as persistentes pressões inflacionárias.

Segundo Campos Neto, a manutenção do ritmo de subida nos juros dá ao BC tempo para analisar o cenário em meio a incertezas que se colocam à frente.

“Vemos que o melhor jeito de atuar é manter o ritmo, entendendo que a (taxa) terminal é o mais importante e o tempo que ganhamos é muito valioso para conseguirmos decifrar as informações no curto prazo e também para entendermos como essa transmissão está acontecendo na curva de juros e como as expectativas estão se comportando”, disse.

Publicidade

Em Washington para participar de reuniões do FMI (Fundo Monetário Internacional), Campos Neto afirmou ter observado, a partir desses encontros, que há questionamento global sobre o que está acontecendo com a demanda por bens, por que está havendo esse deslocamento de maior procura por esses produtos e o quanto disso é apenas uma consequência dos recursos que ficaram disponíveis a partir de programas de transferência de renda.

O quanto houve de mudança estrutural e o quão persistente é esse movimento relacionado a bens são fatores que devem ter implicações para a normalização da política monetária, em termos globais, afirmou ele.

Segundo Campos Neto, o crescimento da China também é outro tópico que está sendo abordado nas conversas, especialmente quanto ao impacto para economias emergentes de uma desaceleração econômica do gigante asiático.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
O que este conteúdo fez por você?

Informe seu e-mail

Tudo Sobre
  • Banco Central
  • Conteúdo E-Investidor
  • Inflação
  • Roberto Campos Neto
Cotações
23/11/2025 19h08 (delay 15min)
Câmbio
23/11/2025 19h08 (delay 15min)

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    Hapvida vive inferno astral após ação derreter e gestora reduzir posição; veja o que esperar

  • 2

    Reação em cascata da liquidação do Banco Master atinge fundo imobiliário BGR B32 (BGRB11)

  • 3

    Como funciona o novo programa habitacional do governo para a classe média, e quando é mais vantajoso que outras opções?

  • 4

    Qual é o melhor sistema de financiamento para você investir em imóveis?

  • 5

    Nova sala VIP em Congonhas investe R$ 38 milhões para oferecer experiências a executivos e passageiros com filhos

Publicidade

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o Mega da Virada 2025: por que o prêmio chegou a valor quase bilionário?
Logo E-Investidor
Mega da Virada 2025: por que o prêmio chegou a valor quase bilionário?
Imagem principal sobre o Ainda vale investir durante a aposentadoria?
Logo E-Investidor
Ainda vale investir durante a aposentadoria?
Imagem principal sobre o Loteria Federal mudou de horário! Veja quando sai os bilhetes
Logo E-Investidor
Loteria Federal mudou de horário! Veja quando sai os bilhetes
Imagem principal sobre o FGTS: veja documentos necessários para fazer saque em Rio Bonito do Iguaçu
Logo E-Investidor
FGTS: veja documentos necessários para fazer saque em Rio Bonito do Iguaçu
Imagem principal sobre o Resultado da Quina: HORÁRIO DO SORTEIO ALTERADO; veja quando saem números hoje (21)
Logo E-Investidor
Resultado da Quina: HORÁRIO DO SORTEIO ALTERADO; veja quando saem números hoje (21)
Imagem principal sobre o Rio Bonito do Iguaçu: até quando moradores podem solicitar saque do FGTS? Veja prazo
Logo E-Investidor
Rio Bonito do Iguaçu: até quando moradores podem solicitar saque do FGTS? Veja prazo
Imagem principal sobre o Plano de economia familiar: como categorizar gastos?
Logo E-Investidor
Plano de economia familiar: como categorizar gastos?
Imagem principal sobre o Cuidadores de idosos podem receber auxílio de governo estadual; veja valor
Logo E-Investidor
Cuidadores de idosos podem receber auxílio de governo estadual; veja valor
Últimas: Tempo Real
Calendário econômico da semana: prévia da inflação e relatório do Fed ficam no radar dos investidores; veja o que acompanhar
Tempo Real
Calendário econômico da semana: prévia da inflação e relatório do Fed ficam no radar dos investidores; veja o que acompanhar

Semana reúne dados importantes de Europa, Estados Unidos, China, Japão e Brasil, incluindo inflação ao produtor, confiança, atividade e discursos de bancos centrais

22/11/2025 | 17h00 | Por Isabela Ortiz
Dividendos da semana: Isa Energia (ISAE3), Taesa (TAEE11) e CPFL (CPFE3) pagam acionistas; veja calendário completo
Tempo Real
Dividendos da semana: Isa Energia (ISAE3), Taesa (TAEE11) e CPFL (CPFE3) pagam acionistas; veja calendário completo

Mais de duas dezenas de companhias, de energia a varejo, realizam pagamentos de dividendos, JCP e amortizações no fim do mês

22/11/2025 | 17h00 | Por Isabela Ortiz
Bitcoin derrete e encosta em mínima de sete meses com investidores de olho nos próximos passos do Fed
Tempo Real
Bitcoin derrete e encosta em mínima de sete meses com investidores de olho nos próximos passos do Fed

Criptoativos ampliam perdas com pressão vendedora, temores regulatórios e alerta para menor liquidez antes do feriado nos EUA

21/11/2025 | 18h21 | Por Larissa Bernardes
Com o fantasma dos juros à solta, CVC (CVCB3) afunda 7% e Totvs (TOTS3) perde 6,6%
Tempo Real
Com o fantasma dos juros à solta, CVC (CVCB3) afunda 7% e Totvs (TOTS3) perde 6,6%

Com turbulência externa, Embraer (EMBJ3), Brava Energia (BRAV3), Vamos (VAMO3) e Minerva (BEEF3) engrossam a lista de quedas em um pregão de aversão ao risco

21/11/2025 | 18h13 | Por Igor Markevich

X

Publicidade

Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2025 Grupo Estado

notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador