Últimas notícias

China manterá acomodação para dar suporte à recuperação econômica

YI Gang, dirigente do BC chinês, em entrevista à estatal CGTN, falou sobre a sustentabilidade das empresas

China manterá acomodação para dar suporte à recuperação econômica
Sede do Banco do Povo da China, em Pequim 04/04/2020 REUTERS/Carlos Garcia Rawlins

Por Gabriel Caldeira – O Banco do Povo da China (PBoC, na sigla em inglês) seguirá com uma política monetária acomodatícia, de forma a apoiar a recuperação econômica do país em um “sentido agregado”, afirmou o dirigente do BC chinês YI Gang, em entrevista à emissora estatal CGTN.

De acordo com Gang, a perspectiva inflacionária da China está “estável” e os juros, considerando o atual nível dos preços, “bem baixos”. Na sua avaliação, os mercados de ações e renda fixa na China estão “funcionando bem”.

Durante a entrevista, Gang ainda enfatizou pressões sobre o crescimento econômico este ano, por conta de “choques externos” e o surto de covid-19 local.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Além de apoiar a economia, o PBoC mira na transição climática e tem como prioridade ajudar empresas de pequeno e médio porte a se tornarem mais sustentáveis, ressaltou Gang.

De acordo com ele, os “empréstimos verdes excepcionais” feitos pelo PBoC excederam 18 trilhões de yuans em março deste ano, enquanto os “títulos verdes excepcionais” alcançaram 1,3 trilhão de yuans.