Últimas notícias

Citi eleva projeção de aumento da Selic no Copom de amanhã para 1,5%

Em relatório, o banco cita os danos à credibilidade do teto de gastos como âncora fiscal como vetor da revisão

Citi eleva projeção de aumento da Selic no Copom de amanhã para 1,5%
(FOTO:Reuters/Bobby Yip)

O Citi elevou a projeção de aumento da taxa Selic na decisão do Comitê de Política Monetária (Copom) de amanhã, de 1 ponto porcentual para 1,5 ponto porcentual, a 7,75%. Em relatório, o banco cita os danos à credibilidade do teto de gastos como âncora fiscal como vetor da revisão.

“A política fiscal mais frouxa do que o previsto empurra o Copom em direção a movimentos mais agressivos para conter uma demanda doméstica mais forte, uma moeda provavelmente mais fraca e uma taxa de juros real de equilíbrio potencialmente mais alta”, diz o relatório do banco, que cita o risco de desancoragem das expectativas de inflação.

O Citi prevê um outro aumento de 1,5 ponto porcentual da Selic em dezembro, a 9,25% no fim do ano. Assim, o banco também elevou a estimativa para a taxa de juros terminal, de 9,0% para 11,0%, a ser atingida em março de 2022.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Cinco dias depois de aumentar a sua projeção de Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de 2021, o Citi revisou novamente as estimativas, de 9,0% para 9,5%, devido a pressões de curto prazo de alimentos e gasolina. A deterioração do quadro fiscal, no entanto, pode manter o real em nível depreciado e elevar as estimativas, alerta o banco. Para 2022, a projeção foi mantida em 4,3%.

O banco manteve as suas projeções de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro em 2021 (5,1%) e 2022 (1,5%), mas nota que há riscos no cenário. “A depender da extensão da recente expansão fiscal e da provável reação mais agressiva da política monetária, os riscos para baixo estão claramente crescendo significativamente na perspectiva de atividade de 2022”, nota o banco.