Últimas notícias

Fed: aperto pode reduzir crescimento, mas é vital para inflação à meta

Segundo os investidores consultados, as condições financeiras melhoraram modestamente

Fed: aperto pode reduzir crescimento, mas é vital para inflação à meta
Fachada do Federal Reserve, em Washington Foto: REUTERS/Jonathan Ernst

(Letícia Simionato e Gabriel Bueno da Costa, Estadão Conteúdo) – Os dirigentes do Federal Reserve (Fed, o banco central americano) acreditam que o aperto monetário pode reduzir o ritmo de crescimento, mas consideram ser “crucial” levar a inflação à meta de 2%. A avaliação está na ata da reunião de política monetária mais recente do da instituição, publicada há pouco.

De acordo com o documento, os dirigentes concordaram que os indicadores recentes de gastos e produção haviam abrandado. “No que diz respeito à atividade econômica atual, os membros observaram que os gastos do consumidor, a atividade habitacional, o investimento empresarial e a produção industrial desaceleraram em relação às robustas taxas de crescimento observadas em 2021”, diz o texto.

No entanto, os dirigentes, em geral, julgaram que a maior parte dos efeitos sobre a atividade real ainda não havia sido sentida, devido a defasagens associadas à transmissão da política monetária, e que, embora uma moderação no crescimento econômico devesse apoiar o retorno da inflação a 2%, os efeitos da política monetária os preços ao consumidor ainda não eram aparentes nos dados.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Entre os participantes do mercado, a opinião é que os mercados financeiros durante o período entre as reuniões refletiram uma elevada incerteza sobre as perspectivas. “A maioria dos participantes do mercado pareceu ver uma moderação da inflação e um crescimento econômico mais lento, mas ainda positivo, como o cenário mais provável”, traz o documento.

Além disso, segundo os investidores consultados, as condições financeiras melhoraram modestamente ao longo do período, mas permaneceram substancialmente mais apertadas do que no início do ano.